terça-feira, 16 de agosto de 2011

Boa noite Invictus! Até que ontem, para quem jogou fora de casa contra um time considerado complicado, enquanto os rivais jogaram em casa contra “molezinhas”, a coisa não ficou de todo ruim. Chato é chegar, abrir 2 gols de vantagem, para depois ceder o empate. Mas nada que incomode o Mengão Doutrinador do BR2011.

Aliás é sobre essa excelente fase que eu quero falar, como muito já foi dito a respeito do Marketing (???) do Flamengo gostaria de explorar o tema sobre uma ótica que parece estar passando despercebida pela atual administração: a necessária internacionalização da marca rubro-negra; aliás, o Emerson Gonçalves falou um pouco disso, mais especificadamente sobre os últimos ”negócios da China”:

http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2011/08/04/a-oportunidade-chinesa/

Contudo, antes de criar a expectativa de que o Flamengo conseguirá efetuar movimentos de tamanha magnitude, eu chamo atenção para outras ações, menores, mais simples, mas que talvez sejam capazes de gerar um efeito similar (positivo).

Gostaria de falar da forma mais barata, fácil e rápida de se ganhar capilaridade e destaque na mídia: a Internet!!! Alguns conhecidos, que inclusive entendem bem mais deste assunto do que eu, me disseram que o site do Flamengo até que melhorou muito na gestão passada (Marcio/Delair) e que, atualmente, ele tem sido uma ótima fonte de informação a cerca do Clube; entretanto, a ressalva fica por conta de tudo isso ainda estar disponível apenas em um idioma (o português).

Um dado adicional: de acordo com o site Futebol Finance (http://www.futebolfinance.com/futebol-finance-facebook-rankings-2011-julho) nosso Clube demonstra uma baixa exposição no principal site de relacionamento (facebook) o Flamengo é o segundo time com mais seguidores no Brasil e o 20o no mundo (o Corinthians é o 1o brasileiro e 18o no mundo ... Aliás, já o SPFW é o 3o brasileiro e o 24o no mundo ...).


Enfim, foi a partir disto que resolvi visitar os sites dos Clubes Top 12 do Brasil para verificar em quais idiomas estes disponibilizavam seu conteúdo, bem como em que outros aspectos se diferenciavam. Neste contexto, pude levantar algumas informações que julgo importantes, bem como efetuar um sistema de avaliação comparativa baseada em um esquema de pontuação a ser dada para cada “item” atendido pelo site (se no site constasse uma das informações - resposta Sim - ganhava 1 ponto). No quesito idioma, os sites só ganhavam ponto se disponibilizassem seu conteúdo em mais de 1 idioma. Resultado abaixo:


Mengão soma apenas 4 pontos, perdendo para todos os demais Top 12 ... E feio! O Melhor acaba por ser o Palmeiras conseguindo 13 pontos em um total possível de 13. Mas, o Destaque em quantidade de idiomas fica por conta do site do Internacional que faz jus ao nome ao ter o site disponível em 5 diferentes idiomas!

Acredito que oferecer o conteúdo do site ao menos em inglês, é o mínimo que se espera de um clube que tenha a pretensão de alcançar uma maior visibilidade internacional. E a prova disso é fácil de ser feita: basta realizar buscas por vídeos no youtube (exemplo, com o nome do Ronaldinho...); se além de um mecanismo de busca em português, for acrescido também uma palavra ou expressão inglesa (como por exemplo, “skills”, “tricks,” “freestyle”, “Hat Trick”), a quantidade de visitas multiplica umas 10 vezes em relação às referências meramente em português.

Em suma, estamos muito aquém do nosso potencial, mas acredito que com um pouco de esforço e trabalho por parte da administração do nosso querido clube poderemos facilmente colocá-lo em melhor posição. Só espero que isso seja feito num futuro próximo ...

SRN, Rafael_Mengão.