domingo, 9 de janeiro de 2011

O Flamengo deverá ter Ronaldinho e Thiago Neves. Mas o Flamengo terá um time de futebol?

Vou partir do princípio que o Flamengo fechará com o Ronaldinho e com Thiago Neves. Por que? No caso do Ronaldinho porque o Galliani não parece dar outra alternativa ao A$$i$ neste momento. E no do Thiago Neves simplesmente porque o jogador cismou que vai voltar e não há nenhum outro clube no páreo. Mas bastam os dois pro Flamengo ter um bom time de futebol?

A resposta é não. Com eles, o Bottinelli e o vander passamos a ter vários meias de qualidade no elenco, o que não acontecia há várias e várias temporadas. Mas ainda falta muita coisa pra termos um elenco equilibrado pra disputar todas as competições de 2011. Temos problemas nos 3 setores e não vejo tanta movimentação pra suprir estas carências. A vinda dos 2 é uma grande bola dentro da diretoria e do treinador Vanderlei Luxemburgo. Mas o Flamengo, se quiser tornar-se protagonista no futebol brasileiro este ano, tem que continuar contratando... e muito!

Zaga

Temos 4 zagueiros que não são confiáveis. Um deles, o Jean, já deveria ter sido mandado embora há muito tempo. Wellinton e David são jovens promissores, mas precisam alguém de alto nível ao seu lado pra crescerem. E por enquanto o Angelim aos 84 anos é o melhor deles, por incrível que pareça.

Aqui precisamos de 2 reforços, sendo 1 de alto nível.

Lateral-esquerda

Acho o Alvim fraco, mas o Egídio consegue ser ainda pior. Já é a 3a vez que ele volta de empréstimo sem mostrar nada que justifique uma nova aposta. Por mim pode mandar os 2 embora. Por outro lado acho que temos um jovem na base que já pode fazer parte do elenco principal, o Anderson.

Aqui eu contrataria um lateral-esquerdo mais rodado, o nome é Fábio Aurélio.

Volante

Hoje fazem parte do elenco 3 volantes: Maldonado, Willians e o inacreditável Fernando “Rincón”. Sim, quem disse que quer o Fernando jogando como Rincón foi o Luxemburgo, vai entender. Por outro lado temos na base alguns meninos bastante promissores que até já poderiam fazer parte do grupo.

Aqui falta contratar um reserva imediato pro Maldonado e um jogador pra disputar com o Willians a titularidade como 2o volante - o Muralha seria integrado definitivamente podendo crescer dentro do elenco com o passar do tempo.

* Eu até cogitaria negociar o Willians se viesse alguém muito bom pro seu lugar. Neste caso o menino assumiria a posição de reserva imediato.

Ataque

Hoje temos Deivid e Wanderley. Temos também o Diego Mauricio mas, sinceramente, não acredito que ele fique caso seja confirmada a proposta de 13 milhões de euros. Se ele sair precisamos do incrível número de 3 atacantes - claro, o Ronaldinho também poderia ser usado no ataque.

Amigos, como vocês podem ver falta muita coisa pra termos um elenco competitivo. O Luxemburgo precisa completar esse elenco agora? Não, isso pode ser feito ao longo do ano para as finais da Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Mas é bom que ele saiba que um eventual fracasso do milionário time de Ronaldinho e Thiago Neves no início do ano pode colocar o “pojetu” todo a perder. Lembra de 95, Vanderlei (ou será que era Wanderley naquela época)?

-------------

Atenção, há uma luz no fim do túnel! Dizem por aí que o Diogo não será aproveitado no Flamengo porque há um problema pessoal entre ele e o empresário do jogador, o Cláudio Guadagno. Pois vocês sabem que é o empresário do Renato Abreu?

-------------

O Flamengo tem em suas mãos uma geração de ouro, a melhor desde 1990. Curiosamente isto acontece no momento que o diretor de futebol executivo é o mesmo Luiz Veloso que destroçou a geração de Djalminha, Marcelinho e cia. De lá pra cá mais de 20 anos se passaram e surge a oportunidade da redenção. Pelo amor de Deus, Veloso, renove logo os contratos do Alex, do Marlon, do Frauches, do Anderson, do Victor Hugo, do Lorran, do Muralha, do futuro craque Adryan, do Rafinha, do Romário e do Thomaz. Negueba? Me poupem!

PS: Pra ser justo tenho gostado bastante da postura discreta do Veloso nesta nova fase profissional. Tanto ele quanto o Vanderlei tem trabalhado bem na maioria das contratações realizadas até agora. Dentro do campo é outra coisa, viu Vanderlei. Tá na hora de modernizar esse seu esquema de jogo, meu caro!