quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Jogo que solapa colunas

Rodrigo Romeiro

Caros butequeiros rubronegros, tinha preparado uma coluna para hoje e deixado dois parágrafos finais para falar do jogo de ontem. Mas obviamente ela nesse momento encontra-se toda amassada e dentro da lata do lixo. O que vimos ontem não foi apenas um jogo; foi O Jogo. Sem dúvida um dos maiores que boa parte dos viventes assistiu. Escrever sobre algo tão épico e tomado por tão violenta emoção é tarefa praticamente impossível. Não se escreve sobre a história no momento em que ela acontece. Como ontem Ronaldinho e seus parceiros fizeram história, restou-me contar como vivenciei tudo isso.

Começa o jogo, estou apreensivo, ao mesmo tempo em que acho a vitória imprescindível, acredito muito pouco nela. Mal me acomodo na poltrona e: não dá, não é possível, o Welinton tem chumbo nos pés, porque não pulou. E o Léo Moura chegando atrasado, assim vamos tomar uma sacolada. 1 a 0 para eles e começo a receber mensagens no celular.

O Mengão começa a se encontrar no jogo; volto a acreditar. O jogo está aberto, Ronaldinho está muito bem, em breve empataremos. Que passe foi esse Renato, corre Angelim, não deixa o Elano tocar, vai Felipe, vai Welinton, puta merda, é demais, com essa zaga vamos brigar para não cair. 2 a 0 e a raiva toma conta de mim.

Temo pelo pior. Tudo menos tomar uma goleada dessa molecada arrogante. Luiz Antônio faz um cruzamento perfeito e gooo.....não Deivid, não Deivid, mil vezes não!!!! Vai jogar peteca meu filho, essa até meu tio manco e cego empurraria para dentro. Com esse cone não dá, no próximo jogo o Luxemburgo tem que escalar o Jael Cruel.

Já não tenho mais paciência, só quero que essa tortura acabe logo. Pega ele Léo, faz falta Renato, vai Angelim. Putzzz, não acredito! O Renato correu para não chegar e depois dessa acho que foi sacramentada a passagem do Angelim para o panteão dos nossos grandes ex-jogadores. Mensagens no celular pipocam. Ofensas como: esse aí é o verdadeiro menguinho.

Continuo acompanhando o jogo por abnegação e porque, como todo Flamenguista que se preza, sou devoto de São Judas Tadeu. Já não tenho mais nenhuma expectativa e acumulo frustrações. Todas as minhas projeções foram por água abaixo e fico lamentando a perda do hepta. Preparo-me psicologicamente para as gozações do dia seguinte. Vai Luiz Antônio, cruza, goooolllllllll.......é Ronaldinho porra. Vai, falha na frente dele pra você ver, goleirinho de m.

Amarelo pro Welinton, com certeza ele não termina a partida. Tira ele Luxemburgo. O Luxemburgo devia ter se preocupado mais com o sistema defensivo; o time deles é muito rápido e ofensivo. Que cruzamento perfeito Léo e é goooolllllll.......Thi ago Nevesssss. Thi ago Nevesssss. 3 a 2! Estamos no jogo. O caminho é ali pela esquerda da defesa deles, o léo deles é um ex-jogador em atividade.

O Flamengo está bem na partida, basta diminuir os erros. Vai Deivid, gooo..... não creio, quando não vale ele faz. Impressionante a ruindade e a falta de sorte desse rapaz. Bela tabelinha, faz Thiago Neves, huuuuu. Vai Luiz Antônio. Não tava, não tava, o que é isso bandeirinha, está cego.

Corre Willians, toma a bola dele! O que? Pênalti? Tá louco? Não é possível, estão roubando demais o Mengão e não é de hoje. Um absurdo esse pênalti, em qualquer outro lugar do mundo o juiz não só não marcaria como daria amarelo para o cai-cai.

Pênalti roubado não entra, vai pegar, vai pegar. Pegouuuuu! Kakakakakakakaka! Foi fazer gracinha pangaré e quem tirou onda foi o Felipe. Ão, ão, ão, Felipe é seleção. Pela primeira vez na sua carreira o Lofredo faz um comentário decente: “pelo menos dessa vez o Elano acertou o gol”.

