terça-feira, 11 de maio de 2010

Em esquema que está ganhando se mexe?

Tenho lido e ouvido aqui, ali e acolá muitas críticas a Rogério, chamando-o de retranqueiro. Muitos criticam o esquema com 3 volantes e apenas um meia para a criação de jogadas, dizendo que é muito defensivo e que faz o time jogar na retranca. E vejo muitas pessoas defendendo a escalação de um meio campo com dois volantes e dois meias ou até mesmo com 3 volantes, desde que um deles seja Kléberson, que poderia ajudar na armação de jogadas também. E todo mundo com pânico total só de pensar na possibilidade do Rogério mandar a campo um time com quatro volantes.

A verdade é que já jogamos com esse esquema de 3 volantes há tempos e de forma muito bem sucedida. Na final da Copa do Brasil de 2006, contra o Vasco, jogamos com 3 volantes, que eram Jonatas, Renato Abreu e Toró, sendo que, durante a competição, Léo Oliveira e Júnior Boneca (ó, triste lembrança) também faziam parte de um meio campo com 3 e até mesmo 4 volantes, porque, em alguns jogos, mandamos a campo Léo Oliveira, Júnior Boneca, Jonatas e Renato Abreu. Sejamos simplistas : deu certo, tanto que fomos campeões. Uma pequena observação : sempre houve uma discussão sobre a real posição de Renato Abreu. Pra mim, ele é volante. Nunca foi e nunca será meia de criação, embora ele armasse algumas jogadas nesse time.

No campeonato carioca de 2007, também jogamos com 3 volantes que, normalmente eram Paulinho, Renato Abreu e Claiton, com Jaílton entrando de vez em quando. Ainda em 2007, durante o campeonato brasileiro, Joel Santana assume e tira o Flamengo da zona de rebaixamento e o leva para a terceira colocação da competição com um meio campo formado pela chamada tropa de elite, ou seja 4 volantes. Tinha o Rômulo, o Cristian, Jaílton, Ibson, Toró, Kléberson, Colace. Com esses jogadores, demos a famosa arrancada e conquistamos a vaga na Libertadores. Essa mesma tropa de elite conquistou o campeonato carioca de 2008 e chegou em quinto lugar no campeonato brasileiro. No carioca de 2009, novamente o esquema com 3 volantes, dessa vez com Cuca e mais uma conquista. Quando Andrade assumiu, em pleno campeonato brasileiro, manteve o esquema com 3 volantes, recebeu muitas críticas, também foi chamado de retranqueiro como todos os outros e o resultado foi Flamengo campeão, depois de 17 anos.

O retranqueiro da vez é Rogério Lourenço. Com um esquema cauteloso e também com 3 volantes, fez com que o time avançasse para as quartas de final da Libertadores, feito que não conseguíamos há muitos e muitos anos. Tudo bem que depois surtou e mandou um time sem pé nem cabeça para o jogo contra o São Paulo, mas acredito que o surto já tenha acabado e isso não vai mais se repetir.

Não vou estender essa análise a outros times brasileiros como o São Paulo, que foi tri campeão brasileiro com um esquema recheado de volantes. Vou falar apenas de Flamengo mesmo. E, depois de tudo isso, eu pergunto : o esquema com 3 volantes é tão ruim assim?

_____________________________________________________________________________________


Hoje, Dunga convoca os jogadores que vão para a Copa. A nossa expectativa fica por conta das possíveis convocações de Kléberson e Adriano. Será que serão convocados? A conferir.