terça-feira, 25 de agosto de 2009

QUE TORCIDA É ESSA!


















Boa terça-feira a todos do Buteco!
A todos os torcedores que tem uma paixão infinita pelo Mengo, em todos os cantos do planeta, e que acreditam sempre e estão sempre juntos a qualquer sinal que se dá na saída do túnel, do surgimento do nosso manto sagrado em campos verdes, como um deus astronauta vermelho e preto rompendo da nave-mãe!
Que emoção se compara àquele segundo quando o Flamengo entra em campo? Quanto vale essa emoção? Muitas frustações, certamente, que podem advir do nascimento dessa criança do útero do Maraca! É um filho lindo, mesmo quando é um bando de bondes envergando o manto! É um filho ovacionado quando o time se fecha em campo, em busca do resultado, em busca do suor e do sangue que vale mais do que o próprio resultado, para a Nação!
Que torcida é essa, que atrai torcedores, sim, porque quantos são aqueles que se tornaram flamenguistas pela mística de sua torcida? Não, somente, por conquistas em campo, mas pela magia, pela força e simpatia da massa rubro-negra?
No último Flamengo e Corintians eu estava em S. Paulo, capital, no bairro da Barra Funda. Em plena maloca que abriga doadores e comedores de travestis. Mas, o que eu vi foram várias pessoas na rua, durante e após o jogo, com a camisa do Flamengo! Vibrando com o jogo, e depois com a vitória, saindo de casa gritando o maior grito de amor e de paixão que se pode emitir: "MENGÔÔÔ!!!!". Não, não era um bando de pôrra-loucas que criam juízes, era a Torcida do Flamengo em todos os cantos do planeta! Mais tarde, quando saímos para jantar, produção e membros da banda que eu acompanhava, comentei com o produtor local, um paulistano, o fato natural daquele vôo do urubu. E ele, na maior cara-de-pau respondeu "Ô meu, as torcidas do Corintians e do Flamengo são assim mesmo, em qualquer lugar". Hããã?? Assim mesmo aonde, cara-pálida? Eu não vejo aquela camisa com o volante de navio no Rio de Janeiro! Por mais que forcem a barra!
Pois é, a Torcida do Flamengo é o maior patrimônio do clube! E, deve ser respeitada, principalmente pelos seus torcedores. E os seus torcedores devem respeitar um ao outro, e a forma de torcer de cada um. Não vejo problemas em se criticar jogador, técnico e dirigente. São figuras públicas da Nação e alguns até ganham pela sua imagem ser publicada nas tevês, na mídia em geral. Vendeu a imagem, e agora a culpa é de quem vê, se as coisas não estão dando certo? Só que, atualmente, está havendo uma inversão de valores, e alguns jogadores estão criticando a torcida, e fazendo pouco caso dela. Há um jogador, em especial, que vem desrespeitando a Nação. Está na cara de todos que o Bruno vem não-agarrando de sacanagem! São três jogadores que já deviam ter vazado da Gávea há muito tempo, Bruno, Léo Moura e Juan. Pois são nocivos ao ambiente do clube! Nem discuto se o Flamengo tem um time ou não, mas posso afirmar que o Flamengo não tem um bom ambiente para se trabalhar, quando um jogador questiona os métodos de trabalho da Comissão Técnica. Quando um outro manda a torcida tomate crú e sifu, em pleno estádio frente às câmeras! Quando um outro não-agarra há muito tempo! O respeito não existe mais, e se quizermos recomeçar tem que haver um corte moral no elenco.
Não sou dos que botam a culpa no Andrade pelo time estar mal, mas também não boto fé de que o Tromba seja o profissional ideal para recompor o time. A não ser que os muquiranas resolvam dar a vida pelo técnico em mais dois jogos, como mencionavam antes, e aí a coisa vai fluindo assim, promiscuamente, na saliência...tira-deixa, tira-deixa.
Li, em alguns blogs, torcedores questionando e intimando a rubro-negritude de outros, porque se queixavam e lamentavam das patéticas apresentações do time. Babaquice isso, de querer chamar o Flamengo para si, como prova de virilidade. Quem quizer empenhar a sua virilidade no comprometimento deste time que o faça, só não se surpreenda se acordar com o pau-na-mão! Agora, bater no peito, primitivamente, pra moldar um comportamento fascista e tribal, não condiz com a grandeza e a riqueza da nossa torcida, e das várias características e formas de torcer que se expressam em cada flamenguista, em todos os cantos do planeta!
E, o Adriano, vai fechar ou não vai?
Tô bolado, segue...sem revisão.