terça-feira, 24 de agosto de 2010

Se o problema é falta de adeus...

Adeus Rogério!!! Tchau, bença e vá pela sombra hein...

Eu, particularmente, não sou muito adepta do troca-troca constante de treinadores. Não acho que uma sequência ruim de 3, 4 ou 5 jogos deveriam ser determinantes para a demissão de um treinador porque, as vezes, o ténico precisa de mais tempo para fazer com que o time se encaixe. E, além de toda parte técnica e tática, ainda tem a questão do "ganhar a confiança dos jogadores" e isso não se conquista de um dia para outro. Temos o exemplo do Andrade, ano passado, que ficou na corda bamba por causa de resultados ruins, mas foi "abraçado" pelos jogadores e conseguiu montar um esquema tático minimamente decente e acabou o ano como campeão.

Porém, o caso do Rogério é diferente. Ele já está há vários meses no comando da equipe e o time é uma bagunça total. Não temos time e esquema táticos definidos, visto que, toda hora, a escalação muda. Não temos uma, UMA, umazinha mísera jogada ensaiada. Nem aquela jogadinha manjada de bater escanteio no primeiro pau para o  jogador cabecear pro segundo pau. Nada. Fora que Rogério é altamente incoerente. Num jogo decisivo como aquele contra o Corinthians, ele ressuscita o Rômulo que, hoje, é o reserva do reserva do reserva do reserva. O tal do Antônio era o bambambam da base, uma grata revelação que jogava muito e blá blá blá. E hoje... Cadê o Antônio? Diego Maurício vinha sendo o atacante mais perigoso e efetivo da equipe, porém, antes de se machucar, ele já tinha perdido a posição para o bravo e auspicioso (not) Borja.

E, além de tudo isso, mexe mal no time, substitui mal. O jogo passado, contra o Atlético-Pr foi um exemplo emblemático. Talvez tenha sido o jogo em que eles fez as piores substituições possíveis, daquelas que são decisivas para uma derrota. Aliás, não foi a primeira vez e nem a segunda, vide Goiás e outros jogos. Pra piorar o que já não é nada bom, não tem a simpatia dos jogadores ou de grande parte deles. Já teve jogador que, por descuido, soltou um "infelizmente, ele é o técnico". Não preciso dizer mais nada né? Mas, é até compreensível isso já que Rogério adora jogar a culpa pelas derrotas nos jogadores ao invés de assumí-las. Não dá mais para esperar, não podemos perder mais pontos e cair ainda mais na tabela para que a mudança ocorra.

E aí, vem a famosa pergunta... Vamos botar quem no lugar dele? Ainda existem boas opções no mercado. Os medalhões estão empregados, mas existem técnicos meia-boca que dariam jeito nesse time aí. Creio que Autuori e Tite seriam dois deles. Não acho que treinador estrangeiro seja a solução, pelo menos, não agora que o campeonato está em andamento. Vejo muita gente pedindo Andrade de volta. Também acho que não seria a solução porque poderia deixar a diretoria em pé de guerra. Patrícia Amorim teria que voltar atrás de uma das primeiras decisões tomadas por ela em relação ao time de futebol.

A única coisa que tenho certeza é que, quinta-feira, será o dia D para Rogério Lourenço. Ele pode até vencer, mas tem que convencer, se não, a situação dele será insustentável³. Mas, se for por falta de adeus...