sábado, 17 de setembro de 2011

Balanço e Projeções


Até onde este elenco pode chegar? Desde o ano passado o Técnico Vanderlei Luxemburgo dizia que iria montar um Flamengo campeão brasileiro em 2011. É perceptível, desde o inicio do ano um erro na montagem do time principal, não do elenco como um todo. O elenco que temos no Flamengo é bom e pode sim lutar pelo título, que está muito difícil. Na minha visão a equipe titular não é forte o suficiente, tem defeitos visíveis, poucos foram reparados. Um zagueiro titular, um lateral-esquerdo, um meia e um atacante. Após se verificou a falta ainda outro zagueiro e um centroavante. O zagueiro trazido foi o Alex Silva, o lateral o Jr. César, o meia o Thiago Neves e o atacante Ronaldinho Gaúcho.

Ao longo da temporada vimos que não foi suficiente. Dentre as contratações Alex Silva e Jr. César chegaram já com o brasileiro começado, Ronaldinho e Thiago Neves invertem seus papéis dentro do campo (pode-se contestar essa afirmação, é apenas uma visão), Botinelli chegou para ser o meia (outro), uma aposta do Luxa que ainda não deu certo. Levando em consideração que os “pratas da casa” não são utilizados como deveriam, poucas mudanças ocorrerão. Com o fato precisarmos de peças mais qualificadas, um centroavante, que demorou, mas veio. Veio Jael que é útil, mas definitivamente não é o que necessitamos, um 9. Mesmo com as decepções em termos de montagem do time e do elenco, acho que ficaremos no minimo no grupo classificado para a taça libertadores. Para o ano que vem vou projetar o elenco que jogaria a temporada 2012, como eu faria se tivesse lá:

Para o gol Felipe, Marcelo Lomba e César (ou empréstimo do César), para a zaga teríamos Alex Silva, Wellington (chance de começar a temporada do zero, se não der certo empréstimo ou venda), David Brás (o mesmo que o anterior) e Frauches e seria preciso a contratação um zagueiro para ser titular. Nas laterais teríamos a volta de empréstimo do Egídio (joga um bom brasileiro) e Jr. César na esquerda e na direita Galhardo e Fierro (de lateral definitivamente) e/ou a contratação de um lateral que possa ser titular. Caso não funcione o empréstimo do Galhardo seria uma boa.

Dentre os volantes, sem contratações, permaneceriam Maldonado, Airton, Willians, Luiz Antônio, Léo Moura e Muralha esses vão disputar posição ali. Não sei se seria uma boa a renovação do contrato do Renato Abreu (acaba no fim deste ano) ele é util, não titular absoluto, e é preciso renovar o elenco e com o Léo moura por ali (tem um contrato mais longo) não dá para mantê-los, ou um, ou outro. Caso se concretize uma venda do Willians, seria urgente a renovação do Airton. Na posição emprestaria o Lorran.

Para o setor de criação Ronaldinho, Thiago Neves (compra definitiva), Bottinelli (adaptado, espero) Adrian e a contratação de um bom meia, para ser titular ou até para compor elenco desde que se contrate dois ou três atacantes. No ataque Jael (não confio, mas para compor elenco serve e ainda tem contrato longo, dois anos) e Negueba, Contratação de três atacantes ou dois atacantes e a manutenção do Diego Maurício. Se faz necessária a dispensa do Deivid, emprestaria também Diego Maurício (explicado acima), Thomaz e o Rafinha.

Os empréstimos são importantes para a molecada ganhar experiência em clubes que disputam a primeira ou segunda divisão no campeonato brasileiro ou clube do exterior. O elenco ficaria mais qualificado e equilibrado. Seriam dois bons goleiros, dois zagueiros que podem ser titulares e reservas rodados, seis volantes sem a necessidade de buscar em outro clube, dois laterais com espelho, cinco meias (desses dois ou três titulares e outros dois reservas em condições), três ou quatro atacantes que possam ser titulares.

Teríamos então, 21 jogadores em condições de disputar vagas na equipe com opções de formações e variações, um time que mesmo com contusões e suspensões não nos deixaria na mão. Além do que com peças de reposição como Adrian, Negueba, Muralha. Isso demonstraria uma boa base, mas repito hoje não temos um time titular forte e “rotatividade” no elenco. Com o elenco atual dá para vencer jogos, não há elencos no Brasil tão superiores. É só encaixar, acabar com essa cultura do titularíssimo que não pode ficar no banco alguns jogos.

Você pode se perguntar: esse cara é maluco? Uma hora diz uma coisa e noutra diz o contrário. Numa hora diz que o time titular não é forte e em outra defende a rotatividade. É simples, são coisas complementares para quem quer vencer a todos os campeonatos que disputa. A rotatividade é comum na Europa e agora temos poder para investirmos sob esta mesma realidade. Com elencos fortalecidos e atletas que joguem menos partidas o time estaria menos suscetível as derrotas, não estando a mercê de contusões e suspensões com as substituições tendo mais frequência e naturalidade. As contratações devem ser iniciadas e concluídas em Dezembro, para uma pré-temporada bem feita.

Pensando na frente os ajustes viriam em forma de barca! Entre os “barca certa” (Fernando, Renato Abreu, Gustavo, Deivid) e empréstimos (Diego Maurício, Rafinha, Lorran, Thomaz, César), dez jogadores. Pode-se até dispensar/emprestar mais gente, desde que se contrate jogadores de qualidade maior, o perigo é começar um ano de libertadores quase do zero (não seria de todo ruim). Outros nomes poderiam pintar nestas listas, mas dependendo da formatação do próximo elenco (Jael, Botinelli, Wellington, Galhardo, Fierro, Luiz Antônio).

E ainda temos Ronaldo Angelim (obrigado por tudo) que para mim é um caso a parte, não manteria no elenco, nem dispensaria. Como ele é o maior Ronaldo da História do Flamengo, títulos desde 2005, convenceria a ele a ser membro da comissão técnica do clube, com planos para sua carreira dentro do Flamengo. Daria inicialmente o cargo de treinador de zagueiros da base e dos profissionais, depois assistente técnico e logo após treinador da base do infantil até os juniores, um plano de carreira, para um cara que sempre respeitou e honrou a instituição e a nós torcedores, com sua honestidade e clareza das situações dentro do campo por piores que elas fossem.

No grupo das contratações viriam seis ou sete jogadores e com pelo menos um ou dois craques ou contratações incontestáveis. Sugeriria Rafael Tolói do Goiás e/ou Manoel do Atlético-PR para a zaga, Mario Fernandes do Grêmio para a lateral-direita (nosso maior poder aquisitivo permite), Kaká do Real Madrid (aposta de impacto) ou Douglas do Grêmio e Rafinha ou Davi do Coritiba para o Meio, Osvaldo do Ceará e mais um que pode ser de fora (agora não tenho o nome, pode ser sul-americano ou brasileiro na Europa), o de minha preferência seria Nilmar do Villareal, mas é muito caro (o time espanhol declinou de uma proposta do Roma da Itália, 18 milhões de Euros), pode ser Grafite, do Wolfsburg. Estas operações serão importantes já que em 2012 vai se comemorar o centenário do futebol do Flamengo.