sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Tese, a Antítese e a Síntese


Podem ficar tranquilos, o texto de hoje não será sobre a dialética, nem sobre os intelectuais que discutem isso. O assunto continua sendo futebol. Mas como a representação da tríade pode ser encontrada em todas as culturas milenares, achei que seria um bom título e que podia nortear o discurso.

A Tese

Poucas vezes vimos um espetáculo como o dessa quarta feira. A torcida do Flamengo, já famosa por seus shows em estádios de todo o Brasil, e pela presença constante em qualquer evento esportivo do mundo (nem que seja unzinho, tem sempre um flamenguista com o manto, não importa se o esporte é tênis, F1, volêi ou basquete), dessa vez se superou. Não apenas pelo maravilhoso mosaico de boas vindas. Nem pelo fato de ter lotado o estádio, superando o público que viu o jogo final do campeão brasileiro de 2010. Nem pelas bandeiras com o rosto do jogador... Mas fazer um jogador com a experiência de Ronaldinho se emocionar desse jeito, só a torcida do Flamengo. Que torcida é esta ? Eu sei que todos nós já nos emocionamos com a energia que vem de um estádio cheio, com o sentimento de fazer parte da nação rubro-negra. Mas estamos falando de um fora de série, que já fez chover em gramados do mundo inteiro, autor daquele gol histórico contra a Inglaterra na Copa em que foi campeão do mundo. A tese é esta : R10 será muito feliz no Flamengo, porque uma vida não está completa se o Flamengo que nasce dentro de cada um de nós não “aflorar” um dia. Ainda que venham dias difíceis, jogos sem brilho, ou mesmo uma contusão qualquer, Ronaldinho “agora é Mengão !”

A antítese

Quis o destino que no mesmo dia em que um Ronaldo vivesse uma emoção nunca sentida, um outro homônimo vivesse a segunda desclassificação na Libertadores de seu time, em menos de 12 meses. Enquanto um Ronaldo era aclamado, o outro tinha seu nome pichado nos muros do clube que o acolheu, quando todos acreditavam que seu destino seria a Gávea. Pode parecer piegas, mas o fato é que nunca desejei mal ao Fenômeno, mesmo quando ele renegou o coração e foi fazer marketing em outras paragens. Só comecei a ficar triste quando ouvi a frase de que “agora eu sou Timão”, ou coisa que o valha. Mas, como um flamengo é Flamengo até morrer, para mim foi apenas um sinal de morte antecipada. Agora, que me perdoe nossa presidente, mas não queremos mais um Ronaldo aqui não. Já temos o Angelim e o R10. Tá bom. Ele que volte como torcedor, e curta o bom período que todos nós esperamos viver daqui para a frente, com o Trio Talento em campo e uma molecada de encher os olhos se preparando para subir para os profissionais.

A síntese

Não podemos nos iludir, achando que tudo serão alegrias daqui em diante. Nosso time ainda precisa se entrosar, algumas posições ainda não estão preenchidas pelos melhores valores, e todos os times, repito TODOS OS TIMES jogam bem contra o Flamengo. Assim, em algum momento a nossa série 100% será interrompida, teremos dias em que R10 não acertará suas jogadas, nosso bravo goleiro acabará falhando, existem outros times fortes... Tudo isso faz parte do futebol. Mas a verdade é que poucas vezes estivemos tão animados. Mesmo que o Luxa não seja uma unanimidade em termos de relacionamento, é um técnico vencedor e trabalhador. Nossas estrelas estão dando declarações de humildade e de companheirismo. Temos um elenco que assusta os adversários. Temos uma nova geração de ouro, campeã estadual invicta e campeã brasileira (92 times, lembrem) na sua categoria.

Só nos resta dizer : Flamengos de todo o mundo, uni-vos, porque a nação rubronegra é maior paixão coletiva do universo !