quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

DURO DE ATURAR

Amigos, preparem-se para o que vem por aí. Não vai ser fácil. Não, não me refiro ao Carioca que começa neste final de semana. Esse eu só não digo que é OBRIGAÇÃO porque não tem dado muita sorte para nós esta afirmativa, mas que será mais um MICO sem tamanho não levantarmos esse caneco, eu não tenho a menor dúvida. O que não vai ser fácil é ter que aturar essa mídia vendida bajulando o hexa tri e o time do TRAIRA. Vai ser dose para mamute depois de uma superalimentação. O Arouca já é chamado de craque e não tenham dúvidas que Sousa e Washington brevemente passarão a ser tratados como opções para o ataque da nossa Seleção. Incrível o poder da Ponte Aérea, não é mesmo?

A rasteira que tomamos do TRAIRA e o título do SP foram o combustível que faltava para a CORJA GLOBAL, sem o menor pudor, demonstrar todo seu interesse em VENDER o futebol de lá e o seu profundo desprezo pelo praticado aqui e no resto do país. O Jornal Nacional já não fica um só dia sem falar em CUrintians e esta semana passou um bloco inteiro se derramando em elogios aos “grandes” atacantes dos clubes de SP: Washington, Sousa, Keirrison, Kleber Pereira e um Leão Marinho amestrado que há mais de um ano não pega em bola. Eles só podem estar de sacanagem, né? No Sportv então, em nem me dou mais ao trabalho de sintonizar. Fazem seus programas como se fossem restritos à paulicéia e para os ingênuos masoquistas “estrangeiros” que ainda conseguem ouvi-los esperando alguma notícia de seus clubes.ABSOLUTAMENTE INSUPORTÁVEL !!! Na concepção deles o Campeonato Paulista é uma Olimpíada e os outros pelo país não passam de Para-Pan-Americanos. Mas a realidade expressa nas coberturas esportivas globais são tão verossímeis como o azul do Rio Tietê que aparece em suas novelas e, portanto, não merecem crédito algum.

Como podemos mudar isto? Simples: Participamos de um meio de comunicação não sujeito à vontade de empresas e sobre o qual “eles” não têm controle das opiniões expostas. A blogosfera, não submetida à lógica das grandes corporações, tornou-se um espaço político da maior importância, prenhe de criatividade e de possibilidades de criar o novo. O que nos cabe fazer é nos unir para, ao configurar o ambiente virtual como espaço de debate, combater o que considerarmos absurdo, conclamando o maior número possível de torcedores a evitar seus programas, páginas de Internet e ainda ENTUPINDO suas caixas de e-mails protestando. Se você mora em uma cidade de maioria rubro-negra e o jogo do Flamengo não for passar na sua praça, para a transmissão de um jogo de times paulistas, PROTESTE ! PROTESTE MUITO !!! E convença seus amigos flamenguistas usuários de Internet a fazerem o mesmo. É um direito de vocês.

Nossa força reside exatamente no INCOMPARÁVEL tamanho que possuímos, dividido pelo país inteiro, e se fizermos o uso correto desse gigantismo conseguiremos todo o respeito que merecemos. Se decidirmos que ficamos magoados com a Coca-Cola pela sua propaganda com o Biro-Biro e passarmos todos a tomar Pepsi, não tenham dúvidas que eles a tirariam do ar imediatamente. Se a torcida do Flamengo resolver que a musiquinha da VIVO (“não pára, não pára, não pára”) é muito parecida com a cantada pela torcida curintiana e resolver migrar para a TIM ou para a OI, são eles que “PARAM”, na hora.Somos UM QUINTO da população desse país e temos OBRIGAÇÃO, como torcedores apaixonados que somos, de defender os interesses do Clube de Regatas do Flamengo. Canal de TV é uma concessão e imparcialidade é OBRIGAÇÃO. Estão tentando ROUBAR nossos torcedores com a propaganda MAIS SÓRDIDA e PARCIAL da história da mídia neste país e precisamos tomar uma atitude JÁ, sob pena de nossos descendentes rubro-negros passarem pelo dissabor (que estamos passando agora com a perda de uma hegemonia de 25 anos), de perderem algum dia também sua hegemonia em tamanho.


