sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Pelo andar da carruagem...


Ao contrário do que muitos pensam, não acredito que estamos indo em direção ao rebaixamento neste campeonato. Mas, “pelo andar da carruagem”, estou me preparando para muito sofrimento ainda este ano.

Minha crença de que não vamos fazer companhia aos ilustres rebaixados do futebol brasileiro tem dois pilares. Um é “quase científico” : Nosso time não é tão ruim assim ! Temos um bom goleiro, um bom lateral direito (e um excelente reserva), uma zaga que vacila mas pode ser acertada se acertamos na escalação dos volantes, dois laterais esquerdo que não vem bem mas podem melhorar se o time se acertar taticamente, bons volantes (Maldonado, Correa), uma ataque que ainda vai se ajustar, e alguns jogadores de meio campo que podem ser usados como armadores, desde que não se coloque para jogar todos os que se cansam juntos. Não é um time brilhante, nem está nos entusiasmando como no ano passado. Mas não é um dos 4 piores, com certeza.

A segunda coisa que me dá esperança, não só de escapar do rebaixamento, como de ir buscar até uma posição no G3, é puramente metafísica : É que isso aqui é Flamengo ! Essa nação já teve inúmeras provas de que o sobrenatural nos acompanha, tanto para o mal como para o bem. Não é possível que no ano em que fizemos a maior contratação do milênio, o Zico, caiamos para uma categoria menor no futebol brasileiro. Já me convenci de que dificilmente vamos brigar pela ponta do campeonato. Alguns times estão anos luz na nossa frente, não só na tabela como no acerto do time. Tem meio campo neste campeonato que dá gosto de ver jogar, com todo mundo sabendo o seu papel, sua faixa de atuação no campo. No nosso caso, cada jogo é uma supresa, e normalmente uma supresa que desagrada a boa parte dos torcedores. Mas o Flamengo tem alguma coisa de mágico, de superação nos maus momentos, e por incrível ou irracional que isso possa parecer, eu ainda acredito nisso.

Como ponto final desta minha volta provisória, ocupando o espaço vago nesta semana, gostaria de lançar um desafio : Alguém pode explicar porque os nossos jovens não jogam ? Ele são tão ruins assim ? Eu vi bons jogos (vi maus jogos também, é verdade) de vários jogadores que vieram de nossa base, mas ao invés de eles ganharem oportunidades e ritmo de jogo, estamos emprestando os mesmos para times menores, ou perdendo os direitos sobre eles, ou simplesmente usando-os apenas nos treinamentos ! Será que o Zico está vendo isso e concordando ? Será que a pressão por colocar os jogadores mais experientes é tão grande assim ? Se fizermos uma “arrancada” de 12 pontos em sequencia, não poderíamos deixar a turma cansada descansar e colocar essa garotada para jogar ? Ou talvez, colocá-los já ? Os jogos que eu tenho visto no campeonato são corridos, uma correria de louco. Quando o Flamengo joga é bola pro lado, ninguém tenta o passe vertical (e acerta), os lançamentos são raríssimos… Porque não sair dessa carruagem e usar veículos mais rápidos, volantes que saibam sair com a bola, armadores velozes, atacantes na ponta dos cascos? Como disse alguém aqui antes, vamos em frente e até o próximo sofrimento !