quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Flauto Ajuda-lhe Mengão


Faltava 15 minutos para a virada do ano. Olhei da porta do Buteco e lá estava o Rocco, sozinho, sentado, abichornado, vendo o estabelecimento às moscas, completamente vazio.
Sentei a seu lado, pedi uma Skol gelada e tentei levantar seu astral.

_Qualé, mano??......Levanta a cabeça!!!....O Mengão é Hexa Campeão !!
_Sim, Serginho, isso me alegrou muito, mas, eu estou vivendo um momento muito difícil. Depois que acabou o campeonato, o Buteco tem ficado vazio......
_Calma, mái bróder,....Todo problema tem solução. Janeiro está aí, chegando,......vai começar o Carioca e vai ser casa cheia todo jogo!
_Eu sei disso, mas, mesmo assim, estou muito triste por ficar aqui sozinho, sem ter com quem conversar.....

Vi que era preciso levantar o astral do Rocco e nada melhor que umas boas piadas, pra fazer um amigo rir e se alegrar, então, comecei:

_Sabe, Rocco,....eu tenho pena da mãe daquele jogador, o tal de Jobson. Veja bem: A velhinha pari um filho, deseja e espera dele o melhor, vê o garoto ter uma bela chance na vida, sendo, talvez, a redenção de toda a família,...........mas aí, o moleque entra no mundo das drogas!
_É mesmo, nééé ??!!.......É triste.....
_Ele foi para o bostafogo,...........não existe droga pior que essa!!!
_Rá rá rá...........boa piada, Serginho, mas, não consigo rir.
_Rocco (continuei),.....você acha que o Jobson acabou com a “carreira”?
_Valeu a tentativa, Serginho, mas, nem suas piadas vão me fazer rir.

Eu não iria desistir e mandei outra infame.
_Sabe, Rocco; ....O tal do Renato Silva, foi pego no anti-doping, depois foi o Dodô e agora o Jobson,.........eu acho que o bostafogo tá mudando o sentido do slogan do Flamengo?
_Não entendi, Serginho,.......que slogan?
_Veja bem: “Crack”, o bostafogo faz em casa.
_Essa foi triste, Serginho!!!....Para com suas piadas!!

Ainda não era hora de desistir, então, mandei mais uma pérola.
_Rocco, dessa vez você vai ter que rir: O bostafogo contratou um tal de “Cajá”!!!!
_Dá vontade de chorar.
_E o Leo Medeiros esta voltado pro Flamengo e espera ser aproveitado!!
_Dá vontade de cagar!
_Pôxa, Rocco.........dá um sorriso, pelo menos!!!!.....Ouve essa: Renato Gaúcho falou que ainda vai trabalhar no Flamengo!!
_Dá vontade de chorar e de cagar!

Realmente, eu não consegui fazer o nosso amigo Rocco sorrir, então, dei um tempo nas piadinhas sem graça e falei sério.

_Amigo Rocco, todos nós passamos por problemas difíceis na vida, pois, são estes problemas que nos fazem crescer e amadurecer como homens. São estes momentos de dificuldades, que nos fazem conhecer a nós mesmos e saber-mos de nossa capacidade moral, se somos, ou não, dignos e merecedores da vida que nossos pais nos deram.
Veja bem, amigo Rocco; Quando estamos diante de um problema e achamos que ele é o maior de todos, quase nunca vemos que existe uma saída, até que ela apareça. Algum tempo depois, estamos rindo daquele problema, já solucionado e já estamos com outro problema e achando que este novo, sim, é o maior de todos e não tem saída.
_É verdade, Serginho.......e quase sempre, o problema que passamos acontece por nossa culpa, por um erro que cometemos.
_Sem dúvida. Se o Buteco está vazio, é porque erramos em não preparar um evento para esta época do ano.
_Com certeza, Serginho,..........mas, você estava fazendo piada, de repente passou a falar sério e a comentar sobre problemas, sobre erros, sobre as dificuldades que passamos na vida,..........o que isso tem a haver com o Buteco do Flamengo??

_Vou te dizer, Rocco: Estamos no fim de um ano que, pra nós, Flamenguistas, foi maravilhoso e pra sempre será lembrado. Ganhamos o Penta-Tri, conquistando a hegemonia carioca e ganhamos o Hexa-Campeonato Brasileiro, mas, como em todo ano, cada um de nós teve também seus problemas e dificuldades, seja na vida particular, seja no convívio com a sociedade. Nós, do Buteco, dividimos muitas alegrias, vindas das conquistas do Flamengo, mas, também dividimos tristezas, como a do problema vivido pelo nosso amigo Zé Teólifo, mas, veja você, por causa do problema do Zé e do título do Flamengo, eu, que fumava três maços por dia, prometi que nunca mais colocaria um cigarro na boca e cumpri. Desde o dia 7 de dezembro que sou um ex-fumante. Rocco, chegamos ao fim do ano de 2009 unidos.
_É, Serginho,......mas, nem assim me dá vontade de sorrir. Eu estou triste por ver o Buteco vazio.
_Rocco,....acontece que, nós temos um presente pra você.

