sábado, 4 de outubro de 2025

Esquenta: Bahia x Flamengo, pela 27ª Rodada do Campeonato Brasileiro/2025

 

Salve, Buteco! Mais uma vez o Flamengo perdeu a chance de abrir vantagem no Brasileirão. Um frustrante empate por 0x0 na quinta-feira passada fez com que o time voltasse algumas casinhas no tabuleiro, voltando à situação da 24ª Rodada, após o (também frustrante) empate com o Vasco da Gama. Muitos amigos estão bastante irritados com o nosso treinador Filipe Luís, que eu carinhosamente apelidei de "Super Fili".

Busco sempre ser justo nas minhas análises. Concordo com muitas das críticas, porém discordo de outras. Alio-me, por exemplo, a quem não entende o porquê de um jogador como Wallace Yan não ter mais oportunidades. É difícil para o torcedor compreender como ele pode servir para jogar contra o Chelsea em uma Copa do Mundo de Clubes e simplesmente não ser mais utilizado depois da eliminação para o Atlético Mineiro na Copa do Brasil.

Acho que o jogador estava começando a se perder no emocional naquela altura, exagerando muito na "pilha" contra os adversários, mas já fazem quase dois meses, né, Fili? Será que já não deu tempo para conversar e orientar o rapaz? É uma importantíssima peça para a rotação de elenco que vem tendo problemas para sustentar alguns jogos na parte física, como o da última quinta-feira, contra um adversário bem mais descansado.

Outra crítica com a qual concordo é a da não utilização de Emerson Royal contra o Cruzeiro, no Maracanã. O time precisando de maior contundência ofensiva e o lateral que mais oferece opção pela direita nesse quesito simplesmente ficou no banco de reservas. 

A demora na entrada de Pedro também me parece mais uma crítica justa, por mais que o jogador tenha mais uma vez regredido naquela indolência, na falta de contundência, na displicência, etc. Todavia, no frigir os ovos, é o nosso melhor finalizador, né, Fili? Pelamor...

Contudo, como eu ia dizendo, eu não acho que todas as críticas sejam justas. Por mais que estivesse revoltado com a atuação do time em La Plata, eis que o Coluna do Flamengo noticia que, na Argentina, surgiu a notícia de uma acusação de "doping coletivo" contra os pincharratas, justamente o que eu suspeitei e ressalvei o início do post Anotações Pós-Classificação

O Estudiantes não é o Bayern de Munique, mas jogou (fisicamente) como se fosse...

Uma coisa é a ligeira predominância física (e tática) do Cruzeiro, mais descansado pelo calendário, na última quinta-feira, ou a pressão do Corinthians no primeiro tempo no domingo passado, sem conseguir repeti-la na etapa final; outra foi o que aconteceu em La Plata...

No frigir dos ovos, vejo um problema na rotação do elenco. Muita ortodoxia com algumas convicções, excessiva minutagem ao Bruno Henrique, escolhas equivocadas quanto ao timing de lançar e substituir alguns jogadores (Pedro e Arrascaeta, especialmente). Contudo, ainda que lentamente, algumas mudanças vêm sendo feitas e a melhor delas é a utilização de Carrascal, nosso novo fio desencapado, perseguido de maneira canalha pela arbitragem da última quinta-feira.

Arbitragens que, convenhamos, formam outro ponto que pesa a favor do treinador, quando menos, como atenuante para os equívocos que comete. Arbitragens como a de Andrés Rojas (Estudiantes) e de Ramon Abatti Abel (Cruzeiro), ambas no Maracanã, deveriam ser tipificadas como crime, tamanha a cupidez que as caracterizam.

Saindo um pouco do assunto treinador, também não concordo com algumas críticas de parte da torcida. A "Fla-Juqueri" abusa de alguns puxões de orelha nos jogadores. Samuel Lino é o mais recente exemplo. O "abridor de latas" está com aquele irritante "arranque de balsa", é fato. Está faltando explosão, definitivamente. Isso não se discute.

Contudo, apesar da questão parecer física, será que as tentativas de drible, em muitos momentos, não correspondem a uma tentativa do atleta ganhar (ou recuperar) confiança? Os passes taticamente soberbos que o nosso ponta esquerda acha durante as partidas demonstram que se trata de um jogador extremamente inteligente e que merece aquele importante voto de confiança da torcida. O que acham?

