segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Caminhão Lotado

Primeiro, eu quero lembrar ao meu amigo Rocco que, o nome do dono daquele estabelecimento "clandecomercial", também conhecido como trayller e por mim chamado “Meu Consultório”, é Eduardo Pinto e não Daniel, como o nobre, claro que por engano, o chamou, num coment anterior, quando citou o ato dele ter jogado sal na televisão. Daniel é um dos amigos freqüentadores daquela espelunca, da mais alta classe, lugar refinado e freqüentado pela fina flor da sociedade cospe-grossal Gonçalense, cuja qual, com muito orgulho, me incluo.

Mas, vamos aos fatos que marcaram o domingo, lá no meu consultório.
Como em todo jogo do Flamengo, lá estávamos nós, Flamenguistas, em absoluta maioria. Cervejinha gelada na mesa, tira gosto, o espírito evoluidíssimo Rubro-Negro já se fazia sentir no ambiente, os nossos mantras já haviam sido entoados, quando o jujuba soprou o apito e o jogo começou.
Ao nosso lado, um colega de infância, o Claudinho Perereca, completamente rouco, de tanto ter gritado a dor do sofrimento, de ver, no jogo anterior, o Gaymio passar, não um caminhão lotado, mas, uma carrocinha de flores, encima do seu rebaixado fluzinho. Atrás de nós, mais dois colegas, o George Pipoca e o Fabiano Cara de Angu, ambos também rebaixados, bostafoguenses. Como o local é especificamente de Rubro-Negros, obviamente que, nele há democracia, então nós não nos importamos com a presença do arco-íris, até porque, sempre que podemos, lhes damos umas palavras de conforto, alento, de força, fé e consolação, para que aceitem com mais tranqüilidade o fato de que torcem para times pequenos e que, por isso, precisam de resignação, para aceitarem todos esses vexames aos quais o destino os submete.

Bem, o Perereca, devido à rouquidão, não dava um pio, só tentava demonstrar com gestos, sua secação contra o Mais Querido.
Vestido com o pano de chão sem cores de seu pobre timinho, o Goytacáz de Jerenal Severiânus (que treina no estádio da prefeitura, o Vazião), o Cara de Angu, com um fone no ouvido, rezava por seu timeco, contra o time da Vila (Mimosa) e, como sempre faz, secava descaradamente, gritando a cada lance de ataque do cú-ritiba. Ao lado dele, o George Pipoca, outro que seca na cara de pau, insistia em me zoar, gritando:
_Adriano é imperador de que?...Imperador que eu sei, foi Nero, Julio César, Marco Antônio,.......como podem chamar esse troço de Imperador?

Eu só virava a cabeça e respondia:
_Quem diz isso, é a imprensa internacional e não a Nação Rubro-Negra!”
E ele insistia:
_E Pet é craque?.....Você acha que Pet joga isso tudo?
_Ôôôô....Pipoca (respondi), depois de Zico, o maior Camisa 10 que o Flamengo teve, foi o Pet!!
_Que Pet.....que Zico,....craque foi Pelé, Garrincha!!!....Quantas copas o Zico levantou?
_Pipoca, a porra da copa do mundo é infeliz e pobre, porque não teve a sorte de passar nas mãos do Zico!! A porra da copa perdeu o valor e sofre, por não ter tido a benção de ser tocada pelo Maior Jogador de Futebol de Todos Os Tempos,...Zico!!!
_Vocês só estão um pouco melhores na tabela (ele insistiu), porque tem um baita goleiro, que segura tudo!!! Agora,...Adriano não é Imperador e Pet nunca foi craque!!!

Falta no Everton, na entrada da área e eu mandei a letra:

_Ôôôô...Pipoca, você gosta de ver jogo de handball? Eu já joguei e fui campeão Gonçalense nesse esporte, por isso, eu gosto e, se você também gostar, fica olhando esse gol de handball, porque o Pet vai colocar essa bola com a mão!!
_Que....Pet??....Ele vive daquele golzinho contra o vasco, porque nunca mais ele vai fazer aqui...........

“GOOOOOLLLLLAAAÇÇÇOOOO......PET !!!!!!”

A turma caiu pra dentro do George Pipoca. Eu arranquei seu boné e joguei pro alto, claro que, tudo na gozação. O cara calou e não se mexia na mesa, apenas mostrando um dos sorrisos mais sem graça que eu já vi na vida.

_Pipoca, presta atenção: Se tem uma coisa que eu não admito, é jogador do Flamengo perder pênalti e o Pet não perde pênalti!...Aliás, a abreviatura da palavra “PEnalTi”, é “PET”!!!!!

