terça-feira, 18 de novembro de 2008

Ao Ídolo Íbson











Nos anos 80, era do Galinho & Cia, todos os garotos da base o viam como exemplo e, ainda tinham Leandro, Júnior, Mozer, Lico, Raul, Adílio, Andrade, etc, etc,....para se espelharem.
Daí se explica as gerações que acompanharam e sucederam àquela maravilhosa equipe. Vieram, Luiz Antônio, Gilmar Popoca, Vitor, Anselmo, depois, Djalminha, Marcelinho, Paulo Nunes, Nélio,......
Um dia, secou a fonte de “ídolos”. A partir dali, tivemos Romário, que também ajudou a formar o caráter de uma geração, mas, se passava o exemplo de um goleador, quase imarcável, sensacional, oportunista, frio e matador, dentro de campo, fora dele, foi exemplo de individualismo, egoísmo e desagregador.
O Vômário ajudou na criação da geração “Eu”.....Eu faço, Eu Sou, Eu Mando, Eu Quero, Eu Sou O Cara....
A geração Baixinho, não recebeu nenhum exemplo de futebol solidário, de companheirismo, de coletividade. Não havia o “Nós”, mas sim, o “Eu”. Vejam que, pra história, Vômário classificou o Brasil em 93 e ganhou a Copa de 94,.....sempre sozinho!
Acho até que, mesmo sabendo o mal que fazia a esta geração, o Nanico não se importava. Quantos mais seguissem seus exemplos negativos, menos riscos ele correria, de encontrar alguém que desbancasse sua fama e ultrapassasse seus feitos.

Depois, tivemos o Petcovik, pra mim, depois do Zico, o melhor Camisa 10, que já passou pela Gávea. Opinião minha!!!
Exemplo de craque??....sim. Exemplo de União de grupo??....também não.

Há algum tempo, não lembro se num post, ou se num coment, escrevi, no nosso co-irmão, Blog Flamengonet, sobre a importância do ídolo no time, para a formação dos futuros craques.
Hoje, abri o jornal “O Dia” e me deparei com essa matéria:

Na escolinha do Fla, rubro-negros imitam Íbson
http://odia.terra.com.br/especial/ataque/flamengo/htm/na_escolinha_do_fla_rubro_negros_imitam_ibson_213466.asp

Outro dia, falando alto, aqui nessa mesma porta, desse mesmo Buteco, desci o cacete no meu conterrâneo, Íbson, por ele ter declarado que o time “relaxou”. Abri minha caixa de ferramentas, mandei a borduna, meti o meu vulcabrás no Íbson, mesmo vendo-o como um baita de um talento e tendo-o como meu grande ídolo, no atual elenco.
Hoje, depois dessa memorável atuação de domingo, diante dos mesmos amigos e companheiros de balcão, ergo a mesma mão que apontou seu erro, agora, para embalar seu berço e, gostaria de deixar a este nobre e talentosíssimo jogador, do Maior Clube do Mundo, umas palavras sinceras, que o fizessem entender, o que ele e seus companheiros, representam para mim e, para a Nação Rubro-Negra:

Íbson, meu caro: Você tem um filho, de apenas 1 aninho, que nasceu com saúde física, mental e espiritual, pois, já nasceu Flamengo. Tenho certeza que o menino seja a razão maior de sua existência, de seus esforços e de seu trabalho. Em seus sonhos, você deseja-lhe mais felicidades do que pediu para si próprio. A ele, você dá educação, carinho, amor e, vendo-o crescer, você sabe que será seu maior ídolo, assim que o curumim começar a entender a vida. Com certeza, ser o ídolo do próprio filho é motivo de honra e orgulho, para qualquer pai e, este sentimento se realizará e você o terá no peito em breve.
Íbson; Você tem uma enorme responsabilidade por este garoto, mas, não há nada de anormal nisto, já que, ele é seu filho legítimo, é seu sangue que corre nas veias do petiz.
O problema, Íbson, é que, ao se tornar um “Ídolo”, você passou a ter essa mesma responsabilidade com os filhos dos outros.

