terça-feira, 28 de setembro de 2010

Que falta faz um bom planejamento

Hoje, teremos pela frente um jogo complicadíssimo contra o chato time do Goiás, timinho esse que sempre nos complica. Estamos a apenas uma posição da zona de rebaixamento, com um pé na cova e outra na casca de banana e olhar para a cara pálida do Silas à frente do escrete rubro-negro é algo um tanto quanto desanimador.


Mas, por que chegamos a esse ponto? No meu modo de analisar a questão, aconteceram vários motivos para isso, mas o principal foi a falta de planejamento da diretoria desde o começo do ano. Se no início do ano, nós já sabíamos que ficaríamos sem Vágner Love e Adriano na metade da temporada, por que não se planejaram com antecedência para que isso não acontecesse? O Santos, por exemplo, perdeu André, mas antes que André saísse, eles já tinham fechado com o Marcel. Planejamento, Flamengo, Flamengo, planejamento. Muito prazer em conhecer. Não vou falar em erros de contratação porque isso é relativo. Acredito que qualquer dirigente contrate pensando em acertar. Perdemos Aírton e trouxemos Fernando, perdemos Zé Roberto e trouxemos Ramón, ou seja, contratações completamente equivocadas, mas que poderiam ter dado samba. Contratações equivocadas, sem critérios, também fazem parte do problema, mas reitero : a falta de planejamento é o que realmente nos matou. Trocamos de técnico em plena Libertadores, Braz caiu junto com ele, ficamos mais de um mês com o departamento de futebol às moscas, sendo tocado pelo super-hiper-ultra Helinho, que nada fez. Enquanto líamos notícias de que outros times estavam se reforçando, fomos vendo que nosso futuro sombrio estava sendo desenhado.


Eis que, no meio do caos, surge Zico. A gente brinca e fala que ele é deus, mas sabemos que não é né... É ser humano tanto quanto a gente, ou seja, totalmente capaz de cometer erros. E ele tem cometido, lógico. Por que não? Ele pode, assim como o Braz pôde, Kléber Leite pôde e outros puderam. Difícil arrumar a bagunça no meio de uma temporada marcada por muitos erros e poucos acertos. Pelo menos, Zico tem evitado contratos vencendo no meio de uma temporada, um dos nossos problemas há muito tempo. Opa! Sinal de planejamento à vista? Pode ser, talvez seja, não sei. Zico manteve a rotina de errar e acertar nas contratações. Acertou com Diogo e Deivid ( se não estão rendendo bem, já são outros quinhentos), errou com Borja e Val Baiano. É por aí mesmo.


Mas, aí, um técnico que não deveria nem ter sido efetivado cai, vem outro do mesmo nível ou pior, a situação piora de vez e estamos desse jeito em que nos encontramos : fazendo um jogo de vida ou morte contra o Goiás que, bem ou mal, vem se acertando sob o comando de Jorginho. Falta de planejamento. Esse é o X da questão.


Segunda divisão? Não, não estaremos lá. Vamos sofrer até o último jogo, mas não cairemos. O lance é salvar o ano de 2010 e fazer um bom planejamento para 2011. É aprender com os trocentos erros cometidos nesse ano, para que não se repitam ano que vem.


****************

Quanto ao Silas, esse aí está mais perdido do que filho de rapariga no dia dos pais. Ele parece ser uma cara legal, maneiro, do bem, com Jesus no coração e na vida, mas é ruinzinho demais como técnico. E cego. Um tratamento oftalmológico cairia bem. Bom, de repente, o problema é meu. Porque meus olhos enxergam que Jean é horroroso e não deveria ser titular nem do Águia de Marabá. Meus olhos também enxergam que Diego Maurício tem sido nosso melhor atacante e, inexplicavelmente, é reserva. Meus olhos enxergam um Diogo sem função em campo. É atacante? Meia? Também enxergam um Renato jogando sem estar em sua condições físicas ideais, Deivid perdido em campo.


Resumindo : o time está uma zona. E o grande responsável por isso é Silas. Ou o time se une e dá o sangue ou a coisa vai ficar pior do que já está pro nosso lado. O lance é o time se unir porque, se depender do Silas, nós nos silascamos.


Bom dia e SRN para todos!!


Que façamos uma excelente partida mais tarde. Val Baiano vai entrar no segundo tempo e fará o gol da vitória.