sexta-feira, 4 de junho de 2010

Escutei que nem toda unanimidade é burra. Pausa.



A primeira semana de Zico já foi inesquecível. Para as seguintes serem também o Zico vai ter que trabalhar muito. Por isso é bom a gente ir se acostumando a alguns revezes também. Pode ser que não venham a maioria dos nomes ventilados e soprados nestas últimas semanas, mas ainda podemos ter um bom time. Se entramos em leilão de medalhão o clube vai fazer mau negócio.
Começa pela inevitável reorganização administrativa no departamento de futebol do Flamengo. Não imagino sucesso se tudo for feito da mesma forma e pelas mesmas pessoas. Não conheço o Flamengo por dentro para chamar qualquer um lá de incompetente. Mas espero que a primeira mudança de nome que eu ouvi que aconteceu já seja o primeiro indício de um novo modus operandi.
Precisamos reforçar o time sim. Mas não é só isso. Existem jogadores com altos salários e que não serão úteis ao time. Com qualquer contratação, vai precisar espirrar alguém. Não sei se existem times que se disponham a pagar os salários destes jogadores, mas o clube lucraria se os emprestasse em troca dos salários pagos.
Um CT decente é condição primordial para o sucesso do clube nos próximos anos. O Zico está certíssimo quando deu foco a este assunto. Para fazer frente a este esforço, as receitas e despesas tem que estar equilibradas. O dinheiro do patrocinador tem que ser sabiamente usado. Um trabalho honesto, contínuo, de construção de uma relação time-torcedor, pode render ao clube benefícios diretos comerciais. Não faltam ideias boas.
Continuando a pensar no futuro, o planejamento do Flamengo com a sua categoria de base também precisa de atenção especial. Primeiro, no desenvolvimento físico dos atletas. Tirando os bem abençoados que já nascem com um corpo próprio para jogar futebol, todas as nossas revelações estreiam nas primeiras apresentações entre os profissionais com corpos franzinos e pouco desenvolvidos. Não queremos fisiculturistas em roupas de futebol, mas o desnível entre as categorias é muito grande. Muito moleque bom pode ter se perdido aí. Segundo, na preservação dos seus direitos sobre os atletas. Vem uma lei nova aí, e o Flamengo tem que estar atento e ativo.
Portanto, se o futuro ao Zico pertence, vamos ter que aprender qual é o ritmo em que as coisas acontecerão. Se vê muito torcedor reclamando que as contratações não aconteceram, mas serão os mesmo que reclamarão se criarmos outras situações de jogadores de salários altíssimos e de pouca utilidade para o clube. É hora de uma “pausa” nessa ansiedade. Temos falado em mais ou menos 8 nomes insistentemente. Existem muitos outros bons jogadores espalhados por aí. O trabalho de garimpo apenas começou.
Um time em boa forma física, bem treinado, com Pet, Léo Moura, Juan, Maldonado, Camacho, Willians, e Love, já garante uma boa parte da qualidade necessária para um bom futebol. Se acertarmos a zaga , tivermos pelo menos mais um meia bom e um novo atacante, nosso elenco estará pronto para fazer um papel honrado e competitivo nesse Campeonato Brasileiro. Olho vivo nos times de base e vamos em frente.