quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Bairrismo, na verdade um complexo de inferioridade.

Um grego e um italiano sentam-se um dia e começam a debater quem teve a cultura superior. O grego diz:- Nós temos o Parthenon!Responde o italiano:- Nós temos o Coliseu!O grego rebate, confiante:- Nós tivemos grandes matemáticos!Contrariado, o italiano argumenta:- Sim, mas nós tivemos o Império Romano!E assim continuaram por várias horas até que o grego diz:- Nós inventamos o sexo.Sem outra saída, o italiano apela:- Isso é verdade, mas fomos nós que o introduzimos as mulheres. . .
O chamado bairrismo é uma atitude de defesa exacerbada das alegadas virtudes de um bairro, ou, por analogia, da terra natal de alguém. O termo quase sempre possui uma conotação negativa, pois ao bairrismo está vinculada uma visão estreita de mundo que menospreza tudo aquilo que vem de fora.
Ontem assistindo ao jogo entre o Gremio x Santos o narrador do jogo pergunta ao "comentarista" do PFC um gaucho autentico, com aquele sotaque que todos conhecem e solta a perola: "O Gremio hoje esta mostrando que nao e a toa que lidera o Brasileiro, pois pratica o melhor futebol". Pronto, tomei um susto com aquela declaracao, porque dentro do meu entendimento eu preciso considerar alguem que esteja num trabalho ao vivo e trabalhando para uma emissora com 500 mil assinaturas seja obrigado a ter uma nocao exata daquilo que expressa e pensa, aquele cidadao naquele momento tinha colocado pra fora toda a sua protecao ao seu estado, toda a inferioridade dos seus conhecimentos e tinha acabado de ofender um futebol de um pais 5 vezes campeao do mundo.
Todos nos sabemos que o bairrismo existe, e isso e notorio com muito mais extencao ao sul/sudeste do pais, ficando o Rio de Janeiro como a galinha dos ovos podres, isso e fato e ninguem pode negar. Afirmar que o Gremio joga o melhor futebol do Brasil seria o caso do respectivo canal passar a prestar mais atencao naqueles seus "profissionais" cujos comentarios agridem ao bom senso daqueles que assinam o canal.
Fiquei impressionado com a quantidade de faltas que o time do Gremio faz em seus jogos eu ja sabia disso, mais o que mais nos deixa perplexo e que voce procura e nao encontra uma so critica ao anti-futebol dessa equipe pela midia especializada, muito pelo contrario,e chamado de futebol competitivo, quando que derrepente o comentarista fala: " O Douglas Costa joga o melhor futebol do Brasil hoje", desliguei a televisao e fui durmir.

Voces estao com a palavra sobre o tema.