Intervalo, outra cerveja, uma ida ao banheiro, mais um cigarro, mais gozação da Nação Rubro-Negra e o George Pipoca, que havia acusado o primeiro golpe, conseguiu se recuperar e voltar pro segundo round.

_Vai ser de virada!!...marcelinho paraíba vai virar!!!
_Fica na sua, Pipoca!!!...Isso aqui é Flamengo, não é bagunça!!!...Vai ver se na padaria colocaram no jogo do seu time!
_Colocaram não, Serginho,...(falou o Daniel)...se colocassem a padaria estaria vazia como o estádio deles!

E o Pipoca continuou a secação.

_Imperador foi Nero, foi Julio César!!.....Esse Adriano é um jogadorzinho comum, grosso de bola e só faz gol por causa do físico, ele não passa de um.....

“AYRTON CORTA, TOCA PARA ADRIANO, QUE TOCA PRO PET, QUE LANÇA NA FRENTE, ADRIANO COLOCA POR CIMA....GGGGOOOOOOOOLLLLAAAAÇÇÇÇOOOO!!!!!!

Na comemoração do gol, o Adriano correu pra torcida, arrancou o Manto Sagrado e mostrou que, além de “IMPERADOR”, ele é o “HULK”, ele é um “CAMINHÃO”!!! Os jogadores, inclusive os reservas, pularam encima dele, literalmente como quem enche um caminhão. E ele arrastou todo mundo! Naquele momento, eu e um colega comentamos que, tivemos a impressão dele estar dizendo para os companheiros:
_Pula encima,....pode subir o time todo na carroceria,...lota mesmo, que eu carrego todo mundo no lombo!!! Eu sou um Caminhão Lotado!!!!

Choveu canivete aberto na cabeça do Pipoca. Não consigo nem lembrar, tudo que nós gritamos e zoamos o cara. A galera bagunçou demais o neguinho e só parou, quando, de novo, o Pet dominou na entrada da área, buscou o Adriano, o zagueiro cortou e o Williams meteu o vulcabrás na criança, estufando a rede do cú-ritiba.

Era a terceira tela de Picasso pintada, ao vivo, no Nosso Estádio, o Maracanã! O meu amigo George Pipoca, com aquela cara de Vanusa cantando o hino nacional, ria sem graça.
_Pipoca (gritei): Ajoelhe-se aos pés do IMPERADOR!!!

Aos mais novos, que não viveram a maravilhosa (em todos os sentidos) década de 80, eu lhes digo: Ontem, eu senti na alma a mesma sensação que sentia naquela época. Ontem eu vi Andrade, na pele do Maldonado, vi Júnior, na pele do Everton, vi o Nunes, na couraça do Adriano, vi Mozer, na pele do Álvaro, vi Leandro, na pele do Leo Moura, vi Lico, na pele do Williams e,....vi o Zico, na pele do Petkovic, com um sotaque europeu na fala, mas, com o mesmo bom português correto, na magia do trato com a bola.
Você, garoto mais novo, que não viu o time de 80 jogar,......ou melhor,.....não viu o time de 80 passar o caminhão lotado encima dos adversários, você que só conhece de ouvir falar, que pensa até que é mentira, o que nós contamos, reveja os gols de ontem e acreditem: Era assim mesmo! Era assim, todo fim de semana.
Eu, Sérgio Caetano, o Mestre Sidney, o Rocco, o Ser-Fla e outros amigos, que contabilizamos um pouco mais de anos vividos, nós não íamos ao Maracanã só pra ver mais um jogo do Flamengo. Nós não íamos ao Maraca, só pra ver mais uma Vitória do Flamengo. Isso, nós já sabíamos que era certo. Nós íamos lá, só pra saber de quanto.

Pet, meu Rei. Obrigado por me lembrar, mais uma vez, o Meu Maior Ídolo na vida!!
Esse Gringo joga pra cacete , é um puta craque, é um monstrinho e bate pênalti igual ao Zico!
Se a diretoria do Flamengo tivesse um pouco mais de visão em marketing esportivo, convenceria o Adriano a ceder a Camisa 10 ao Pet. Além de um gesto digno de reconhecimento ao craque e verdadeiro dono da posição de um Camisa 10, este ato, certamente, causaria um furor na Nação.

Se me permite o colega de profissão, também grande Rubro-Negro, mister Jorge Ben Jor, quero terminar o texto com a letra de sua música.

“É falta na entrada da área.
Advinha quem vai bater?
...É o Camisa 43 da Gávea!”