segunda-feira, 31 de maio de 2010

A grande oportunidade do Flamengo!

Desta vez vou deixar de lado os textos mais longos e vou direto ao assunto: a presidenta Patricia Amorim compensou qualquer erro cometido até agora em sua gestão ao trazer de volta pra casa o Zico, nosso eterno ídolo. Qualquer crítica feita até agora perde importância diante do ato de grandeza da presidenta que, ao chamar para a sua administração o maior personagem da história centenária do clube, aceitou tornar-se figura secundária no centro do poder do futebol do Flamengo.

Humildemente peço desculpas à nossa presidenta por qualquer coisa e agradeço a ela a oportunidade de mais uma vez poder gritar com toda força nas tardes de domingo no Maraca: “Ei, ei, ei, o Zico é o nosso rei. Obrigado, presidenta Patricia
Amorim!
-----------------------------------------------------------------------------------------

Racionalmente, assim como qualquer torcedor rubro-negro, temo que o Zico seja de alguma forma desrespeitado por aquele pessoal que de agora em diante ficará mais distante do centro de poder e decisão do futebol rubro-negro. Cuidado, abutres, não mexam com o nosso Zico!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Mas afinal, qual é a grande oportunidade do Flamengo? Eu lhes digo. Minha área de atuação é o Marketing e sempre critiquei essa mania absurda de dirigente achar que torcedor daria dinheiro ao clube apenas por paixão, sem oferecer nada em troca. Mas taí uma oportunidade concreta. Se o Flamengo abrir uma conta em nome do Zico, se o Zico vier a público pedir dinheiro pra construir o CT e se o Flamengo fizer uma campanha bem feita na TV (me parece que o clube tem direito a alguns comerciais por ano), rádio, internet e jornais – aproveitando-se ainda da mídia espontânea que possui, o Flamengo constrói o seu CT com dinheiro dos torcedores rapidinho, rapidinho.


Ah, o ideal seria utilizá-lo para uma adesão maciça a um projeto de sócio-torcedor? Sim, seria, se houver algo a ser lançado imediatamente, melhor que seja assim. Se não houver ou se ainda for necessário tempo para o início do projeto, façam o básico e tragam dinheiro pra construção do CT. Vocês já terão deixado um grande legado.

------------------------------------------------------------------------------------------

A letra da música “Saudades do Galinho” tinha que fechar esta coluna. Relembrando a letra e a melodia, fiquei emocionado. De verdade. Quem é mais velho vai entender, as imagens daquele filmezinho na antiga Rede Manchete me vieram todas à mente.


Minha infância e adolescência não seriam as mesmas sem você, galinho. Seja bem-vindo de volta, que você seja muito feliz no V da volta, Zico!


Saudades do Galinho (Moraes Moreira)

E agora como é que eu fico

nas tardes de domingo

Sem Zico no Maracanã

Agora como é que eu me vingo

de toda derrota da vida

Se a cada gol do Flamengo

Eu me sentia um vencedor

(bis)


Como é que ficamos os meninos, essa nova geração?

Arquibaldo, geraldinos,

como é que fica o povão?

Será que tem outro em Quintino?

Será que tem outro menino?

Vai renascer a paixão ou não?


Falou mais alto o destino
e o galinho vai cantar
láiá laiá
vai cantar noutro terreiro
no coração brasileiro
uma esperança
quem sabe o fim dessa história

não seja o V da vitória
o V da volta, volta


volta galinho
que aqui tem mais
carinho e dengo
vai e volta em paz que o Flamengo
já sabe como esperar
você voltar
(bis)