quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Bem - Vindo Ronaldinho Gaúcho!


Está é bom, cada jogo uma grande novidade. Esse é o Mengão que a gente conhece.

Peço licença ao Gustavo BSB para usar o seu título de boas-vindas ao Thiago Neves, com direito a gol de craque em sua estreia, prometendo manter o padrão a fim de utilizá-lo com os braços abertos no abraço ao craque gaúcho, rodado no mundo da bola, e que está ansioso para vestir, logo mais, o manto sagrado e consagrado do Flamengo, de onde certamente dará o salto de retorno à seleção brasileira. Eis o caminho, diria o mestre, o caminho das pedras cuja vitrine das boas é o Flamengo, que dá visibilidade grande aos seus escolhidos.

Mesmo estando há muito tempo fora de jogo, espero uma atuação condizente com as expectativas da torcida do Mais Querido, considerando que a maioria dos fatores envolvidos na partida de estreia do nosso gaúcho, bom de bola e de sorriso franco, justifica o sentimento: a atenção da mídia internacional, o belo estádio, a presença maciça da torcida que esgotou os ingressos para o jogo, o adversário que não deverá impor muitas dificuldades dada a sua fragilidade, a transmissão do evento para milhões de torcedores no mundo, enfim, uma série de componentes envolvidos que certamente irão motivar o novo camisa 10 do Mengão a jogar o que sabe, com a alegria que o caracteriza, o que deverá se alastrar como fogo morro acima para o restante do time.

E com o foco concentrado no Ronaldinho, quem pode também fazer a festa é outro craque transformado com e pelo manto. Nem precisava escrever Thiago Neves para dizer a quem me referia. Esse garoto é bom de bola, e sem estrelismo melhor ainda. O Flamengo teve a virtude de uní-lo ao RG, num casamento no futebol que vai dar o que falar, e quem sabe, o que chorar pelo arco-íris formado pela turma sofredora desde sempre. Que azar desses caras, o de existir justamente na Era Flamengo de viver. Agora já era, o Flamengo só acabará quando o mundo deixar de ser este mundão em que vivemos. Então, eles estarão lascados na mesma onda e que tratem de escolher o Mengão para torcer na próxima vida, se quiserem ser felizes no esporte.

Voltando ao que interessa ao mundo do futebol no dia de hoje, RG de novo, desta vez no time de maior torcida do planeta bola, ainda com um bom tempo para entrar em forma até o Brasileirão começar depois do 1º trimestre do ano e de forma idêntica para a Copa do Brasil, tendo o treinador Vanderley Luxemburgo todas as oportunidades para armar um meio de campo digno do nome, que role a bola, que lance a redonda com precisão e a trate com o carinho que merece. É o que se oferece a ele, uma escalação nada modesta tecnicamente falando, ou seja, jogadores do porte de Maldonado, Bottinelli, RG e Thiago Neves estão à disposição do nosso velho cabeça de bagre da lateral-esquerda, que se transformou num grande técnico de futebol. Excesso de craques num determinado setor do campo de jogo nunca foi problema. Problema sempre foi a falta deles ou a falta de sincronia entre eles. Vandeco sabe das coisas e vai arrumar essa meiúca, creio eu, adiantando o RG para jogar um pouco atrás do Diego Maurício, escalando o Willians para fazer o trabalho sujo que sabe ao lado do Maldonado, e para deixar à frente deles o hermano junto com o Thiago Neves. Numericamente algo do tipo 4 - 4 - 1 - 1. Nada de novo no reino das táticas, diria o consagrado teórico Carlos Alberto Parreira.

Enfim, bom jogo, galera com mais uma vitória com as cores do Mengão Campeão de TUDO, absolutamente TUDO.

SRN!
(texto de Carlos Mouta)