quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O Enigma da Esfinge: Decifra-me ou Devoro-te

Silas aceitou dirigir o Flamengo. Silas aceitou entrar no olho do furacão. Agora, Silas tem a sua frente desafio semelhante ao de Édipo na Mitologia Grega: ou decifra o enigma da esfinge, ou ela o devorará.


O enigma é o seguinte: o que fazer para o Flamengo melhorar seu rendimento, se os principais jogadores que o levaram ao título brasileiro do ano passado não estão rendendo como antes? Silas poderá argumentar que alguns saíram, casos de Adriano e Aírton; outros estão afastados do time há tempos por contusão e renovação, como Maldonado, e ainda há o singular caso do Petkovic, que, com avançada idade, não mais consegue jogar no ritmo exigido pelo futebol profissional. Para completar, uma das contratações feitas, o Renato, parece seguir a sina do Petkovic, nada obstante ser bem mais jovem.


Só que a esfinge não quer saber de causas; quer a resposta ou o Silas vai dançar rapidinho, num brevíssimo piscar de olhos.


Deixando a mitologia um pouco de lado, gostaria de dizer que vocês não me verão aqui esculhambando ou debochando de jogadores que têm alguma história no clube, como é o caso do Petkovic, do Renato ou do Juan, que também não tem jogado porcaria alguma. Acho que esse tipo atitude não ajuda em nada na resolução do problema, principalmente porque a causa do problema não está nos jogadores, mas na forma pela qual são utilizados.


Prova disso está no adversário para o qual o Flamengo perdeu essa noite de quarta-feira, o qual tem o seu "Petkovic", que é o Roger. Só que os dirigentes do Cruzeiro, que parecem entender muito bem sobre administração de futebol, contratarm um argentino, chamando Montillo, que certa feita nos foi oferecido por míseros R$ 2 milhões, e deixam o "Pet deles" entrar na boa, nos minutos decisivos da partida, onde sua categoria faz a diferença. O Flamengo, contudo, lança o seu Pet, na "flor" dos seus 38 (trinta e oito) aninhos, para jogar em quatro partidas consecutivas num espaço de dez dias... Bom, eu lembro, para relexão, e para que nãos sejamos ingratos, os gols marcados na campanha do Flamengo e a participação do Petkovic em significativa parte deles, inclusive para mostrar que "sumir" com o cara não vai adiantar, mas sim utilizá-lo da forma devida, como faz o Cruzeiro com o "seu Pet", pois a janela para o exterior se fechou, agora não há no mercado soluções disponíveis e o Silas terá que se virar com esse elenco até o final da temporada.


Voltamos então à Esfinge Grega e ao seu enigma. Acredito que ela já esteja lambendo os beiços fitando o Silas no fundo dos olhos, fazendo-o gelar na espinha, pois, ao que parece, e a Esfinge já deve ter notado, o Silas não tem uma noção muito boa do elenco do Flamengo ou do contrário não teria lançado o Fernando e o Borja numa mesma partida... E Silas não percebeu que lançar três jogadores sem ritmo de jogo compatível como futebol profissional (Petkovic, Renato Abreu e Val Baiano) é assinar a própria sentença de morte...


Claro, Diogo voltará e Deivid estreiará. Alvíssaras! O problema, Silas, é que estamos em 14º lugar e jogando cada vez pior. E a Esfinge não vai esperar. Nesse ritmo, você irá para a pança dela e a gente para a Série B. Aguardo o quanto antes o lúcido Silas das entrevistas dar as caras!


São Judas Tadeu, olhai por nós.


SRN a todos.


UM ADENDO

Foram inúmeros e impressionantes os erros do Zico na montagem do elenco, mas agora, meus caros, isso para mim já não é mais prioridade; foi enquanto havia a possibilidade de mudança e voltará a ser quando as mudanças puderem novamente ocorrer, o que não é mais o caso esse ano, simplesmente porque agora, até o final do campeonato, não há mais o que ou como mudar. O elenco é esse. E a partida de hoje foi o divisor de águas definitivo.

A partir de agora, o Flamengo precisa lutar desesperadamente para não cair. Não existe Libertadores, Sul-Americana, muito menos título. Porra nenhuma. É NÃO CAIR.

Eu proponho uma CORRENTE PRA FRENTE para levar o time até o final fora da ZR.

É o que nos resta e o quanto antes todos se derem conta da gravidade da situação, melhor.