Salve, Buteco! Estava pensando, cá com os meus botões, que há poucas semanas grande parte da torcida do Flamengo pedia nas redes sociais uma espécie de "doação" do volante Allan para o Atlético Mineiro, adversário do Flamengo pela 17ª Rodada do Campeonato Brasileiro amanhã, 20:30h, no Maracanã. E eis que, no decorrer desse mesmo período, o atleta demonstrou sua utilidade para o elenco, começando várias partidas como titular e sendo reconhecido como um dos melhores do time, mesmo quando a atuação coletiva não foi das melhores.
Paralelamente a essa reviravolta por parte do nosso tão criticado volante, arrastava-se e, a bem da verdade, ainda se arrasta a negociação para contratação do meia colombiano Jorge Carrascal, a quem eu inclusive já dei as boas vindas, junto ao Dínamo de Moscou. Negociar com os russos nunca foi fácil, todo mundo sabe. Ocorre que, em tempos de Guerra da Ucrânia, a Rússia vem sofrendo pesadas sanções e embargos econômicos por conta da invasão ao país vizinho.
Isso significa que não é simples mandar dinheiro para a Rússia, o que acaba por chamar a utilização de garantias bancárias, instrumento corriqueiramente presente em negociações para transferência atletas de futebol entre clubes de mesmo país ou países diferentes. A coisa piora quando os próprios clubes russos recebem sanções específicas, sendo banidos temporariamente de todas as competições do Sistema UEFA, formando um contexto que acaba por encarecer em milhões os valores das garantias bancárias.
Então, na minha cabeça, esse era o principal motivo do "travamento" da negociação do atleta colombiano, até que surgiu a confirmação de que o Dínamo de Moscou condiciona a liberação de Carrascal à contratação do meia Rubens, advinhem de quem? Isso mesmo, do Atlético Mineiro. Daí porque os dirigentes do Dínamo tiveram a brilhante e engenhosa ideia: o dinheiro sequer precisa sair do Brasil, já que o Flamengo poderia pagar ao clube mineiro o valor de Rubens em troca da transferência do Carrascal.
E eis que a ficha finalmente caiu: nosso paranóico e esquizofrênico rival simplesmente está atrasando a negociação (triangular) para que o colombiano não reforce o Flamengo a tempo de disputar as três partidas na próxima semana e meia: a primeira, amanhã, pelo Brasileirão, e as outras duas pela Copa do Brasil, na quinta-feira, 31/7, e na quarta-feira seguinte, 6/8.
O Atlético Mineiro é, sem a menor sombra de dúvida, o rival mais desleal do Flamengo. Psicoticamente desleal, eu diria.
***
Paralelamente ao comportamento psicótico do adversário, vêm ocorrendo fatos muito intrigantes antecedendo as últimas partidas entre os clubes.
No dia 5 de novembro de 2024, 5 dias antes do primeiro jogo pela decisão da Copa do Brasil, houve cumprimento, pela Polícia Federal, de mandados de busca e apreensão na casa de Bruno Henrique, no âmbito da "Operação Spot-fixing".
E eis que, 3 dias antes do primeiro dos três confrontos a serem diputados entre Flamengo e Atlético Mineiro pelo Campeonato Brasileiro e as oitavas de final da Copa do Brasil, surge a notícia de que a Justiça recebeu a denúncia e Bruno Henrique se tornou réu na ação penal referente à mesma operação.
Não são intrigantes essas coincidências?
***
Apesar da sequência de jogos, o intervalo entre o confronto em Bragança Paulista e o de amanhã alcançará quase 4 dias completos, o que permite a recuperação dos atletas, de modo a que tenham a melhor performance possível.
Há boas notícias, tais como a volta de Gonzalo Plata e a possibilidade de Matías Viña começar jogando. Em compensação, a volta de Nico De la Cruz ainda é uma incógnita. A escalação projetada pelo GE é a seguinte:
Rossi, Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Viña; Allan, Jorginho e Arrascaeta; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Plata (Pedro).
Tudo o que não pode acontecer é SuperFili insistir no Camisa 27 centralizado. Tudo, menos isso, Meu Treinador. Poupe-nos desse suplício.
Mandem aí as suas sugestões para a escalação e os seus palpites.
Esse é um adversário em relação ao qual jamais se pode ter clemência.
***
O Ficha Técnica subirá amanhã, ao raiar do sol.
Tenham um final de semana abençoado.
A palavra, como sempre, está com vocês.
Bom FDS e SRN a tod@s.