quarta-feira, 6 de julho de 2011

Apertem os cintos, hoje tem Mengão!

Hoje é mais um dia especial para vestir o manto sagrado e consagrado seis vezes Campeão Brasileiro, afinal, tem jogão de bola no Engenhão. E para o torcedor-torcedor que vos escreve, se tem um jogão, necessariamente tem o Flamengo envolvido nele. Do contrário, não passa de mais uma simples partida de futebol.

Em uma tarde qualquer do passado, uma ingênua amiga de estudos cometeu a insanidade de me perguntar se eu gostava mais de futebol ou do Flamengo. Pergunta escalafobética, respondi para o seu aborrecimento fugaz. É óbvio que gosto mais do Mengão, pois passei a escutar e ver futebol a partir do momento em que ainda criança escolhi, com sabedoria infantil e adulta modéstia à parte, o Flamengo como o time do meu cérebro e coração. Hipoteticamente, se um dia o Flamengo acabar, acaba por tabela o velho esporte bretão pra mim. Vou escolher outros clube e esporte para torcer, talvez o time que o guru Bernardinho estiver dirigindo no volei. E a seleção brasileira como é que fica? Depende, tudo depende depois de Einstein. Se tiver jogador do Flamengo dentro dela, como titular, ganha a minha torcida. Se não tiver, vai depender dos que estão nos representando com a amarelinha. O escrete atual com Mano Menezes à frente tem a minha simpatia e votos a favor, em virtude da admiração que tenho pelo próprio treinador, sujeito equilibrado, ponderado e competente, embora ainda não tenha feito uma equipe de futebol com a cara tupiniquim e com o elenco que tem em mãos, mas creio que vai chegar nela daqui a mais alguns jogos. Açodadamente, já li e ouvi por aí a mídia informando que o gaúcho não deve chegar a 2014. Que gente apressada, my God!


Por falar em seleção, volto ao Flamengo de todos nós, que teve a liberação, da sub-20, dos jogadores Diego Maurício, Negueba e Galhardo para as duas próximas rodadas, por parte do Ney Franco, que impôs como única condição ceder os garotos apenas nos dias de jogo. Acho, no momento, a do Negueba importantíssima para a montagem de um time ofensivo, caso o Luxa queira realmente encurralar os adversários nas lonas, aproveitando as suas características nos contra-ataques, parte da salvação rubro-negra nas duas últimas partidas contra o Galo e América mineiros, uma aqui em RJ city, outra nas Minas Gerais do talentoso volante que destruía, armava e concluía em gol com perfeição: Andrade, o Hexacampeão em 2009, exemplo que deveria ser citado e mostrado em vídeos, diariamente, como um mantra, para os cabeças de área de todas as divisões do clube.

E em se tratando de ofensividade, as estatísticas do campeonato informam que o Flamengo está bem nesse quesito em que, ao lado do Internacional, são os times com maior nº de gols até então marcados, totalizando cada um 16 balançadas de redes neste Brasileirão. E nós aqui pedindo Diego Maurício como centro-avante ou a contratação de um outro atacante. Acho que precisa mesmo, mas não deixa de ser uma boa ironia.

Enquanto isso, a ira semanal da galera está voltada para o zaqueiro Weliton, sob cujas costas recaem os pesos dos últimos gols tomados pelo time, os três de forma muito semelhantes entre si. Discordo um pouco desse descarrego sobre o zaqueiro, já que o Angelim também falhou em pelo menos um daqueles gols sofridos. Mas Angelim tem história no clube, tem créditos para gastar, tem saldo amplamente positivo com a torcida, enquanto o garoto anda sobre o fio tênue da dúvida, com atuações irregulares, nitidamente ansioso e apavorado com a bola por perto de suas pernas e de sua cabeça.

Enfim, espero um jogo difícil sem influência do mando de campo, praticamente uma arena neutra, na qual o São Paulo está acostumado a atuar, porém, em sete rodadas já vi que o Flamengo tem condições de vencer qualquer um dos adversários deste Brasileirão, e tenho uma consideração óbvia de que o Santos será o rival a ser batido, mas isso é assunto para outro dia.

Pois hoje é dia de "GOL NELES MENGÃO!".

SRN!