terça-feira, 7 de julho de 2009

Responsabilidade ou Coração?



A dúvida pode parecer sem sentido, mas quando o Flamengo oferece 9 milhões de reais ao Porto e mais alguns milhares para o Ibson, o dilema merece uma reflexão. O Ibson é bom jogador e por conta disso não vou opinar se valeria a pena ou não. Eu quero que os torcedores se questionem. Busquem respostas coerentes, enfim, criem um debate de alto nível sobre um tema que movimentou e ainda vai movimentar o noticiário rubro-negro.

Com o Ibson, o Flamengo teria a garantia de que conquistaria o título brasileiro? A vaga para a libertadores? Uma boa campanha na competição sul americana no ano que vem? Quanto ele se valorizaria como patrimônio nas próximas temporadas? Recuperaria o investimento? Empataria?

Sem o Ibson, o Flamengo sai fora da disputa pelo título? Perde as chances de brigar por uma vaga no G-4? Com a quantia proposta, é possível reparar a perda do camisa 7? Há jogadores no mercado e ou no elenco capazes de substitui-lo à altura? Com esse dinheiro, o clube não melhoraria as suas instalações?

Por incrível que pareça, um “sim” ou um “não” cabe em todas as perguntas. Depende, claro, do ponto de vista de cada torcedor. Seja ele, apaixonado, racional, consciente, fanático. Tudo junto e misturado ou em porções iguais. Eu penso que uma grande torcida necessita do debate para se organizar e mostrar força. Obviamente, opiniões diferentes vão existir, talvez não haja consenso, só que uma torcida que discute e troca ideiais, tem mais chances de se fazer ouvir por quem está no poder.