sexta-feira, 6 de maio de 2011

Impossível Futebol Clube


Começo a escrever este texto alguns minutos depois do encerramento da partida que finalmente interrompeu a tal sequencia invicta (com 10 empates) de 26 jogos. E espero terminar ainda acreditando que para o Flamengo tudo é difícil mesmo, mas que o Flamengo pode reverter a situação, conquistando uma vitória com um marcador de dois gols de diferença.

Mas para isso acontecer, ou seja, para o Luxa conquistar a tríplice coroa, que ele andou falando, vai ser preciso lidar melhor com o “impossível”. Se não, vejamos.

É impossível um time como o Flamengo entrar em campo com um jogador como Deivid de titular. Nada justifica insistência em escalá-lo como titular, nem nada justifica demora em substituí-lo. Se eu contei certo, foram 6 erros seguidos deste jogador. Em algum outro jogo anterior eu já tinha contado o mesmo número de erros. Tudo dá errado pra esse cabra.

É impossível um técnico do gabarito do Luxa não “enxergar” o jogo antes, e demorar tanto para mudar. O Fierro entrou bem e usou a lateral para fazer bons cruzamentos. O Diego Maurício entrou, faltando, eu acho, 10 m para acabar o jogo.

É impossível um time ter sucesso contínuo se todos os principais jogadores quiserem resolver a situação sozinhos. R10 quer bater tudo, Thiago Neves quer chutar todas as bolas ao gol, todo mundo acha que vai fazer a jogada salvadora e sair como herói. Esse jogo é coletivo, precisa apurar mais o passe final. Mas precisa finalizar.

É impossível ganhar jogos se o passe pro lado ocupar mais de 50% do tempo dos nossos volantes. Em alguns momentos, nesse jogo, ficava evidente que o Renato não sabia o que fazer com a bola, enquanto mais a frente tínhamos Thiago Neves, Ronaldinho e Bottineli esperando a bola. Se houvesse uma estatística eu apostaria que o Renato tocou mais a bola para o Wellington e Angelim do que para qualquer outro jogador.

É impossível que este time se acerte de vez se não houver uma mágica entre o R10 e o Thiago Neves. São muito poucas as jogadas certas entres dois jogadores nos quais a torcida deposita tantas esperanças. O Thiago tenta finalizar sozinho e o Ronaldo erra a maior parte das jogadas. Eles se movimentam muito pelo campo, mas combinam pouco.

Por fim, é impossível ganhar um campeonato mais duro com este time que entrou em campo hoje, mesmo que reforçado pelo Léo Moura. Pessoalmente, se confirmarem o Gustavo Nome de Craque, do glorioso Boavista, um dos nosso vices, penso que esse seria o único jogador aceitável que devia vir sem necessariamente ser titular. Um lateral esquerdo ou um atacante, se for contratado, é pra pegar a vaga no time. Já tem muito jogador meia boca no elenco.

Do jogo de ontem, só me lembro de elogiar o Fierro e o Bottineli. O Pollo começou o segundo tempo tentando resolver sozinho também e perdeu duas bolas que quase viram encrenca. Mas para mim reforçam a ideia de que o Pollo é titular nesse time e o Fierro é uma boa opção.

A lamentar apenas a cera do Ceará. Deve ser por isso que eles tem a carnaúba no brasão do Estado.
SRN, e que o Luxa pense muito em como vai armar esse time para o jogo de volta, lá. Precisamos jogar mais 5 jogos nessa Copa do Brasil.