sexta-feira, 12 de março de 2010

Das razões para estarmos confiantes

Que beleza poder começar um texto sem manchetes extra campo para comentar. O papo hoje é futebol e Flamengo. Mesmo sendo o único time ainda não perdeu pontos na Libertadores, não tenho visto ninguém nos meios esportivos apostando no Mengão como favorito para o título. Tomara que continue assim e que a imprensa fique falando apenas dos meninos da Vila e do “time ideal” do Mano. Mas nós, rubronegros, no que pese o fato de estarmos acostumados de que nada para nós vem fácil, temos algumas razões para estar esperançosos. Vou elencar alguns pontos aqui e vocês cuidam de confirmar ou combater este ponto de vista, na saudável democracia butequiana.

Temos um Goleiro – Quando não abre a boca, o Bruno é um dos melhores goleiros do país. Teve um período conturbado no ano passado, e podia parar de fazer aquela cerinha tradicional no meio do jogo (no último tomou um cartão por causa disso), mas no geral o Bruno faz bem as defesas fáceis e faz muitas defesas difíceis e sensacionais. O time tem confiança no seu goleiro e isso é positivo.

Temos Laterais – O Léo e o Juan já mostraram que sabem jogar. A torcida se irrita com os erros, que realmente acontecem, mas se eles não errassem tanto os jogos seriam todos 10 a zero pro Mengão, porque eles são acionados a partida inteira. Dificilmente fogem do jogo e são capazes de jogadas lindas, como a cobrança de falta e o lançamento que o Léo fez para o Adriano deslocar o goleiro, em um jogo perfeito para o nosso lateral. E ainda temos o eficiente Everton Silva, que não é craque mas costuma entrar bem e ainda é polivalente. E agora o Alvim, que veio para ser lateral mas pode acabar como volante. E que tem a cara da Libertadores, como se viu no gol de pura raça que ele conseguiu contra o Caracas. Não vou falar muito, mas Galhardo e Jorbinson, os laterais que subiram agora, em breve, serão titulares absolutos das laterais rubronegras, se ninguém resolver vendê-los a preço de banana.

Temos Zaga – Ainda que o Angelim estivesse mal quando perdeu o lugar para o Fabrício, que vem jogando bem e cometendo pouquíssimos erros, e ainda que o Álvaro tenha feito uma má partida nesta quarta, temos uma zaga superior à media do futebol brasileiro e sul Americano. David não é craque, mas tem estrela e depois que foi “amaciado”, quando entra não compromete. Quem lembra dos primeiros jogos do David no Flamengo deve lembrar, a cada 4 jogos era 4 amarelos… Mas estabilizamos o setor e paramos de tomar 2 ou 3 gols por partida

Temos Meio Campo – Pode ser que a unanimidade na escolha dos titulares seja difícil de alcançar, mas um meio campo com Willians, Maldonado, Kleberson e Pet é de encher os olhos de qualquer torcida. E que belo banco, onde ainda temos : Toró (é banco e é grosso, mas é valoroso e tem a sua utilidade); Fierro (para muitos titular no lugar do Kleberson, mas a meu ver uma bela opção que o Andrade tem para mudar o jogo); Ramon, que gordinho já foi bom quando entrou, imagine quando estiver em forma; Pacheco, que pode ser uma opção até para começar jogando quando o adversário exigir um meio campo mais corredor e rápido, e que pode jogar ao lado do Love quando o Adriano estiver fora; e outros menos cotados que eu prefiro não falar aqui por não ter nada de bom para citar ainda. Digo “ainda” porque a molecada (Camacho, Lennon) ainda não teve chance de mostrar tudo que sabe ainda, nem o que NÃO sabe…

Temos um Ataque Titular– Com Adriano e Love não tem pra ninguém. Parece que o Love resolveu compensar a não dedicação do Adriano multiplicando a sua capacidade de se desdobrar em campo. Tirando a posição do Bruno e a do gandula, já vi o Love em todos os cantos do campo. Tem uns erros bobos de finalização (ou seja, perde vários gols na mesma partida), mas tem um saldo extremamente positivo. O Adriano já provou tudo que tem a provar, e, graças a Deus, provou agora que sem ele o time também joga bem e ganha as partidas. Uma das melhores partidas do ano passado, contra os Bambis, foi sem Adriano. Se estiver apto é titular e ponto. O Império do Amor, no entanto, esconde a pior falha na equipe a meu ver, pois o ataque reserva é a dupla do terror. Gil e Dênis, até hoje, não disseram a que vieram… O Mezenga, bem o Mezenga eu deixo para vocês comentarem. Ainda estou na dúvida com ele, já que ele faz dois gols em um jogo e depois some no outro…

Temos um Técnico – Nem vou me alongar para falar do Tromba, mas a sensação é que o aprendizado dele é “público e notório”. Tranquilo, sem berrar, sem “pitis”na beira do campo, começando a mostrar mais de uma maneira do time jogar, se adaptando a cada jogo e a cada adversário… Vida longa ao Tromba !

E por fim, temos Presidenta (confirmado no Pai dos Burros, é presidentA mesmo) – Mesmo sendo “novata”no futebol, Patricia Amorim é puro sangue rubronegro e disso ninguém duvidava. Mas sua eleição, e uma entrevista que eu vi já tinham me conquistado, e sua intervenção neste último caso foi exemplar. Sem muito alarde, deu o recado certo para cada um. Não duvido que ela ajude o Adriano a devolver o mínimo que a torcida espera dele, que é dedicação e comportamento dentro dos campos (inclui campos de treinamento…)

Portanto, vamos sonhar, que existem razões para isso ! SRN !