sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O combinado não é caro


Amigos do Buteco, na minha opinião, tudo na vida é uma questão de “expectativa”. Se você tem uma expectativa alta, você espera que ela se realize e fica frustrado quando isso não acontece. Da mesma forma, quando você espera pouco, e algo melhor acontece, sua satisfação é maior ainda.

Em 2009, muitos não esperavam ver o Flamengo campeão brasileiro e o título veio. Fomos ao paraíso e eu, especialmente, fui ao Maracanã. Costumo dizer que, depois do nascimento do meu filho, foi a maior emoção da minha vida. E olha que eu vi o time do Zico, o gol do Pet e outras efémerides rubronegras. Justamente porque nossa expectativa era baixa. Passamos um fim de ano de glórias e de muita encarnação nos torcedores do arco-íris, porque futebol sem gozação não tem graça.

Para 2010, nosso “erro” (se posso chamar assim), foi imaginar que nosso time, a despeito da saída de Airton, Zé Roberto e Adriano, se manteria, no mínimo, na disputa do título, com a vaga na Libertadores praticamente garantida, ou pelo título ou pela colocação justa que iríamos conquistar.

Triste engano, que começou a se manifestar com a campanha no Estadual, onde nos limitamos a desenterrar a alegria dos novos vices. Como tínhamos o exemplo do Andrade, chegamos a pensar (tá bom, EU achei) que iríamos descobrir no RL um novo Coutinho. Tropeço atrás de tropeço e saudamos a vinda do Silas (tá bom, haviam os que não acreditavam nele também) e voltamos a subir nossas expectativas. Dez jogos e mais uma frustração.

Ao mesmo tempo, o projeto Com Zico pelo Flamengo” se tornou “Como é suja essa política” (se é que vocês me entendem, by GB).

Aí veio o Luxa. Poucas vezes eu vi tanto otimismo, mesmo com pouco tempo para treinar, e apenas uma vitória e um empate. Fiquei cismado com esse otimismo, porque, a rigor, ainda não temos nada de concreto, só uma esperança enorme. Acredito que parte desta esperança decorre do fato de que agora temos um técnico de verdade. Quando ele mexe no time, sentimos que existe uma intenção, não é só mais uma tentativa de ter sorte. Quando ele treina o time, percebemos que os treinamentos querem alcançar algum objetivo, corrigir algum erro de fundamentos ou de posicionamento. Enfim, depois de tanto sofrer com estagiários e trainees, um técnico de verdade tinha que aumentar mesmo a nossa crença de que algo vai mudar.

A pergunta que fica é : Tirando a parte motivacional, que o treinador tem mesmo que fazer, qual a sua expectativa para este final de ano ? E para o ano que vem ? Sua expectativa é alta ou baixa ? Eu sei que “ser Flamengo” já nos traz uma natural superioridade, e que daí para a autoconfiança é um pulo. Eu mesmo já me peguei fazendo conta para ver se ainda dá para beliscar o título ou uma vaga na LA. Mas sendo realista, se acabarmos o campeonato entre os 5 primeiros já seria muito honroso. Mas para 2011 minha expectativa é de fazer barba cabelo e bigode : Carioca, Brasileiro e qualquer outro torneiozinho que aparecer, incluindo LA, ou Copa Brasil, ou Sulamericana. E vocês ? Um CT no Ninho, treinamento integral, um bom técnico, revelações da base se firmando… Qual a sua expectativa ?