Nesse instante, da rua em frente, acenderam-se várias luzes fortes. Eram os faróis dos carros de toda a rapaziada que freqüenta o Estabelecimento.
Enquanto eu falava e enrolava o Rocco, a turma foi chegando e estacionando, sem que ele percebesse. Mestre Sidney Bastos abriu a mala de seu carro e ligou o som, no volume máximo, com o Hino do Flamengo e a Luciana entrou já arrumando as mesas, enquanto o Imprensa Vendida espalhava serpentinas e confetes pelo salão. O SerFla deu um forte assobio e entraram, o Diogo, o Ricardo Perez, o Less, o Gustavo, o Mengão Minha Vida, o Mansur, O Zizinho, o Marcelo Aguiar, o Thiago Villar, trazendo as frutas e as comidas. O Ricardo Furtado trouxe o champanhe no gelo e entregou nas mãos do Rocco.
_Viemos fazer o nosso reveillon!!!
_Meia noite em ponto......(Gritou o Bastos)
_FELIZ ANO NOVO!!!!!! (Gritaram todos)

Do lado de fora, o Daniel Salles, que também prometeu, mas, não deixou de fumar, aproveitou seu cigarro pra acender a girândola de fogos, que coloriu o céu e a galera bebeu, dançou e cantou até surgir o primeiro raio de sol de 2010.

Amigos do Buteco do Flamengo. Aproveito esse meu último texto de 2009, para os já tradicionais votos de felicidades, mas, quero chamá-los à atenção para uma sublime mensagem, que a vida nos passou, nesse ano que se acaba.
Há menos de um ano atrás, o senhor Djean Petkovic, era um jogador já esquecido, um ex-ídolo, envelhecido e em final de carreira. Quase que nessa mesma época, um rapaz chamado Williams, era um insignificante jogador de um pequeno clube paulista. Hoje, os dois são Campeões Brasileiros, exaltados, reconhecidos e idolatrados.
Há alguns anos atrás, um tal de Ronaldo Angelim, cavava poços artesianos, para sobreviver e hoje, famoso em todo país, enche de orgulho sua cidade, seus parentes, sua mulher e filhas e sua mãe, enquanto que, na contramão, um outro rapaz, chamado Jobson, que ontem era uma promessa, viu a sorte lhe sorrir, foi orgulho de sua cidade e de seus familiares, hoje, coitado, faz sua mãe chorar de tristeza, na incerteza de que voltará a vê-lo trabalhar no que gosta, usando o dom que lhe foi dado de graça pelo Criador, mas que, por um (uns) momento(s) de irresponsabilidade, pode estar tão distante, quanto estará o ano de 2009, em 2010. Um rapaz rico em talento, mas, pobre em juízo.

Há apenas seis meses atrás, nenhum de nós, nem mesmo os jogadores, acreditavam de que o Flamengo seria Hexa Campeão Brasileiro.
Temos a certeza de que o ano que vem virá, mas, não temos certeza de como será, entretanto amigos, o futuro, bom ou mau, alegre ou triste, rico ou pobre, isso dependerá do que fizermos hoje. Tenhamos a campanha do Flamengo em 2009 como exemplo para nossas vidas.
Tenhamos como exemplo a história do Zico, que se esforçou uma juventude inteira, em troca de uma maturidade segura.
Tenhamos como exemplo o que aconteceu com Petkovic, que em seis meses viu mudar toda sua história de vida. E isso se deu em função da sorte? Não, Não e Não, pois, como eu sempre digo; “Não existe sorte. O que existe, é a mistura de oportunidade e competência”.

O importante é construir. Se a turma preparou essa grata surpresa para o amigo Rocco, foi porque ele soube construir um relacionamento de amizade e carinho com todos, caso contrário, passaria o reveillon sozinho no Buteco. O importante, é edificar, é preparar o chão para a colheita.

Às favas nossos problemas!! O importante é beber e comemorar a chegada do novo ano, acreditando que tudo há de melhorar, mas, há de melhorar porque nós vamos fazer por onde melhorar e não ficar rezando a Deus, como se só coubesse a Ele nossas realizações.
Não peçamos dinheiro, peçamos trabalho. Mas, de nada nos adiantará termos trabalho, se não tivermos saúde, então, acho mais lógico pedirmos saúde para o trabalho.
Não peçamos para ter mais amigos. Peçamos a Deus a elegância, o caráter e a elevação espiritual, próprias do Galinho de Quintino, para que não vejamos o adversário como inimigo e que tenhamos sua grandeza, bondade, compreensão, fraternidade, compaixão, caridade,....que nos elevarão a alma e com elas seremos mais amigos.

Nos exemplos que citei, acima, do Flamengo e de alguns jogadores, vejam que, em todos os casos, eles agora estão usufruindo o que construíram, de bom ou de ruim. Esta é a lição que eu aprendi.
Não importa a distância a ser percorrida, mas, sem o primeiro passo, não chegaremos nem ao segundo. Não importa quando se dará a mudança, mas, pra mim, ela começará em 2010. E nunca é tarde para começar.

Quero comemorar muito. Quero beber cantar, beijar, abraçar e quero acordar no primeiro dia útil do ano novo, com o pensamento voltado para meus ideais de trabalho, sabendo que tudo que eu construir agora, será o que vou comemorar, quando este ano novo já estiver velho.
E é isto o que desejo a todos os meus amigos. Ou melhor; É isto o que desejo à toda humanidade.