segunda-feira, 26 de julho de 2010

Permita-me um único conselho, galinho

A entrevista do Zico na Veja é definitiva: o futebol do Flamengo estava à beira do caos, precisava de reconstrução. Mais do que isso, a cada resposta às páginas amarelas da revista percebe-se nitidamente que o galinho está mexendo com o centro de poder do futebol brasileiro, está indo fundo no lado mais podre do futebol ao tratar de temas polêmicos como o gerenciamento da carreira de um jogador de futebol por esses agentes denominados, sabe-se lá porque, empresários. Sei que já disse isso aqui várias vezes, mas é sempre bom repetir que apenas com ajuda de nós torcedores o nosso galinho irá até o fim nesta missão que é das mais ingratas.

Só que o torcedor comum, aquele que está muito mais preocupado com as atuações do time do que com a revolução que está sendo feita no clube, quer saber o que esperar do Flamengo neste 2o semestre de 2010. Estamos completando esta semana 2 meses da eliminação do clube na Libertadores, já são 60 dias ouvindo falar em BOMBA, em Felipão, em Kleber, em Valdivia, em Ronaldinho, em Montillo, Riquelme, Deivid, Diogo, Juan, Lugano, na permanência do Vagner Love, etc, etc, etc. Um ou outro nome pode até ser especulação da imprensa, mas muitos desses jogadores foram confirmados pela própria diretoria pré-Zico. E nada se concretizou até hoje. Aliás, muito pelo contrário, as contratações realizadas até o momento foram de reforços de com cara de série B como Jean, Marquinhos, Val Baiano, Borja e Vinicius.

Nesse período já vi, li e ouvi algumas entrevistas do Zico. Sério como é, sempre foi e sempre será, ele foi muito direto ao falar do caso Bruno, da bagunça que imperava nas nossas categorias de base, do péssimo estado do nosso CT, entre outros assuntos de grande importância no cenário rubro-negro. Mas, do alto da minha insignificância, se eu pudesse dar apenas um conselho ao meu ídolo eterno, eu diria: Zicão, convoque uma coletiva e diga ao nosso torcedor claramente o que ele deve esperar do time de futebol do Flamengo neste brasileirão. O Zico é tão ídolo, mas é tão ídolo, que se ele vier a público e disser enfaticamente que não adianta sonhar com Riquelmes e Ronaldinhos pois a realidade do Flamengo é outra e que os milhões de reais economizados em salários após a Libertadores servirão pra fazer o clube entrar definitivamente no século XXI, estou convicto que o torcedor apoiará, que o torcedor compreenderá. Mas já estamos no dia 26 de julho, já estamos completando o 1o terço do campeonato e acho que a atitude mais correta seria dizer logo ao torcedor o que esperar do seu time.

Entre luvas e salários o elenco montado no início de 2010 custava por volta de 1,2 milhões de reais mais caro do que esse elenco de hoje. Saíram Adriano, Love, Denis Marques, Bruno, Alvaro, Andrade, Mezenga, Gil, Ramon. Chegaram os reforços de série B, mais o Renato e o Correa. Então, dinheiro pra pagar salário não deveria faltar, mesmo os R$ 350 mil que a Olympikus pagava ao Adriano estão disponíveis em caso de contratação de peso. Mas será que a diretoria não está optando por utilizar uma boa parte desse dinheiro na construção do nosso CT ou na contratação de profissionais qualificados para as nossas categorias de base? Se for isso acho perfeito, concordo plenamente, mas o torcedor precisa saber.

Vale sempre lembrar, nenhum movimento revolucionário transformou o que quer que fosse da noite pro dia. Por isso, em nome de um bem maior, estou disposto a apoiar o Zico em qualquer situação. Qualquer mesmo! Mas olha Zico, na 4a feira no Maracanã algumas vozes já se levantavam pra reclamar do seu trabalho, provavelmente influenciados por essa imprensa medíocre e pelos abutres de sempre. E isso porque empatamos 1 jogo após 2 vitórias. Imagina se perdermos pro Vasco e acumularmos 1 ponto em 9 possíveis. A hora é de você falar ao torcedor, a hora é de mostrar com transparência a todos nós o que devemos esperar nos próximos meses do nosso time de futebol, os verdadeiros rubro-negros estarão contigo, acredite!

________________________________________________________

O menino Marcelo Lomba tem altura, tem bom porte físico, tem boa qualidade técnica. E que fique claro, ontem não teve absolutamente nenhuma culpa no gol do Inter, apesar de ter falhado contra o Avaí. Só acho que ele é um goleiro muito, mas muito inseguro. O amigo André Monnerat, do site sobreflamengo, já tinha chamado atenção para a movimentação estranha dele nas bolas paradas. Prestei atenção nisso na 4a feira no Maracanã e me pareceu que tudo se deve à sua insegurança pra sair no momento certo.

Observando o jogo de ontem, seria fácil eu dizer aqui que ele não tem qualidade com os pés. Mas acho que o problema é bem mais sério. Notem que tudo ficou evidenciado após o 1o erro, percebo que ele não lida muito bem com as adversidades. Enfim, não digo que ele não pode ser titular, apenas acho que ele ainda é uma tremenda incógnita. Como não conheço o Vinícius e acho o Paulo Victor muito fraco, considero importante contratar um goleiro mais experiente como o Dida se o Flamengo quiser brigar na parte de cima da tabela.

________________________________________________________

Tá, eu já sei que o Pacheco é ruim, que o Diego Mauricio precisa de tempo, que o Rômulo é horroroso, que o Jean, o Wellinton, o Camacho e o Michael não tem condições de serem titulares do Flamengo. Mas não é possível o Flamengo depender do Pet, um jogador veterano que não tem mais nenhuma condição de dar ritmo a um time de futebol, apenas esperando que ele acerte um escanteio ou uma falta lateral por jogo. Na minha modesta opinião essa deveria ser a posição prioritária em caso de uma única contratação. Mais do que o ataque.

________________________________________________________

Rogério, então quer dizer que o Flamengo está no caminho certo, né? Cansei, vai pra casa Fofão!