sexta-feira, 21 de maio de 2010

SEMESTRE PERDIDO

Amigos do Buteco, é duro de escrever depois de uma eliminação dessa e não perder a cabeça nem ser injusto. O time caiu de pé, teve garra…mas caiu. Não dá para ser “bom perdedor”. No máximo, vou tentar não entrar no “chororô” tão comum aos vizinhos do arco iris.
No jogo de ontem, provamos que podíamos ter ganho essa vaga com alguma tranquilidade, caso os 20 minutos iniciais do primeiro jogo fossem “normais”. No jogo de ontem, entramos quase com o melhor possível em campo e dispostos taticamente da maneira que a torcida pedia. Tirando a não escalação do Pet desde o início, e talvez o Maldonado, o resto era aquilo mesmo. Este é (ou era) o time do Flamengo disponível para a partida. A entrada do Pet só fez confirmar o que a grande maioria já sabia. Tirando ele, o elenco do Flamengo não tem craques. E se algum outro foi chamado assim algum dia, desaprendeu. Ou engordou. O Flamengo simplesmente não aproveitou a escalação com dois meias. No primeiro tempo, o filho de Kleb não acertou nenhuma jogada. O Michael parece que nem entrou em campo. Nesse aspecto, tenho que reconhecer, nem o estagiário nem o melhor técnico do mundo poderiam contar com um desempenho tão horroroso desse meio campo. Já a entrada em campo do time, no segundo tempo, nos deu muitas esperanças. O time voltou aguerrido, o Pet começou a acertar seus passes e a colocar os jogadores na cara do gol, o Léo Moura deu uma bola “com açucar” para o Adriano marcar….. O que não estava no planejamento era o Bruno tomar aquele golaço do Montillos. Vai dar muita discussão, mas para mim foi falha do goleiro. O atacante estava fora da grande área, e o Bruno estava adiantado fazendo o quê ? Ia se jogar nos pés dele ? Curioso como os dois pontos fortes do time (diziam sempre que temos um bom goleiro e um ataque mortal) foram os responsáveis pela desclassificação. O ataque porque não é possível perder tantos gols assim. O gringo colocou uma bola de 30 metros na ponta do pé do Love, NA PEQUENA ÁREA. O Love conseguiu errar e nos convencer de que a relação custo-benefício não está valendo a pena. Muito legal ele ser rubronegro, jogar com uma dedicação ímpar, ser artilheiro… O Adriano, se tivesse comparecido aos treinos, treinado com afinco, jogado todos os jogos… não teria sido chamado de imperador do colesterol. E o Flamengo poderia ter tido outro destino nesta Copa Libertadores.
Mas o fato é que se classificou o time que jogou a Libertadores como Libertadores. Um time bem arrumado, taticamente, que tinha um técnico de verdade, e que tem um pequeno Pet lá, mas sempre bem aproveitado. O Flamengo “peidou na farofa”. Não encontro outra expressão, me desculpem. Além da burrice de tirar o Toró e deixar o Willians já com cartão amarelo, lembrem do tempo que se perdeu até o jogador sair de campo. E faltava quanto para terminar o jogo e as nossas esperanças ? Isso é não saber jogar a Libertadores. Lugar comum, todo mundo vai falar, mas perdemos a vaga em casa. Como sempre lembro, já dizia o Zé, o Flamengo perdeu para ele mesmo de novo.
Assim, somos forçados a dizer que o Flamengo não perdeu a classificação ontem.
O Flamengo não perdeu só um jogo, perdeu o semestre inteiro, por conta de uma presidenta que não soube gerir esta enorme bagaça chamada “futebol do Flamengo”. Estamos sem técnico, sem diretor de futebol, sem uma logística digna de um time como o Flamengo e dentro em breve, sem jogadores também.
Por fim, não dá para contratar esse Montillos e mandar o Fierro de contrapeso ? Leva de brinde o Pacheco. Aproveita e traz o técnico também. Os colesteróis não devem estar aqui mesmo….