No Esquenta da última quinta-feira, comentei que o clube começava a receber boas notícias no que toca às convocações e elas vêm de fato se confirmando. Finalmente, teremos uma Data FIFA exclusivamente utilizada como mini-temporada, justamente no desfecho do insano calendário/2025.

É muito importante ter fé e não jogar a toalha. O elenco e a comissão técnica precisam do nosso apoio nessa reta final.

***

O Flamengo terá alguns desfalques amanhã, mas nada que se compare ao Bahia. Ei-las, compiladas pelo GE Baiano:

  1. Luciano Juba: lesão e suspensão;
  2. Santiago Arias: suspensão;
  3. Ramos Mingo: lesão;
  4. Mateo Sanabria: suspensão;
  5. Rodrigo Nestor: suspensão;
  6. Gabriel Xavier: suspensão;
  7. João Paulo: lesão;
  8. Kanu: lesão;
  9. David Duarte: lesão;
  10. Erick: lesão;
  11. Caio Alexandre: lesão;
  12. Erick Pulga: lesão;
  13. Ruan Pablo: lesão.

E como em time que está ganhando não se mexe, eu vou repetir a listagem de jogos dos tabus do Flamengo contra o Bahia e o seu treinador Rogério Ceni, o que tenho feito nos últimos Esquentas dos jogos entre as duas equipes:

De nossa parte, vamos esperar que dois tabus sejam mantidos na noite de hoje amanhã:

Bahia x Flamengo (últimos 10 jogos):

Bahia 3x5 Flamengo (Pituaçu - Brasileiro/2020 - Domènec Torrent)  
Flameng4x3 Bahi(Maracanã - Brasileiro/2020 - Rogério Ceni) 
Bahia 0x5 Flamengo  (Pituaçu - Brasileiro/2021 - Renato Gaúcho)  
Flameng3x0 Bahi(Maracanã - Brasileiro/2021 - Renato Gaúcho) 
Bahia 2x3 Flamengo (Fonte Nova - Brasileiro/2023 - Jorge Sampaoli)
Flameng1x0 Bahi(Maracanã - Brasileiro/2023 - Mário Jorge) 
Flameng2x1 Bahi(Maracanã - Brasileiro/2024 - Tite)  
Bahia 0x1 Flamengo (Fonte Nova - Copa do Brasil/2024 - Tite)
Flameng1x0 Bahi(Maracanã - Copa do Brasil/2024 - Tite) 

Bahia 0x2 Flamengo (Fonte Nova - Brasileiro/2024 - Filipe Luís)

 

Rogério Ceni x Flameng(últimos 14 jogos)

Flamengo 2x0 São Paulo (Brasileiro/2017 - Ze Ricardo)

Flameng2x0 Fortaleza (Brasieiro/2019 - Marcelo Salles "Fera")

Fortalez1x2 Flamengo (Brasileiro/2019 - Jorge Jesus)

Cruzeiro 1x2 Flamengo (Brasileiro/2019 - Jorge Jesus)

Flamengo 2x1 Fortaleza (Brasileiro/2020 - Domènec Torrent)

São Paulo 0x4 Flamengo (Brasileiro/2021 - Renato Gaúcho)

Flamengo 3x1 São Paul(Brasileiro/2022 - Paulo Sousa)

Flamengo 0x2  São Paulo (Brasileiro/2022 - Dorival Júnior)

São Paulo 1x3 Flamengo (Copa do Brasil/2022 - Dorival Júnior)

Flamengo 1x0 São Paulo (Copa do Brasil/2022 - Dorival Júnior) 

Flamengo  1x0 Bahia (Brasileiro/2023 - Tite)

Flamengo  2x1 Bahia (Brasileiro/2024 - Tite)

Flamengo 1x0 Bahia (Copa do Brasil/2024 - Tite)

Bahia 0x1 Flamengo (Copa do Brasil/2024 - Tite)

Bahia 0x2 Flamengo (Brasileiro/2024 - Filipe Luís) 

Flamengo  1x0 Bahia (Brasileiro/2025 - Filipe Luís) 

Segundo o mesmo portal (GE), trata-se do 4º maior tabu vigente entre os times da Série A na atualidade.

Como certa vez disse um ex-presidente da República em condições nada republicanas, "tem que manter isso aí..."

***

O Ficha Técnica subirá amanhã, ao raiar do sol, e a palavra, como sempre, está com vocês.

Bom FDS e SRN a tod@s.