segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Esperança!

Eram 36 do 2o tempo. Diego Mauricio se preparava pra entrar. Dado o histórico de 2011, imagino que deva ter passado pela cabeça da maioria: o Luxemburgo vai tirar o Thiago Neves. Pois ele tirou o Angelim, efetivou o Renato como lateral-esquerdo e escalou o Flamengo, mesmo que por poucos minutos, no esquema tático que quase todos os times de ponta do futebol mundial jogam hoje, o 4-3-3, variando pro 4-2-3-1.

Ficou assim:

Felipe
Léo Moura - Welinton - David - Renato
Fernando - Willians
Thiago Neves
Negueba - Ronaldinho - Diego Mauricio

Dali o Thiago Neves puxou contra-ataque e deu belíssimo lançamento pro Negueba. Quanta diferença pros passes do Willians, do Renato e do Fernando.

---------------------------------------------------------------------------------------

De ontem pra hoje fiquei pensando sobre o que escrever. Podia falar da opção tática de ontem, que poucos perceberam, com o Renato atuando defensivamente como ala, diferente do que aconteceu nas vitórias sobre Macaé e Murici. Podia falar sobre os cuidados que devemos ter com o oba-oba pro jogo contra o Boavista. Ou até sobre a atuação fantástica do Negueba que, ao entrar, modificou sozinho todo o panorama da partida ao dar velocidade a um time chato e lento. Mas prefiro me concentrar na esperança de termos um time que jogue como Flamengo. Ganhar estadual o Flamengo ganha quase todo ano, Taça Guanabara então é a especialidade da casa, mas eu quero voltar a ver o Flamengo jogando como Flamengo! Quem joga no erro do adversário é o Botafogo! Que joga pra não perder é o Botafogo! Eu quero que o Flamengo volte a ser o time que joga pra frente no embalo da sua torcida até porque, depois de décadas, temos um time pra ganhar jogando bonito, ganhar jogando bem, dando espetáculo.

Fiquei pensando, porque escalar um time tão defensivo tendo tantos bons jogadores à disposição. Como hoje estou muito bem humorado após a nossa classificação, encontrei um motivo. E falo sério. Vejam vocês, após anos e anos como protagonista o Luxemburgo há um bom tempo vem colecionando fracassos, principalmente em torneios nacionais. Ano passado, apesar do título mineiro, ele foi masacrado pela mídia devido ao péssimo trabalho feito no Atlético. Pressionado ele deixou de ser Luxemburgo pra ser Joel, pra ganhar. Será que ele está errado? Não gosto do Flamengo jogando assim, mas vale a reflexão.

Aí surge de novo a tal palavrinha mágica: Esperança. A partir de hoje, e até que ele me prove o contrário, vou dar um voto de confiança ao treinador. Se tudo correr dentro da normalidade devemos vencer domingo e aí sim teremos tempo de sobra pra colocar em campo um time completamente diferente, mais ofensivo, mais alegre, mais Flamengo. É com você, Luxemburgo!

--------------------------------------------------------------------------------------

Incrível como o Negueba enlouqueceu a defesa do Botafogo. Mais um acerto do Luxemburgo ontem na coletiva ao dizer que ele tem que jogar no ataque, aberto na ponta. Como meia, apesar da boa visão de jogo que tem, um drible fora de hora pode resultar num contra-ataque mortal pro adversário. Lá na frente a ordem deve ser sempre: vai pra cima deles, Negueba!

--------------------------------------------------------------------------------------

Ronaldinho, Thiago Neves, Bottinelli, Vander, Negueba, Deivid, Diego Mauricio, Vanderlei, Fierro, Marquinhos. Dá ou não dá pra formar um time ofensivo no Flamengo?