Na verdade, isso não é um “problema”, como eu disse acima e sim solução, pois que, é a vida trazendo à sua frente a realização de um sonho seu. Sim!!!.....Quando você era um garoto, você sonhou em ser um ídolo!! Você rezou por uma chance de estar no campo do Maracanã e ouvir seu nome gritado pela Maior Torcida do Planeta. Daí, a vida lhe atendeu o desejo e, hoje, os meninos da base do Flamengo, estão tentando copiar aquilo que você faz!!

Olha que bacana, Íbson...!!! No passado, você se espelhava no Zico e hoje, as crianças se espelham em você. Elas querem aprender aquele toque genial de letra, que você deixou gravado, no livro de aprendizado desses meninos, a maioria tão pobre, que não tem dinheiro para comprar um livro. Mas você, Íbson, escreveu nas mentes e nos corações desses garotos, como se faz um gol de placa.

Mediu sua verdadeira responsabilidade?? Percebeu que, não é apenas do pequeno Íbson, que você tem a responsabilidade de tomar conta e criar??? Você tem muitos mais filhos, do que pôs no mundo!! E tem mais; Os pais biológicos desses seus filhos adotivos, também confiam e acreditam em você.
Seja pra eles, o que o Zico foi pra mim.


O que mais me emociona ao lhe escrever, meu querido Íbson, é o fato de perceber que, apesar de ter mais idade que você, eu me transformo e volto a ser a mesma criança, que adorava o Zico, adorando você. Então, meu amigo, veja bem; O dever e a obrigação de um ídolo, é cuidar e criar os filhos que, biologicamente, não são seus e,......preste bem atenção,......alguns, mais velhos que você.
Mas, o ídolo tem esse poder. Ele rejuvenesce o mais velho e ele amadurece o mais novo!!
Eu, particularmente, entro em campo de mãos dadas com você, como um mascote espiritual, a seu lado. A cada vez que o Flamengo entra em campo, eu desço do degrau de minha maior idade, para me igualar com todos os Rubro-Negros, nos degraus da juventude da alma. Ali, naquele momento, durante aqueles 90 minutos, eu volto a ser o mesmo jovem que eu era, nos tempos do Zico.
Quando o jogo acaba, eu tenho mais alguns minutos de comemorações e, depois, eu volto a ser o homem adulto, mais velho que você, com a responsabilidade de sustentar uma casa.

Mas, onde eu quero chegar, com esse papo???....Vamos lá:

Um verdadeiro ídolo tem que carregar essa enorme responsabilidade, por toda a vida e não apenas por uma partida. A carga de responsabilidade aumenta e, torna-se pesada de tal forma, que só um homem com caráter, dignidade, estrutura e competência de um ÍDOLO, é capaz de suportar, assim como o Zico suportou e suporta, até hoje.
Daí, você no caso, como um Ídolo que é, pare e pense se, vai conseguir carregar, ou não, o peso dessa divina responsabilidade
.

Então, meu bróder Íbson, como Ídolo, capaz e competente, que eu sei que você é, chame seus companheiros de time e diga: “Vamos pegar o Cruzeiro e vamos arregaçar!!....E não só o Cruzeiro,....vamos arregaçar todos que cruzarem o nosso caminho!!! ....Palavra de Ídolo!!”

E comece o ano que vem com este pensamento na cabeça. Arregace quem cruzar o seu caminho!! Comece qualquer campeonato que disputar, desde a primeira partida, com o desejo de vencer, a seriedade e a responsabilidade, que vocês tiveram no domingo, já na reta final do Brasileiro. Comece e chegue ao final de todos, com a mesma disposição de agora. É simples assim.

Parabéns, Íbson!! Você conquistou o carinho e o respeito de um Ídolo, nos corações de vários jovens. Uns mais jovens, outros menos, como eu.
Agora, mostre como se comporta um “Verdadeiro Ídolo”!!!
______________________________
Este texto teve o patrocínio dos
-----Pedestais Só Carinho ------
Para um Ídolo que nunca foi baixinho.