sexta-feira, 11 de junho de 2010

Os personagens do mal e os melhores jogadores de todos os tempos.


Esses dias de pasmaceira mexida merecem um relaxamento especial. Enquanto muitos de nós perdemos tempo acompanhando as notícias e falsos informes sobre contratações (enquanto as boas renovações também não são feitas), talvez devêssemos nos distrair escalando, por exemplo, os melhores jogadores de todos os tempos, e a seleção atual de verdade, com os jogadores brasileiros que melhor estão jogando hoje no futebol do mundo. Para todos os efeitos, a torcida identificou os “personagens do mal”, os caras que foram para a imprensa conversar sobre negócios que nunca foram realizados. Esta criação do logo do mal, na prática, serve como pacificador. Tem uma hora que ninguém aguenta mais falar sobre os dirigentes A.Z. (Antes do Zico), perdemos o ímpeto, e relegamos estes personagens ao diminuto tamanho que eles terão na história do Flamengo. Mas eles retornam ao noticiário, alimentam esta fábrica de factóides que nos envenena e dá raiva. Ou seja, nós é que damos cartaz demais para esse pessoal. Dia 14 está pertinho. É só pegar as frases que o Zico disse e levá-las a sério. Vamos pra diversão.
O melhor jogador de futebol de todos os tempos, na minha opinião, foi o Pelé. Nenhuma seleção dos melhores dos próximos mil anos deixará de ter Pelé nela. O Zico foi o melhor jogador de futebol que eu vi jogar de verdade. O Zico é o Deus da Nação e o Pelé foi o mais completo jogador que já exerceu este esporte até hoje. Até no gol o negão jogava, por necessidade, em jogo oficial. Isso, pelo menos, eu não vi o Zico fazer. Na minha seleção de todos os tempos o Gérson e o Tostão teriam vaga garantida. Nas laterais, só Mengão: Leandro e Júnior. Goleiro Júlio César (mesmo antes desta Copa). Zaga com Luis Pereira e Oscar, o meio campo completado com Falcão, e mais a frente Paulo César.
O time ficou : 1-Julio Cesar, 2-Leandro, 3- Luis Pereira, 4-Oscar, 6-Júnior, 5-Falcão, 7-Gérson, 8-Zico, 9-Tostão, 10-Pelé e 11-Paulo César. Pra completar, um banco só de gringo : Fillol, Gamarra, Manicera, Beckenbauer, Maradona, Platini. Do Manicera eu não estou convicto, mas vamos ver quem lembra. O banco não é funcional, mas representa o fino da bola que eu vi jogar. Nos titulares estão o que penso ser o conceito de craque de cada posição. No banco, só fera. Quem vocês tirariam, ou colocariam ?
Mas imaginem também que por um passe de mágica, todos os contratos perdessem a validade e tivessem que ser renegociados. Cada jogador livre para vender seus serviços, no dia seguinte, ao clube que mais lhe apetecer. E, claro, os clubes livres para recontratarem ou não seus atletas atuais e os demais. Se VOCÊ pudesse escolher um time ideal para o seu clube, o que significa que seria a sua seleção brasileira enxertada dos melhores gringos, que time você faria ?
Não sei se vou conseguir desviar a atenção para este tipo de brincadeira, mas como só faltam 3 dias para o Zico chegar, eu me sentiria destrutivo se perdesse meu final de semana para falar mal dos dirigentes que não trouxeram reforços. Eu não esperava mesmo reforços, eu só queria as renovações mais importantes. O que eu não esperava é que mais uma vez a imprensa fosse alimentada por este monte de notícias, no final das contas, todas ruins. Portanto, a proposta é que falemos de craques atuais e passados, em homenagem ao maior deles, o nosso Zico, que vem estrear numa posição nova. E antes que me chamem de anti flamengo por isso, Pelé, para quem viu jogar, é outro patamar de jogador, é sobrenatural. Já o Zico é o exemplo de pessoa que todos admiram fora do campo.