quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lá na Gávea fica!


Lá na Gávea fica!

Saudações, car@s butequeir@s rubro-negr@s. Desejo um 2012 maravilhoso a tod@s, repleto de conquistas, realizações e saúde. Depois de um período de férias, retorno com as baterias carregadas. A pré-temporada é sempre um período chatíssimo, sem bola rolando e em que os meios de comunicação exercitam toda a sua capacidade de produzir boatos, gerar especulações e assim garantir o mínimo de audiência. Mas a vida da imprensa sensacionalista nunca esteve tão fácil, pois a diretoria do maior clube do país, com seu incrível exército de Brancaleone, produz um fato patético por dia.

O time terminou o ano de 2011 capengando, apresentando muitas fragilidades e demonstrando necessidade de reforços. Mas, ao contrário do que todo rubro-negro esperava, o time ao invés de ser reforçado, terminou e começou o ano sendo desfalcado. O time que já era fraco e deficiente, agora é um arremedo, cheio de carências, com jogadores envelhecidos, com um técnico cada dia mais teimoso e defasado e com uma diretoria incapaz de tomar uma só atitude acertada.

Pra mim, sem sombra de dúvidas, o pior desfalque do Flamengo para 2012, foi a renovação do contrato do Renato Abreu. No final do ano passado, com a renovação do contrato do Renato, foi definido que vamos passar o ano todo de 2012 jogando desfalcados, com apenas 10 jogadores em campo. Deve ser uma atitude política do Luxemburgo, uma forma de defesa da idéia de que o futebol deve ter o número de jogadores reduzido para 10, para que os espaços aumentem.

Não contentes com isso, os trapalhões do Flamengo entraram em ação, e o show de horrores começou a ser encenado na Gávea e exibido diariamente pela imprensa. E nós, na platéia, assistimos a tudo boquiabertos, como quem que não quer acreditar no que está vendo.

Propostas que são ridicularizadas pelos receptores tornaram-se banais na Gávea. Os russos devem estar rindo até agora e os árabes tiveram até dor de barriga de tanto rir. O pior de tudo é que não contentes em fazerem um papel ridículo, os tais dirigentes do Flamengo ainda deixam tudo vazar para a imprensa e, por tabela, também nos expõem ao ridículo.

Falam em cifras milionários para dar de entrada em contratações, enquanto o elenco tem um monte de dívidas a receber. Não conseguem contratar nenhum dos grandes nomes ventilados pela imprensa e nos brindam com Magal e Itamar. No dia em que o boato do Zé Love começou a circular na imprensa, fui dormir rindo compulsivamente, meio abobado pelo duro golpe recebido.

Assumem compromissos com os jogadores, não cumprem, e depois têm a cara-de-pau de ir à imprensa dizer que os jogadores são marqueteiros. Todo dirigente no Flamengo tem carta branca para falar asneiras na imprensa. Tem o financeiro, tem o de futebol, tem o jurídico, cada um cuida mal de alguma coisa. A presidenta parece não existir e, depois de tudo já cagado, aparece na imprensa para dizer que o clube tem comando. Essa sim é uma atitude marqueteira.

Chamar o Flamengo atual de casa da mãe Joana seria uma ofensa à mãe Joana. De puteiro ou zona, seria uma injustiça com as profissionais do sexo. O caos no Flamengo é de tal ordem que não lembro de nenhum precedente. Seria cômico se não fosse trágico. Os casos Love, Thiago Neves e Ronaldinho são vergonhosos. Erros primários de abordagem, negociação e comportamento são intrínsecos às ações dos nossos tais dirigentes. O pior é que temos uma pré-libertadores pela frente e se passarmos, estaremos, simplesmente, no que considero o grupo mais difícil da Libertadores de 2012.

O ano rubro-negro de 2012, por incrível que possa parecer, e superando as minhas expectativas negativas, começa pior do que terminou 2011. O Flamengo hoje tem um time fraco, é humilhado na imprensa, ridicularizado nos bastidores do futebol e parece enfrentar uma grave crise financeira. Terminei o ano passado acreditando na tese do Tiririca, de que “pior que tá não fica”. Mas hoje, sou obrigado a contrariar o hilário palhaço e dizer que fica sim, basta ver o que acontece na Gávea.