sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Zico é o cara dos caras na Gávea

“O Zico já aceitou a missão. Ele vai ser o coordenador, supervisor, presidente do futebol do Flamengo”. A frase de Márcio Braga, se confirmada, equivale a uma Sierra Maestra rubro-negra, à queda do Muro de Berlim no Flamengo, ao couraçado Potemkim na Lagoa Rodrigo de Freitas… Revolução!

É exatamente disso que o Flamengo precisa: revolução. Está quase tudo errado e não adianta remendar aqui ou acolá (até porque o que mais tem acontecido é o contrário. São novas rachaduras aparecendo aqui e acolá).

O Flamengo (assim como grande parte dos clubes brasileiros) precisa de um revolução. No caso da Gávea, Zico é o personagem perfeito para comandar este processo. O único com total credibilidade e conhecimento de futebol para meter a mão nesta cumbuca em um momento tão delicado.

Há um mês escrevi aqui, com exclusividade, que Zico havia rompido amigavelmente com seus ex-sócios de CFZ, abrindo os caminhos para uma fusão do clube com o Flamengo e, possivelmente, para a nomeação do Galo como o chefão do futebol desta união.

Mas é importante destacar que a simples presença de Zico não é mágica. Sua competência, seu caráter e sua identificação total com o Flamengo ainda não são suficientes para trazer a solução de tantos problemas e dívidas. É importante que este momento e este líder sejam usados para mudar o modelo de gestão do Flamengo. Para que o clube de maior torcida do país passe de um sistema arcaico e movido a cornetagem e amadorismo para um real profissionalismo - que, mesmo assim, não trará resultados imediatos, mas a médio prazo.

O Flamengo S.A. tem que separar-se do Clube de Regatas do Flamengo e funcionar. Não quero aqui dar uma de sabe-tudo e definir qual é o melhor formato para isso. Cabe à comunidade rubro-negra debater e chegar às suas conclusões democraticamente (mas a comunidade, hein… Não apenas os cornetas do conselho!). Mas eu garanto: sem esta separação não vai dar certo. Será mais uma frustração para a nação, e ela não merece isso.

Zico é um ótimo começo. É o líder. É o cara dos caras na Gávea. Desejo toda a sorte do mundo para ele e para o clube. Pelo bem do futebol brasileiro torço para que as palavras de Márcio Braga estejam certas desta vez.


PS: O nosso muito obrigado ao Decio por colaborar com o Buteco.