quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Critérios Para a Faxina e Contratações

Bon Giorno, Buteco! Afastadas as chances de rebaixamento e cada vez maior a probabilidade de um vexatório 16º lugar, é inevitável pensar em 2011. Quando o cenário nem parecia ser tão ruim, eu já defendia em minhas colunas e nos meus comentários aqui no Buteco a necessidade de uma ampla reformulação no elenco profissional do Flamengo; uma verdadeira faxina, enfim. Entretanto, para que algo assim seja feito, é preciso que se tenha critério, muito critério.

Ao pensar em critério para reformulação no elenco, a primeira coisa que me vem à mente são as palavras do meu amigo Patrick, lembrando as 28 (vinte e oito) contratações do Luxemburgo no Atlético/MG na temporada atual. É muita coisa. Dentre essas contratações, 4 (quatro) goleiros (!?), se bem que nós precisamos de três, né? Então, quando a mídia especulativa encontra nos especuladores profissionais e nos empresários cavadores os parceiros ideais para essa época do ano (Cleber Santana? Júnior César? Vade Retro! Cruzes!), é normal que os níveis de ansiedade e preocupação entre os torcedores subam um pouco.

A proposta da coluna de hoje, então, é discutir critérios para essa reformulação, digo, FAXINA, que entendo ser necessária no elenco do Flamengo. Pretendo ainda não fugir de nomes, indicando quem eu acho que tem que sair e quem tem que ficar, pois não é do meu feitio "pipocar" em situações como essa, rsrsrsrsrs. Vamos lá então!


1) Idade: chega de jogadores de idade avançada! Se houve um jogo em que, para mim, "a ficha caiu", foi Cruzeiro x Flamengo em Uberlândia, pelo primeiro turno. A velocidade e a forma avassaladoramente constrangedora com que o adversário nos envolveu me levou à conclusão de que não dá mais para jogadores de idade mais avançada, com a exceção daqueles absolutamente fora-de-série, extraordinários. A derrocada do Petkovic esse ano foi outro fator que contribuiu bastante para essa conclusão. Então, e sei que é um posicionamento polêmico, eu não contrataria, por exemplo, o zagueiro Juan, embora seja um jogador que esteja em meu coração, porque acho que é um zagueiro que teria dificuldades, pelo porte físico e pela idade avançada, de a médio prazo sustentar uma performance de alto nível.

2) Comportamento extra-campo: amigos, há momentos na vida em que é preciso tomar decisões difíceis. O Flamengo precisa de um choque de credibilidade e não conseguirá fazê-lo com jogadores baladeiros em seu elenco. Esses atletas, principalmente quando são os mais famosos e de maiores salários do elenco, levam o resto dos jogadores para a farra e para ambientes inadequados e as consequências deletérias são vistas em campo. O pior de tudo é a influência nos mais jovens, que se perdem em sua formação e não avançam na profissão, tornando-se investimentos vazios. Não estou pregando a contratação de mórmons, mas atletas como Fábio Luciano, Júnior, Sávio, Zico mostram que basta ser um pouco mais seletivo para ter um elenco forte, com jogadores de bom nível, craques ou mesmo gênios, conforme o exemplo dado. No more Chatuba Gate! Por isso, amigos, nada de Adriano, Ronaldinho Gaúcho e Cia.

3) Atualidade da forma física/técnica do atleta: considero esse ponto fundamental. Não adianta contratar hoje o Cantona ou o Gullit, adianta? Claro, estou dando exemplos extremos para deixar bem claro o que estou querendo destacar, mas o ponto é que há pencas de exemplos de jogadores que vão para a Europa no auge de suas formas e voltam não jogando porcaria alguma. Contratá-los a peso de euro é um erro colossal. Para pegar um exemplo atual, basta lembrar do Cleber Santana, que saiu do Santos jogando o fino, foi para o Atlético de Madrid, não jogou nada, voltou para cá jogando menos ainda, e agora corremos esse risco...

4) Características do atleta: bom, aqui vocês vão dizer que eu estou apelando, dizendo o óbvio, mas eu não suporto mais ler que fulano foi contratado para a lateral esquerda mas chega dizendo que joga na posição do Pet, que quer vestir a 10, etc. O último deles foi o Michael (fala sério...). Chega, né? CHEGA! Então, que não se pague mais micos como esse! Que se saiba exatamente qual é a posição que o jogador a ser contratado joga! Isso é o básico, gente!

5) Treinador é funcionário e tem que ser fiscalizado: todos nós queremos ver o Luxemburgo repetindo trabalhos vitoriosos anteriores, como no Palmeiras, no Corinthians e no Cruzeiro, certo? Agora, isso não quer dizer que ele não tenha que ser questionado, fiscalizado e confrontado quando tomar as decisões erradas e não fizer as escolhas certas; mas aí a gente se dá conta de quem, em tese, está acima dele no Departamento de Futebol e... vamos aos nomes de quem deve ficar e sair do elenco?

Quem Fica: Leonardo Moura (pode ficar, mas se começar com o leilão, vaza, desde que paguem a multa rescisória), Galhardo, Jorbison, Welinton, David Braz, Maldonado, Fierro (não entendo por que não é utilizado), Marquinhos e Diego Maurício.


Muito obrigado, mas não dá mais: Angelim (necessidade de composição pelo tempo de contrato restante), Juan, Willians (ótima moeda de troca), Kleberson (boa moeda de troca), Petkovic (necessidade de composição pelo tempo de contrato restante) e Renato Abreu (necessidade de composição pelo tempo de contrato restante).


Vazem: Lomba, Paulo Victor, Vinícius, Rodrigo Alvim, Fernando, Correa, Leo Medeiros, Michael, Deivid e Diogo.

Quem eu NÃO contrataria de jeito nenhum: Adriano (Chatuba Revisited), Ronaldinho Gaúcho (comportamento extra-campo) e qualquer outro jogador com esse perfil, não importa a fama e a qualidade técnica.

Quem eu avaliaria: Forlan (por que teve um segundo semestre ruim, observada a viabilidade financeira, claro), Vagner Love (quer ir para a night ou seriedade?) e Alex Fener (idade e formas física e técnica.).

Bem, é isso aí, galera. Sei que alguns podem não concordar com determinados critérios ou nomes, mas eu prefiro tomar uma posição radical, mais extremada, e creio que, além de ser a solução ideal e adequada para o momento, não haverá oportunidade tão perfeita para mudar os rumos do futebol profissional do clube como essa.

Bom dia e SRN a todos.