ELEIÇÕES

Patrícia Amorim merece toda a nossa admiração, pois é uma GRANDE rubro-negra, que sempre defendeu as cores do nosso clube com imensa dedicação, competência e até mesmo por isso contou com o meu voto para se eleger vereadora. Mas se ela é contra a separação dos esportes no Flamengo eu lhe peço mil desculpas, mas sou TOTALMENTE contra sua candidatura para a presidência do Flamengo. E isto por absoluta convicção que a separação deles é a nossa única chance de sobrevivência financeira, construção do CT e manutenção de um elenco de futebol competitivo. Patrícia tem minha total confiança, já torci MUITO por ela em várias competições, mas preferiria vê-la utilizando seu prestígio e experiência adquirida no esporte amador lutando, exatamente, para conseguir esses patrocínios que lhes tornariam auto-suficientes. Nosso carro chefe é o futebol e incumbi-la dessa responsabilidade seria o mesmo que colocar o Andrade para decidir os destinos da natação do clube. Se for da vontade do Leonardo concorrer à nossa presidência, e tenho certeza que é, será ele quem terá meu apoio. E caso o nosso Conselho Deliberativo crie qualquer obstáculo para sua candidatura baseando-se em um estatuto ultrapassado, obsoleto e tendencioso, soará como confirmação de que vivemos um regime de DITADURA dentro do nosso clube e com uma cúpula mais comprometida na manutenção do poder do que no futuro que todo torcedor rubro-negro espera. Uma pessoa com a sua experiência em administração de futebol, que trabalha há anos em um clube TOP do mercado mundial, que é um flamenguista dos mais vencedores e queridos da nossa história e que demonstra profundo conhecimento dos nossos principais problemas, não pode ser descartada como alternativa, em um momento que a nossa incompetência administrativa nos coloca em segundo plano no cenário nacional.

E o nosso principal problema é o comportamento desse mesmo Conselho Deliberativo que impede qualquer tentativa de Reforma Institucional, notadamente a ÚNICA SAÍDA para modernizar nossa gestão e recuperar a capacidade de investimento.Se a vontade da maioria dos sócios for pela manutenção do modelo atual, ou até pela própria Patrícia, que sua derrota seja nas urnas em uma disputa justa e com a seriedade que sempre pautou seu comportamento dentro de campo e não através de manobras escusas daqueles que apenas SE SERVEM ao invés de servir ao Clube de Regatas do Flamengo

O TIME

Mestre Cuca tem nas mãos todos os ingredientes para confeccionar um belíssimo prato e sem precisar descascar as cebolas que o faziam chorar tanto em anos anteriores. Nosso elenco é forte, entrosado e tem peças de reposição de qualidade que lhe propiciarão as mais diversas opções na escalação. Com os jogadores disponíveis eu gostaria muito de ver nosso time jogando em um 4-3-2-1, com Airton (ou Toró), Ibson e Kleberson fazendo a proteção para Marcelinho e Zé Roberto poderem encostar mais no Obina. Mas pelos treinamentos na Granja ele não me parece disposto a arriscar tanto e tudo indica que vamos continuar priorizando o jogo com os nossos laterais.Temos uma ótima oportunidade de montar uma equipe extremamente técnica e com as características ofensivas que o Cuca costuma gostar de utilizar. Se ele conseguiu montar um time, com as conhecidas limitações que o elenco botafoguense já possuía na sua época, jogando um futebol tão vistoso, não há porque não termos esperança de conquistar mais um tri jogando um futebol competitivo e bonito ao mesmo tempo.

Não devemos cometer o erro de achar que nos tornarmos o clube com o maior número de títulos do estado e conquistarmos mais um TRI é pouca coisa. NÃO É, NÃO !!!Qualquer torcedor que conheça a história do Flamengo sabe a importância dos nossos TRI anteriores, o quanto eles foram comemorados e principalmente o quanto foi necessário lutar para consegui-los. Vamos lutar MUITO e comemorar MUITO por este PENTA-TRI também. Afinal de contas essa conquista fará com que tenhamos a hegemonia isolada no estado pela primeira vez na história. E se isso não bastasse, já faz quase um ano que não gritamos “É CAMPEÃO”, e isso é muito tempo para quem torce para um clube chamado FLAMENGO.

PRA CIMA DELES, MENGÃO !!!