segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Coluna do Victor Esteves

Amigos do Buteco,

Espero que a raiva que eu vou despertar em quase todos me permita continuar a chamá-los assim ao final da leitura. Mas eu tenho uma queda para a polêmica, não consigo evitar. Eu poderia me calar, ou fazer parte do fuziladores que vão passar a semana falando mal do Bruno, do Andrade, do preparador físico, dos dirigentes. Mas como o Buteco sempre foi democrático, tomei a liberdade de expor uma visão um pouco diferente das que tenho lido aqui.

Primeiro : Poucas vezes na vida vi o Flamengo tão perdido como no jogo de ontem. Nós não jogamos nada. O Avaí (quem é o Avaí ? – é um time bem treinado e com um bom conjunto e união entre os jogadores) deu uma demonstração simples de que futebol é um esporte e segue alguma lógica. Do tipo : Se treinar, tem mais chance de dar certo no jogo. A nossa escalação de ontem nunca deve ter jogado junta nem em treino. Fica difícil mesmo.

Segundo : O Bruno é um grande goleiro. Falhou em várias jogadas nestes últimos jogos, e em outros mais, mas é um belíssimo goleiro. Se fosse outro goleiro, muitos dos pontos conquistados nesse campeonato não teriam sido ganhos. Nem o Campeonato Carioca, que não importa se é fraco ou não, para a adorcida é mais um motivo para as gozações nas rodas diárias de amigos. Se não tivéssemos ganho não teríamos gozado ninguém teríamos sido gozados. E isto conta, pelo menos na minha conta. O Bruno pode ter errado dentro de campo e até alguma vezes fora de campo. Mas é um bom goleiro, defende muitas bolas simples e muitas bolas difíceis. Não temos ninguém a altura para substitui-lo. Então vamos dar força pro cara, gritar “PQP, é o melhor goleiro do Brasil”, e não (JAMAIS) vaiá-lo em campo, principalmente durante o jogo. Esse papo de dizer que ele estava fazendo cera é uma visão errada. Ele falou, e eu revendo o jogo confirmei, que o problema de repor a bola em jogo rapidamente era de má colocação do time. O time estava perdido nestas duas últimas partidas. É verdade. É tudo chutaço pra frente. Aí a defesa adversária cabeceia prá frente, nós estamos jogando sem meio campo, a nossa defesa não segura os atacantes.... lá vem bola de novo contra o nosso gol ! E o culpado é o Bruno ??? Mão na consciência, galera, revejam as jogadas.....

Terceiro : nenhum técnico do mundo arruma em duas semanas um time com Rafael Galhardo, Jorbinson, Camacho, Lennon, Fabrício, Alex Cruz.... Esse time é juvenil ! Pode vir a ser um excelente time, mas precisa de 6 meses de treinamento. Aí, agora, o Andrade não é técnico por porte do Flamengo, substitui mal... Olhem pro banco !!!! O que sobrou ali ? Antes de crucificar o coitado, pensem o que pode ser feito.

Quarto : Passei o semestre inteiro escutando, Fora Leo Moura, Fora Juan, Fora Toró, Fora Kleberson...... Alguém ainda acha que o time está melhor sem eles ? Que eles não fazem falta ? Que com o nosso time de juvenis vamos escapar das últimas colocações ? Olhem o time que estava ganhando e olhem hoje quem tem para serem escalados. Precisamos aprender que os craques do passado não estão em campo, e que os jogadores que temos estão sujeitos a errar. Não sendo craques, erram muito. E isso acontece mais ainda onde a pressão é constante e, de vez em quando, injusta.

Quinto : A torcida do Flamengo é a maior do mundo. Ser flamenguista é um estado de espírito, uma coisa que transcende ao entendimento dos comuns mortais do arco irís. Mas, isso não ganha jogo. Podemos reclamar quando o time não se aplica, não corre atrás da bola. Alguém acha que esse tem sido o nosso problema ?

Resumindo, pessoal, volto a dizer. Falar mal do time dá azar ! Porque só azar explica os gols perdidos, que se tivessem entrado teriam deixado todo mundo feliz... Não foram uma nem duas vezes, foram dezenas de lances perdidos ou desperdiçados. Vamos entender o que temos na mão em termos de equipe, vamos para os jogos apoiar a garotada, vamos cantar enquanto o time estiver em campo. E vamos criticar, sim, mas com base na realidade e não só na paixão. Temos coisas que ninguém tem, como dois atacantes que vieram pro Flamengo por amor ao clube. Um jogou depois de ter febre de manhã e o outro deve ter agravado a contusão porque tentou ficar em campo no último jogo... Nossa defesa não joga com os mesmo jogadores há um tempão, cada hora é um trio.... O Airton tava batendo tudo que (não) tem direito e com isso acaba saindo do time e nos prejudicando. O Willians é outro que não teve jeito senão apelar, porque os caras vinham com tudo toda hora....

É isso, galera. Podem dizer que eu estou passando a mão na cabeça desse povo, mas é que eu quero continuar a torcer para o Flamengo. E se eu entrar nessa barca do “tá tudo ruim, são todos ruins” eu só estaria fazendo o jogo daqueles que apostam no pior para aparecerem depois como salvadores da pátria.

Em frente, Andrade, arruma essa garotada e vamos ganhar os jogos !