quinta-feira, 29 de julho de 2010

Bilhete para o Zicão


Duas vitórias, uma com o coração na ponta da chuteira, outra que não convenceu ninguém; um empate em casa com um adversário pequeno e uma derrota com futebol horroroso. E domingo tem clássico. Já há quem pergunte, e com razão, aonde isso vai chegar.

Bem, eu gostaria de começar esse post deixando claro que apoiarei o Zico em qualquer circunstância. Qualquer uma, inclusive rebaixamento. Deu para ficar claro? Como meu pai sempre me disse, "filho, estou contigo até debaixo d'água", eu digo o mesmo em relação ao Flamengo. E, quanto ao Zico, simplesmente acredito no projeto; acredito porque sei, tendo quarenta anos de idade, que o Flamengo não foi sempre o que vimos nas últimas duas décadas, mas sim uma instituição centenária que não tem no seu DNA a corrupção, a vadiagem, a bagunça e nem tampouco nasceu para ser o símbolo de tudo o que não deve ser no esporte. E vejo no Zico a pessoa certa, na hora certa, para trazer o Flamengo de volta ao que sempre foi: um digno clube esportivo no qual o futebol é o carro-chefe, e que, by the way, tem a maior torcida do mundo o apoiando.


Dito isso, gostaria de falar sobre mudanças. Desde nossas tenras idades, a vida nos coloca em situações nas quais temos que, como naquela propaganda de carro, temos que rever os nossos conceitos. Quem nunca se deparou com ao menos uma situação em que teve que fazer isso? Final dolorido de um relacionamento amoroso? Morte ou enfermidade de uma pessoa querida? Saída do emprego? Sérias dificuldades financeiras?


É o que o ocorre com o Flamengo hoje. Nasceu nos braços do povo, cresceu como o Mais Querido do Brasil, mas, em determinado momento de sua vida, aliás, após o período mais vitorioso, cercou-se das companhias erradas e passou a ser exemplo do que não deveria ser. Agora chegou o momento de reinventar o Flamengo, ou melhor, de o Flamengo se reinventar, se redescobrir, resgatar os seus valores e voltar a ser Flamengo.


O nosso capitão é o maior ídolo da história, pessoa compentene e digna, mas que enfrentará grandes dificuldades. E, como já disse em outra ocasião por aqui, não é Deus. Se não é Deus, Jesus Cristo ou o Espírito Santo, que, dizem, são todos um só e a gente não precisa compreender isso, mas só ter fé, então Zico não é infalível.


Beleza. Então, como ajudar o nosso capitão?


Eu só sei ajudar de um jeito: criticando. Apontando onde acho que está errado. E é nesses termos, apoiando, sempre, em qualquer circunstância, inclusive rebaixamento, que vou tentar ajudar e passo a me dirigir diretamente a ele, Galinho de Quintino:


a) Zicão, vamos tornar as coisas um pouco menos difíceis? É o seguinte: quem mamava antes, quer voltar a mamar; quem se alimentava das informações de quem mamava, agora parece bastante insatisfeita; não vai demorar para que tentem te envolver em escândalos, etc. Mas acho que você já previa isso e já deve estar sabendo, certo? O meu ponto é que não deve ser subestimado o poder de quem tem o know how de manipular massas e nem a contribuição que pode receber de quem mamava e é expert em fomentar intrigas;


b) pela terceira vez direi isso nesse post: até em caso de rebaixamento estarei contigo, mas será que precisamos passar por isso? Eu acho que não; e pense no quanto as coisas serão mais difíceis assim; por que não fazer do jeito menos difícil, então? Só que, Zicão, com esse ataque, com esse meio e com o Estagiário, a gente vai parar na ZR, você sabe disso, né?


c) a base do Hexa ainda não foi desfeita e há um espinha dorsal em volta da qual dois ou três reforços resolveriam; as opções a cada dia ficam mais escassas; talvez seja o momento de ter um pouco mais de ousadia;


d) Zicão, não deixe mais vazar "notícias" do tipo Cleyton do Panathinaikos, que nada mais é do que o Walter Minhoca ganhando em euro; não dá, você sabe; a cota para esse tipo de erro já foi atingida com o Marquinhos e isso gera desgaste, aporrinha os torcedores, enfraquece o seu trabalho; se não dá para contratar, por que não voltar ao silêncio absoluto sobre contratações? E manda o Levy calar a boca se esse for o problema!


e) Mas Zicão, se não der para contratar mesmo, a coisa estiver feia, não tiver jeito do clube se endividar agora, então troque correndo o treinador; olhe, talvez o Estagiário que a Patrícia colocou lá possa ter algum futuro, algum dia, em algum lugar desse planeta, mas não será agora; ele até que sabe montar um sistema defensivo, mas olhe, ele alterna momentos razoáveis com outros bizarros e parece se perder em momentos de pressão; e se é para momentos de pressão que estamos tentando nos preparar, então um técnico de verdade você precisa contratar; volto a te lembrar o quanto as coisas ficarão mais difíceis se o time descer para a ZR, o que, lamento te dizer, não vai demorar a acontecer com esse time e esse treinador;


f) e sobre reforços, Zicão, entenda, eu sou dos que acha que o Petkovic foi a diferença entre ficarmos em quarto ou quinto lugar e o título em 2009; só que, com 38 (trinta e oito) anos, Zicão, ele não consegue mais jogar duas vezes por semana, além de não jogar nem metade do que você jogava com 33 (trinta e três) anos; e Zicão, desde que voltamos da Copa do Mundo, TODOS os gols do Flamengo passaram por ele; TO-DOS; all of them. Nesse ritmo, ele vai estourar já-já e aí o time vai despencar, você sabe disso, né?


g) E Zicão, saiba, de qualquer modo, que estarei contigo até debaixo d'água. E que São Judas Tadeu esteja conosco.


SRN a todos.