quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

ENGANADOS !

Nos primeiros contatos com a paixão, ainda na adolescência, ficou marcado em mim o relacionamento amoroso de um amigo. Tínhamos um grupo inseparável que ia à praia, ao cinema, às festas; ouvia música, jogava futebol e trocava confidências. Éramos amigos como irmãos. Mas um de nós em especial atraía nossas preocupações numa fase em que não se deve ter nenhuma. Preocupava-nos sua constante expressão de tristeza, ansiedade e indisfarçável demonstração de que havia algo errado. Sabíamos do seu deslumbramento por uma menina da rua vizinha, com quem mantinha uma conturbada relação, e que esta não lhe retribuía a mesma devoção: trocava as companhias masculinas na mesma velocidade que retocava o batom. Conversávamos com ele tentando convencê-lo a desistir, mas ele sempre acabava acreditando nas suas mentiras e promessas de regeneração, pois era um incorrigível escravo daquela paixão. Ficavam um tempo juntos, mas quando tudo parecia bem, chegava aos nossos ouvidos mais uma pulada de cerca da incorrigível cabrita e, novamente, se fazia necessário que molhássemos os ombros de nossas camisetas com as lágrimas de sofrimento desse amigo.
Lembrei dessa história adolescente porque a associo ao que temos vivido nos últimos tempos. Hoje em dia somos, todos nós, quase quarenta milhões de torcedores, tão iludidos, tão enganados e TÃO CORNEADOS como este meu amigo. Pior ainda, pois ao contrário dele, que finalmente encontrou sua cara metade, e hoje em dia é muito feliz, temos consciência de que passaremos o resto da vida reféns dessa paixão e que a única salvação é a regeneração do Clube de Regatas do Flamengo.E, enquanto isto não acontece, tome de continuar acreditando nas promessas de reformulação, nos iludindo com as juras de que passaremos a ter uma gestão profissional; de que os salários não mais atrasarão; de que a penúria financeira ficou no passado; de que estamos quitando nossas dívidas; de que os problemas que nos impediam de receber as cotas de patrocínio da Petrobrás terminaram; de que manteremos um elenco no nível dos melhores do país; de que conquistaremos títulos importantes; e de que estamos contratando alguns dos principais jogadores do mundo da bola.
Ao contrário disso, ano após ano, vemos camisetas Hering sendo trazidas a preço de Armani e nos desesperamos ao ver nossa fábrica produzindo Armanis que são negociados a preço de camisetas Hering, dilapidando ainda mais um patrimônio já incapaz de cobrir o próprio buraco provocado pelos chafurdadores que hospedamos nos últimos tempos. Os atrasos salariais não só continuam como estão beirando o risco de promover uma verdadeira debandada geral dos nossos jogadores, depois de irem à justiça para exigir seus direitos e se verem livres de nós. E quanto ao patrocínio da Petrobrás? Se era para renovar por valores tão significativamente menores e continuar sem receber, por que então renovaram?Se nos resta tão pouco a receber das cotas de patrocínio de 2009, como faremos para nos manter até o final do ano?
A verdade é que é triste constatar que a quitanda do Seu Manoel na esquina é mais bem gerida, organizada, E, PRINCIPALMENTE, LIMPA que o clube possuidor da Maior Torcida do Mundo. Mas, como seria difícil imaginar um outro quinto da população se dispondo a molhar seus ombros por nós, viemos aqui diariamente buscar uns os ombros dos outros para chorarmos nossas mágoas. Só que há uma diferença básica entre esse meu amigo de infância e a nossa Nação. Ao contrário dele, não somos cegos, nem MANSOS e muito menos estamos dispostos a ficar de braços cruzados esperando que a D. FIFA resolva um dia nos rebaixar para uma divisão secundária por causa de uma dívida não paga a um jogador ou a um clube que ingenuamente nos cedeu seu atleta e não viu a cor da grana. Que esses dirigentes e empresários, tão pródigos na arte de tentar nos iludir, não se esqueçam que mesmo o mais domesticado dos animais reage ao se sentir acuado. Que o mais amigo dos cães se cansa de apanhar e ataca o próprio dono e que a nossa torcida já esgotou a paciência com as humilhações que vem sofrendo diariamente, em todos os meios de comunicação, por causa de erros dos quais não é responsável. BASTA !!! Não abusem da nossa paixão. Estejam certos que é DE VOCÊS que cobraremos as consequências de um naufrágio anunciado.
Diante desse quadro caótico e às vésperas de uma semifinal de campeonato, só nos resta esperar que o nosso treinador escolha, ao invés de estrelas, onze HOMENS para nos representar nessas partidas. Que deixe os reclamantes, por mais importantes que sejam ou por mais dentro dos seus direitos que estejam, do lado de fora. Que mande a campo apenas os que têm consciência da responsabilidade de envergar o nosso Manto Sagrado e do que representam para os milhões de torcedores que os têm como ídolos. Defender o Flamengo em uma decisão não é para qualquer um. TEM QUE TER TESÃO !!! Se alguém do elenco estiver incomodado com os atrasos salariais, sinceramente que compreendo e respeito, mas prefiro que fique de fora. Seja contra Rezende ou contra quem for a torcida vai EXIGIR seriedade e dedicação MÁXIMAS e lotará o Maraca para cobrar isto.
PRA CIMA DELES, MENGÃO !!!