Volto a acreditar que é possível. O Mengão continua bem. Escanteio. Ronaldinho vai para a cobrança e milagre, milagre, milagreeee!!!!! Gooollllllll. Goollllllll. Deivid joga muito, tem estrela e é seleção (mentira, isso eu não pensei e muito menos disse). Fim do primeiro tempo.

Não consigo conter a euforia. Grito e canto todos os hinos rubronegros que me vem à cabeça. Penso em ligar para todos os amigos que mandaram mensagens engraçadinhas, mas lembro que comemorar antes do apito final não é prudente. É momento de esperar e eu quero é a vitória.

Não tenho dúvidas de que foi um dos maiores tempos de futebol que vi na vida. Luxemburgo tira Welinton. Ufa, menos um para nos matar do coração. Agora vai, vamos virar e entrar para a história.

O Santos volta com tudo no segundo tempo. Pega David, pega David, não pegou! Novamente ali pela direita da nossa defesa. Que avenida. Não é possível que o Luxemburgo não corrigiu isso no intervalo. O cai-cai está deitando e rolando por ali. Sai Welinton e entra David e nada muda. Ambos chegam atrasados. Novamente eles estão na frente, porém estou mais calmo e confiante.

O Mengão continua bem e o segundo tempo é menos frenético. Com calma vamos empatar novamente e depois conquistar a virada histórica. O jogo é sensacional e já estou emocionado. Não é possível, o menino estava tão bem na partida, que azar. Luiz Antônio está jogando como gente grande e depois que o Airton voltar a vaga do Renato é dele.

O que foi que ele marcou nessa cabeçada do David? Perigo de gol do Mengão, só pode ser. Essa arbitragem está muito tendenciosa.

Uhhh, quase contra, bela jogada do Thiago Neves. Isso Ronaldinho, dribla um, dribla dois e falta seu juiz, pode marcar. Amarelo no zagueiro seu juiz. Daí é quase pênalti para canhoto.

Sai da bola Ronaldinho, essa é pro Thiago neves, sai da bola, deixa de ser fominha.....goolllllllllllllll. Gênio, gênio, gênio! Brilhante! Ahh, é Ronaldinho. Ahh, é Ronaldinho. Que Neymar que nada, Ronaldinho está mostrando quem é o papai!!! Quem é que manda!!!! Empatamos novamente. Está escrito a mil anos que vamos vencer.

Neymar volta a incomodar e encontra espaços adivinhem onde: na direita da nossa defesa. Estou tenso, mas confiante. O desfecho dessa epopéia só pode ser uma vitória do Mengão. São Judas Tadeu se preparou para vencer a batalha contra todos os Santos.

Outro milagre acontece, Deivid rouba uma bola no meio-campo e toca bem para o Thiago Neves. Olha o Ronaldinho aberto na esquerda Thiago Neves, toca lá, toca lá, vai Ronaldinho, gooolllllllllllll. Goooooooollllllllllllllllll! Gooooooollllllll! Ronaldinho é monstro. Puta que pariu! Puta que pariu! Puta que pariu! Ó meu Mengão, eu gosto de você. Vamos Flamengo, vamos ser campeão, vamos Flamengo. Meeeeeennnnngoooooo! Meeennnnngooooo! Canto para diminuir a ansiedade.

Mata o jogo Thiago Neves, mata o jogo, huuuuuu! Acaba a partida e parece que nada durou mais do que um piscar de olhos. Tento ligar para os corneteiros e nenhum fdp me atende. Mando mensagem desaforada para todos. Comemoro com alguns amigos rubronegros na internet e volto a pensar na vitória e na coluna. Depois do jogo de hoje não há outra história a ser contada sobre esse Brasileirão que não seja a do nosso heptacampeonato.

Esta será uma partida eterna, um daqueles jogos que nunca terminam. O gol do Neymar, o pênalti perdido, as embaixadinhas do Felipe, a falta do Ronaldinho e o gol da virada permanecerão eternamente nas lembranças de todos que tiveram o prazer de ver O Jogo de ontem. Depois de ser testemunha ocular da história, de ir do céu ao inferno em poucos segundos, de viver em uma montanha russa de emoções, o sentimento final que prevalece é: ISSO AQUI É FLAMENGO PORRA!!!