segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Acho que vi um outro jogo.

Desde que cheguei do Engenhão já li um monte de comentários aqui e no twitter sobre o Fla x Flu. E a maioria absoluta acha que melhoramos, que evoluímos. Pois eu discordo, pra mim o Flamengo não jogou porcaria nenhuma ontem, primeiro pela escalação equivocada do treinador, depois por ele demorar milênios pra perceber que a substituição feita no intervalo havia tornado o Fluminense o dono do início do 2o tempo.

Há anos e anos eu não acho tão chato ver o Flamengo jogar. Mesmo nos piores momentos eu via um time mais solto do que esse que vem jogando nas últimas rodadas. Um time lento, modorrento, previsível e que, se não tivesse “achado” um gol pela persistência do tão criticado Kleberson, provavelmente teria sido presa fácil pro time misto do Fluminense. Sim, o Fluminense estava sem 5 titulares ontem, ou não estava? Fernando Henrique, Diguinho, Deco, Emerson e Fred são ou não são titulares do Fluminense? Pois eu tenho lido por aí muita gente achando que conquistamos um bom resultado ontem. Peraí, pessoal, quem comemora empate em clássico é o Botafogo, a que ponto chegamos???

Vendo o jogo lá do estádio notava-se claramente a diferença entre os times. Um, o time misto do Flu, jogava mal mas estava organizado em campo. O time fluía com jogadas de um lado e do outro, enfiadas de bola pelo meio, tabelas, etc, etc, etc. Claro, certamente alguém dirá que os gols deles foram de bola parada. Mas quantas faltas e escanteios perto da área os caras tiveram? E tiveram porque rondaram o nosso gol o tempo todo, principalmente no 2o tempo. E o Flamengo? Bem, o Flamengo não apresentava absolutamente nenhuma organização. Era chutão pra lá, bicões pro Diogo receber de costas, virar, driblar, correr, chutar… depois ainda vão dizer que ele jogou mal. Mas vai jogar bem como?

Tudo começou errado com a escalação do time com um meio-campo de 4 jogadores no qual 2 deles não tem a menor noção do que é um passe. Eles brigam, lutam, marcam, mordem, mas erram TODOS os passes, toooooodddddooooossssss! Tá, jogar um deles ok, mas OS 2 JUNTOS NÃO DÁ PRA AGUENTAR! À frente deles jogaram o Kleberson, que até teve bons momentos no jogo apesar de ficar correndo pra tudo quanto é lado como um barata tonta e o Renato, que fazia aquele jogo de sempre, com 400 passes laterais, 600 jogadinhas pela esquerda sem objetividade nenhuma, até acertar uma falta que o manterá como titular absoluto do Flamengo por mais 15 anos. Então, se você tem no mesmo meio-campo 2 jogadores que não sabem passar a bola, 1 que não mantém um nível de regularidade durante a partida e outro que parece jogar na velocidade de uma partida de masters, como é que você terá o domínio de uma partida de futebol? No 1o tempo até equilibramos as ações, muito porque, ao escalar o time com 3 zagueiros, o Muricy abdicou da superioridade que qualquer time terá na região mais importante do campo contra o nosso quarteto citado mais acima. Bastou ele colocar o reserva do reserva no intervalo pra que o Fluminense fosse infinitamente melhor até fazer o 2o gol.

Bem, foi aí que entrou em ação o nosso treinador trainee. Todos que estavam à minha volta no Engenhão pediam loucamente para ele mexer no time e repetiam que o gol deles era questão de tempo. É inacreditável que o Sr. Paulo Silas não estivesse percebendo o mesmo. Inacreditável! Era necessário botar velocidade no jogo, quebrar o ritmo do Fluminense, tentar uma jogada mais aguda que inibisse o tricolor de vir pra cima como estava acontecendo, “bota o Galhardo, Silas!”, certamente muitos rubro-negros pediam. Pois o Galhardo não estava no banco, e não estava porque o Silas é fraco, não como treinador, mas como líder, como comandante. As opções para o meio seriam Maldonado, Correa, Petkovic e Galhardo, quem é mais fácil você cortar da partida? Pronto, na hora de botar velocidade no meio estavam à disposição 3 jogadores lentos, talvez ainda mais lentos do que aqueles que estavam em campo. Ah, poderia estar o Fierro também, mas esse parece que treinou como reserva do Lennon improvisado como lateral-direito no coletivo do Sub-23. Meu Deus!

Sério, eu não me iludo com uma vitória nos acréscimos contra o lanterna do campeonato jogando mais de 45 minutos com 1 a mais. E muito menos com um empate contra o time misto do Fluminense. A sensação que eu tenho é que temos um elenco com opções, mas que o time certo jamais será colocado em campo porque o treinador que lá está não tem moral pra isso. E a cada ponto perdido a esperança de conseguirmos a classificação mais fácil da história pra Libertadores 2011 vai sendo jogada por água abaixo. Tá, o Jean é horroroso, o David também falhou demais ontem. Mas o bem organizado Botafogo dos lamentáveis Antonio Carlos, Fabio Ferreira, Fahel, Somalia já está 11 pontos à nossa frente. O próximo da lista é o Angelin, que realmente vem jogando mal. Mas pensem bem, será que a simples troca de zagueiros realmente resolverá os nossos problemas? Antes eram os atacantes, agora são os zagueiros, e o real motivo pro jogo do Flamengo não fluir simplesmente vai ficando de lado. Ou coloca velocidade e bom passe nesse meio-campo, ou vamos sofrer até o fim deste ano de 2010.

Juro que eu tento me animar, juro que pelo elenco que temos acredito que possamos pelo menos chegar perto dos primeiros colocados. Mas pelo visto pela enésima vez erramos na contratação de um treinador. Vou continuar aguardando que o Sr. Paulo Silas queime a minha língua.

-------------------------------------------------------------------------


A atuação do lateral Rodrigo Alvim ontem foi simplesmente patética. Seria interessante que o Conselho Fiscal do Flamengo buscasse junto ao Sr. Marcos Braz explicações para a contratação deste cidadão. E pensar que eu pedi aqui várias vezes a sua escalação por não aguentar mais o Juan errando tudo o que tentava.

Essa é pra você, Victor, bota o Jorbison, Silas! E olha que eu não sou nenhum fã do menino…

-------------------------------------------------------------------------

“O Willians é disparado o melhor jogador do Flamengo”.

Presidenta, evite frases deste tipo, elas mostram em segundos o tamanho da incompetência da sua gestão na formação do elenco do maior clube do Brasil, do ATUAL campeão brasileiro!

Nada contra o rapaz, que até é útil ao elenco do Flamengo - apesar de superdimensionado, na minha modesta opinião. Mas o Flamengo deveria ter um craque que não errasse 28 passes no mesmo jogo, concorda presidenta?

-------------------------------------------------------------------------

Boa segunda e até o próximo sofrimento.