quinta-feira, 1 de julho de 2010

Quem será o nosso Maestro?

Bom dia, amigos do Buteco! Nesses tempos de Copa do Mundo, com o mercado em espera, a janela europeia por se abrir e o elenco sendo reconstruído, sempre é bom lembrar que os nossos maiores títulos foram conquistados por times que tinham pelo menos um, quando não vários "maestros" dentro de campo: assim foi com Zico, Júnior e Adílio em 1980 a 1983; Zico em 1987, Júnior em 1992 e, por que não?, Petkovic em 2010, sem contar os tempos passados de Zizinho, Dida, Rubens, Evaristo e Silva. Então, nada mais natural do que perguntar quem será o nosso "Maestro" no segundo semestre de 2010, pois tenho certeza de que o Zico, que já foi um, certamente buscará alguém para desempenhar esse papel.
Mas vejam bem, não estou, logo eu, fazendo pouco do nosso atual "Maestro". É que o nosso Gringo, ídolo da Nação Rubro-Negra, já com 38 anos, muito provavelmente não suportará todos os jogos, sendo que é difícil para ele até mesmo completar uma partida inteira "inteiro" (perdoem-me pelo trocadilho infame). Logo, não dá para exigir dele que seja a única solução para essa posição vital na História de Glórias do Flamengo.


Entretanto, os tempos de Dunguismo tornaram esse artigo, o "Maestro", cada vez mais raro e disputado. Aliás, vocês já perceberam que o futebol brasileiro tem buscado nos "hermanos" a solução para o seu problema crônico e atual de não formar mais grandes armadores no meio de campo? Basta lembrar que, nos últimos anos, vimos uma série de Gringos desfilarem com as camisas 10 de clubes importantes no país, tais como Conca no Fluminense, D'Alessandro no Internacional, Ferreira no Atlético/PR, Valdívia no Palmeiras, o Corinthians tentou o tal Defederico e, no nosso caso, o estimado sérvio Petkovic, um dos principais protagonistas do hexacampeonato, sem contar que tem um monte de clubes brasileiros atrás do argentino Montillo.

Perceberam aonde está o problema? E para um clube que, só no início da década de 90, revelou de uma só vez o Djalminha e o Marcelinho Carioca (não vou nem comentar como os perdemos, pois se trata de outro assunto), logo após o final da "Geração Zico", que tinha o próprio Zico, Adílio e Tita, chega a dar dó da situação atual, certo?

Vocês não sabem como a volta do Zico me tranquiliza exatamente em relação a esse problema. Lembro-me de uma entrevista que ele concedeu há um ou dois anos atrás dizendo que seria difícil para Ele, vejam bem, para "Ele" conseguir vaga nas divisões de base em clubes grandes brasileiros hoje em dia, considerando o seu físico franzino quando guri. Aliás, aproveito a deixa para lhes perguntar se o Maradona por acaso era um gigante em termos de estatura?

Pois bem. Exatamente por isso, um jogador como o jovem Ganso, do Santos, é uma verdadeira raridade hoje em dia, tudo culpa da ideologia que reina no futebol brasileiro atual, inclusive nas categorias de base, que deveriam formar talentos.

Não tenho dúvida de que, nas categorias de base do Flamengo, isso tenderá a mudar com a volta do Zico; só que, para o time profissional, que é o foco da atenção de milhões de torcedores no mundo todo, há que se perguntar quem será o "Maestro" esse ano. Será que o Petkovic voltará à forma do ano passado? Será que o Flamengo conseguirá trazer da Argentina o melhor de todos hoje em dia na América do Sul, o Riquelme?

Torço muito para que a resposta das duas perguntas seja positiva. Temos uma estrutura, com laterais de bom nível para o futebol atual, que nenhum outro clube no Brasil tem igual; nossos volantes são tecnicamente bons também, acredito que o ataque será reforçado com a permanência do Love ou com uma grande contratação, mas o fato é que, para esse engrenagem funcionar, é preciso ter um cérebro no meio de campo articulando o funcionamento de todos esses setores.

Não tenho dúvidas de que o Zico, que foi o maior dos "Maestros" do Flamengo, sabe e está em busca disso.

Então pergunto: quem será o nosso "Maestro"? Quem será o nosso líder para as novas conquistas?

Grande abraço e SRN a todos.