terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Um verdadeiro carnaval Rubro-Negro!

Bom dia Buteco! Estou muito empolgado com tudo que tem acontecido recentemente com o nosso Mengão. Acredito que seja o melhor início de ano do CRF em muito tempo, e não estou falando apenas dos resultados nos jogos. Muito pelo contrário, até agora já fomos muito mais vitoriosos fora das quatro linhas - apesar dos expressivos resultados do time profissional até agora, que podemos forçar uma barra e dizer que temos 100% de aproveitamento ao considerar que derrotamos todos os adversários até agora, seja no tempo normal ou nos pênaltis eliminatórios. O fato é que, quando o juiz deu o apito final, os vencedores éramos nós. Também tivemos o maravilhoso desempenho da gurizada no Copinha, trazendo um título e a maior conquista de todas: a revelação de talentos. Sim, nestes breves 53 dias de 2011 já vivemos muita coisa, dentro e fora de campo... novela Ronaldinho Gaúcho que demorou, mas acabou com final feliz para nós, brigas políticas, racha no clube dos 13, roubo da Taça das Bolinhas (alguém já abriu o B.O.?) e, finalmente, o reconhecimento oficial da CBF sobre o título de 87.

Eu considero essa uma grande vitória da diretoria. Muita gente faz questão de afirmar que não reconhece a CBF, que sabe que foi campeão não importa o que digam, etc etc etc. Muitos de nós estiveram no estádio na final desse campeonato ou, no mínimo, assistiram pela TV. Mas isso faz quase 24 anos. A imensa quantidade de torcedores que nasceu depois disso, ou que pelo menos era muito pequena para se lembrar, viveu a vida inteira aturando a torcida arco-íris desfazendo do título pela falta de reconhecimento oficial - o moral, todos sabem, é indiscutível, mesmo por parte dos que nunca admitirão isso. Mas não era o bastante. Imaginem se continuássemos sem esse reconhecimento por mais uns 15, 16 anos. Alguém realmente acredita que as gerações de torcedores que não viram o time jogar irão ter a certeza de que fomos campeões não importa o que digam? Quando forem pesquisar fatos históricos antigos, com quase 40 anos de idade, o que vão achar e o que vão pensar? Alguém aqui se lembra, sinceramente, de qualquer injustiça com o Flamengo que possa ter ocorrido uns 40 anos atrás? Se lembra, o quanto isso te importa hoje? Qual sua disposição para brigar por isso, quais são os argumentos e provas de que você dispõe para defender esse ponto de vista? Pois é amigos, essa conquista da diretoria é um golaço na preservação da história rubro-negra e na minha opinião isso tem, sim, que ser comemorado.

_ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _

Mudando um pouco de assunto, queria destacar a importância da entrada do Negueba na partida. Pela segunda vez o garoto mudou o jogo, abriu as jogadas pelas pontas e ajudou o time a crescer. Se dessa vez ele não fez um gol, ao contrário das anteriores, não importa: pouco a pouco o querido "Style Man" mostra ser uma promessa cada vez mais perto de se tornar realidade. Ainda é muito cedo, mas dando como exemplo nosso maior craque atual, lembro bem quando o Ronaldinho Gaúcho estreou na seleção e fez logo um golaço, comemorando efusiamente e mostrando o sorriso que nos acostumaríamos a ver com a amarelinha e que agora queremos (quase) enjoar com a rubro-negra. Naquele momento, assistindo o jogo pela TV, eu comentei com quem estava comigo: "pronto, esse aí se consagrou!". Torço muito pra que o Negueba logo, logo me permita falar isso novamente.

_ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _

Apesar da euforia com o quase-título da Taça Guanabara, é um jogo de altíssimo risco para nós. Jogar contra um franco-atirador que não tem nada a perder é perigoso. Temos a obrigação de vencer - e vencer bem, jogando um futebol vistoso - e precisamos estar com as barbas de molho. Apesar de ainda não sabermos escalar o time de cor e salteado, tenho convicção de que se confirmarmos o favoritismos e vencermos o Boavista no segundo turno iremos nos acostumar a um esquema mais ofensivo, mais Flamengo, e enfim sabermos a escalação sem ter que ficar na internet a todo instante.

_ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _


Não faço a menor ideia dos próximos passos da diretoria após a conquista do reconhecimento de 87, mas gostei muito da declaração da Patricia de que o trabalho está sendo feito, e em silêncio. Essa postura de seriedade longe dos holofotes, apresentando resultados, me agrada bastante e torço para que a próxima surpresa seja chegarem no Morumbi com a Polícia Federal (ou o órgão competente, seja qual for) com um mandado de busca e apreensão e que nos tragam, definitivamente, a polêmica taça para seu lugar de direito na Gávea.

_ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _

A partir de agora estarei aqui às terças-feiras. Hoje estarei fora durante o dia e com pouco acesso aos comentários da galera, mas prometo que lerei e responderei todos nos intervalos e até a noite.