quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pitacos Pós-Jogo: The Day After

Após o empate que nos classificou para as semifinais da Taça Guanabara, talvez seja hora de avaliar com um olhar um pouco mais crítico o desempenho da equipe até aqui.
Primeiramente, não é agradável empatar com o Olaria no Maracanã. O Rocco estava certo em seus comentários durante a partida: há alguns jogadores interessantes a serem observados no Olaria. A equipe deles faz boa campanha e eles entraram babando contra o HEXACAMPEÃO NACIONAL e TRICAMPEÃO ESTADUAL, que acabara de dar uma SOVA HISTÓRICA no Fluminense. Porém, a expectativa era, e não poderia ser diferente, de vitória, o que o nosso sistema defensivo não permitiu.
Defesa
Convenhamos, amigos, que já é hora dessa defesa se acertar, não é? As últimas duas partidas do Fernando, especialmente, e mesmo o bom desempenho dele nas primeiras me levam a concluir que ele não é o substituto do Aírton. Ele joga como volante, sim, mas um pouco mais avançado, posição em que já temos Willians e, se Deus quiser, antes do final da primeira fase da Libertadores, Maldonado de volta. Lembrem-se, amigos, que o Toró é um bom volante, eficiente, mas ele era reserva ano passado, e do Aírton, que era um volante que sabia distribuir razoavelmente o jogo e tinha um ótimo porte físico, inclusive para as bolas aéreas. Obviamente, o Aírton era uma BAITA PROTEÇÃO PARA A ZAGA. E à frente dele nós tínhamos um TÉCNICO EM CAMPO, que é o Maldonado, fora a sua excepcional capacidade de marcar sem sequer sujar o calção.
Além disso, o Álvaro parece estar irreconhecível e o Angelim não fez a pré-temporada, lembrando que não se trata mais de um garoto. Some-se a isso que não temos mais o Éverton na esquerda e que o Juan jamais foi um grande marcador e temos aí, talvez, jogando tudo isso no liquidificador, a explicação para a queda brutal de rendimento do nosso sitema defensivo.
O Andrade tem que dar um jeito nisso porque estrearemos na Libertadores, no Marcanã, daqui a VINTE DIAS, contra um time ENJOADO da Argentina ou do Chile. É hora de acertar os ponteiros, definitivamente.
Bruno
Bruno do céu, o que foi aquilo ontem? Não digo apenas em relação aos gols, mas, poxa vida, aquela entre as pernas, que passou namorando a linha do gol, de uma baliza à outra, o que foi aquilo? Um semi-frango? Ainda bem que você vem nos salvando em outros jogos e tem todo o crédito e respaldo.
Meio campo e ataque
O Vinícius Pacheco ontem foi bem marcado, amigos. Mal pegava na bola e o pessoal já estava em cima dele. Mesmo assim, jogou no nível de atuação do Adriano e do Vagner Love, abastecendo os dois com boas jogadas. Não destoou, o que é sinal de que está em franco processo de amadurecimento. Muito bom.
Sobre Adriano e Vagner Love, essa dupla SENSACIONAL de ataque, não há muito o que dizer, né? Se acertarmos o sistema defensivo, vamos para as cabeças.
Arbitragem
Hummmm, não sei não. Dois pênaltis não marcados (os do Olaria existiram, sem dúvida). É interessante que o rigor tem sido maior contra o Flamengo. Aguardemos a prova dos nove que virá com as semifinais da Taça Guanabara.
Petkovic x Marcos Braz, a NOVELA.
Novela sim, pois não sai dos jornais, graças à INSISTÊNCIA MALUCA do Marcos Braz. O Globo hoje fala em "acordo velado" entre a diretoria e Adriano para privilégios.
Bom, se era velado, não é mais, porque o Marcos Braz trouxe tudo à tona explicitamente, numa atitude, ao meu ver, impensada, precipitada e até irresponsável. Além de causar constrangimento no grupo, certamente o Adriano vai se sentir bem mais à vontade para fazer o que bem quiser.
É preciso ter atenção porque a imprensa tentará de todas as formas manter o clima de confronto entre Petkovic e o Braz, se possível trazendo para o olho do furacão o resto do elenco, a comissão técnica e quem sabe outros integrantes da diretoria.
E já começou. Confiram:
Falta de habilidade do Petkovic? No mínimo. O sérvio não é burro nem tolo, muito pelo contrário.
Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos e que a serenidade esteja nas mentes de todos.
SRN a todos, em especial à seleta Comunidade Butequiana!!!!!