terça-feira, 5 de maio de 2009

Coluna do Less

A HEGEMONIA

No Domingo passado ganhamos um inédito Penta-Tri Carioca, tirando a "negra" em finais de estadual contra o bostinha (3 x 2) e assumindo a hegemonia absoluta de títulos no Estado. É bom recordar que iniciamos a disputa do Carioca em 1912, “somente” 6 anos após o florC, antigo detentor desta honraria, e que já contava então com 5 conquistas. Nos últimos tempos foram incríveis 7 títulos em 11 anos. Era algo que ainda faltava em nossa gloriosa história. Pode descansar bacalhau imundo, habemus novus vice!

Como até as rachaduras na marquise do Maracanã já sabem, a hegemonia do Flamengo no Brasil chegou ainda nos anos 80. E em pouquíssimo tempo diga-se de passagem. Infelizmente, por motivos que já são de conhecimento público, perdemos nossa posição de maior campeão em Brasileiros ano passado, e mesmo assim só após 16 longos anos. Já a hegemonia regional é algo que todos nós torcedores pacientemente vínhamos esperando por toda uma vida dedicada as coisas do Flamengo. Na verdade, ela só não veio antes porque estávamos muito ocupados com objetivos maiores em nossa fase de ouro. Ou seja, na pior década da nossa história recente, onde lutamos para não cair em grande parte dela, acumulamos vergonhas contra times desqualificados e nacionalmente só ganhamos uma mísera copinha do Brasil, finalmente conseguimos assumir o reinado do Rio. É mole?

Desde 1999 estamos ganhando Cariocas que pareciam impossíveis.. Como no gol de falta do chinelinho Rodrigo “Ortobom” Mendes no referido ano e contra um rival que tinham a vantagem de perder por 1 gol na final, vide o asco em 2001. Ganhamos também contra times que vinham mais embalados, caso do bostachoro em 2007; com atacante que não sabe chutar fazendo 3 gols em finais como o Jean em 2004 e ainda com Retardelli e Obunda desequilibrando e salvando a pátria em 2008. Até no atual campeonato podemos dizer que ganhamos apesar do ataque Obunda e Bondiel..

Por essas e por outras que eu não me iludo mais com carioquinhas. É mais ou menos como ganhar presente de amigo oculto em festinha do trabalho.. É bom, na hora emociona, mas vale mais pela brincadeira com os amigos e a lembrança..

Pessoalmente, acho que o Penta-Tri significa mesmo a real possibilidade de um inédito Tetracampeonato estadual ano que vem, mais do que qualquer outra coisa. E no fundo, todos sabemos que a hegemonia viria cedo ou tarde.

Quanto ao jogo, nosso Brunão “Marrentão the wall” saiu como herói, porém quase complica com suas saídas tresloucadas, como a do 2º gol do bostinha. Além dele, destacaria o Kleberson não só pelos gols, belos vale ressaltar, mas pelo conjunto da obra na reta final, fazendo a diferença nos momentos certos contra adversários fortes. Não adianta nada ser melhor em campo contra ivinhema e volta redonda. Outros destaques do jogo foram Airton, Willians e Angelim. Nosso capitão Fabio Luciano foi muito bem jogando tranquilinho na sobra, como sempre, porém ia se despedindo com uma expulsão meio ridícula. Ainda bem que título apaga todas as burradas, não é mesmo Seu Cuca, Seu Perlla e Seu Ibson “pé torto”? Aliás é bom apagar tudo de errado mesmo, pois amanhã tem jogo importantíssimo que vale vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.

Enfim, apesar de tudo de ruim que aconteceu no começo do ano, dou meus parabéns aos profissionais da Gávea. Do porteiro ao Presidente licenciado, ficam meu abraço e minha homenagem pelo inédito Penta-Tri.


SRN


Obs: Um ataque com Obunda e Bondiel é pra matar qualquer um do coração.. Se o Mestre SerFla sobreviveu a isso não morre tão cedo.. Desde Kita e Nunes em 87 e Toto e Gaúcho em 92, que não se via um espetáculo tão dantesco.. Peraí.. 87 e 92?! Porra, nós fomos campeões com esses molambos no elenco! PQP! Liga pro Kl$ff$r Milk agora mermão! Adriano Imperador de C&#$% é R#*&! Manda comprar o Bondiel e renovar com o Obunda pro Brasileirão!

Caráleo.. Deve ter passado o efeito do meu remédio.. ;-)