sábado, 17 de maio de 2025

Esquenta: Flamengo x Botafogo, pela 9ª Rodada do Campeonato Brasileiro/2025

 

Salve, Buteco! Andei me perguntando se algum outro clube, além do Flamengo, enfrentará adversários que disputarão a Copa do Mundo de Clubes ou Super Mundial da FIFA nas últimas rodadas antes do início da competição. Bastou uma rápida olhada na tabela para perceber que a reposta é negativa. Até que a tabela do Palmeiras pode ser considerada difícil, já as do Botafogo e do Fluminense, nem tanto. Pode ser simples coincidência? Claro que pode.

Ontem o jornalista Venê Casagrande (@venecasagrande) noticiou que "O Flamengo recebeu, nesta tarde, de surpresa, representantes de uma empresa terceirizada da CBF para realizar exames antidoping em alguns atletas. Os funcionários estão no Ninho do Urubu neste momento para fazer os procedimentos. A ideia é selecionar cinco jogadores."

Algum outro clube recebeu essa visita? Começou pelo Flamengo? Qual foi o critério tanto para a visita, quanto para a escolha dos jogadores?

Ano passado, no mês de abril, também houve uma concentração de jogos do Flamengo com Palmeiras e Botafogo, intermediados por uma partida de Libertadores. Outro ponto em comum entre as temporadas anterior e atual é a logística mais difícil para o Flamengo antes de enfrentar o seu rival carioca.

Em 2024, o Flamengo foi a La Paz jogar na quarta-feira e, já no domingo, enfrentou o Botafogo as 11:00h, enquanto o Palmeiras descansou de sua viagem a Quito até segunda-feira à noite, quando enfrentou o Corinthians pelo derby paulista. O Botafogo? Jogou no Rio. Em 2025, o Botafogo também jogou no Rio, recebendo o Estudiantes na quarta-feira, enquanto o Flamengo também recebeu a LDU, só que no dia seguinte e com a partida se iniciando as 21:30h.

A tabela da Libertadores é elaborada de maneira bem mais isenta do que a do Campeonato Brasileiro. Na fase de grupos, os participantes, conforme o critério de classificação para a competição, encaixam-se em posições pré-estabelecidas e conhecidas por todos quando da divulgação do regulamento (Manual de Clubes). O sorteio apenas define quem comporá cada grupo.

Já no Campeonato Brasileiro a entidade organizadora divulga previamente apenas uma tabela com os jogos e respectivos mandantes e visitantes em cada rodada. As chamadas "tabelas detalhadas" vão sendo divulgadas em blocos ao longo do campeonato e nelas são definidos os dias exatos, locais e horários das partidas, assim como, por evidente, os intervalos entre os jogos.

As emissoras detentoras dos direitos de transmissão possuem importante influência na definição desse detalhamento. Foi assim, por exemplo, que o Botafogo de um poderoso diretor (torcedor fanático) de uma certa emissora foi jogar com o Flamengo recém-chegado de La Paz as 11:00h de um domingo no Rio de Janeiro.

E falando em emissora, lembrei-me das declarações do então vice-presidente de futebol Marcos Braz logo após o empate em Bragança Paulista, quando Daniel Nobre Bins, o mesmo que anulara ilegalmente o gol de Gabigol contra o Botafogo no Mané Garrincha em 2022, operou o Flamengo no comando do VAR, segurando o empate para o anfitrião na Capital Mundial da Linguiça.

 "Não pode celular lá dentro."

Vou além: não sei se pode ou não pode, mas não deveria haver acesso pela equipe do VAR ao som da transmissão da TV. Interferência externa também pode acontecer, em tese, quando uma narração mal-intencionada começa a vaticinar sobre a ocorrência ou não de um lance de pênalti ou de expulsão. Sabe-se lá quais são as conexões com o celular...

Uma dessas narrações aconteceu no último sábado, na partida contra o Bahia. Gérson terminou expulso, mas o zagueiro baiano que pisou no tornozelo de Wallace Yan tomou apenas o amarelo. O lance do Coringa foi mais ostensivo, pela altura da sola de sua chuteira atingindo o adversário, porém a pisada que o nosso Cria tomou foi um lance bem mais forte. E nada da narração apontar o fato, a despeito dos escândalos no lance do Gérson e para não ser marcado pênalti no polêmico lance da mão do zagueiro do Bahia.

"Foi bem no peito do pé."

Não acredito em ignorância quanto a noções básicas de anatomia humana. Foi outra coisa.

Falando no lance do Gérson, o árbitro escalado para domingo é Bruno Arleu de Araújo (FIFA/RJ), o mesmo que apitou o Fla-Flu da finalíssima do Campeonato Carioca/2025 e que provocou a revolta da Nação Rubro-Negra ao aplicar cartão amarelo, e não vermelho, neste lance (recordar é viver):


Após 2022, também houve polêmica de arbitragem nos confrontos contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro, com o Flamengo sendo o mandante, em 2023 (Edina Alves e Daiane Muniz) e 2024 (Raphael Claus e Rodopho Toski Marques), sempre com decisões contra o Mais Querido.

O VAR no domingo estará a cargo de Ilbert Estevam Alves, estreante na função em jogos do Flamengo. Até aqui, só havia sido assistente.

Desde 2022, o Botafogo, como visitante, venceu os três jogos contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro.

***

Bastidores podem atrapalhar, mas jamais devem servir de muleta. Em 2024, Tite e sua comissão técnica, apavorados com a altitude de La Paz, mandaram um time misto (frio) e perderam a partida, quase comprometendo o primeiro lugar do grupo. Tudo isso para, no domingo, o Pífano da Região das Hortênsias, com seus titulares descansados, tomar um nó tático de Arthur Jorge e perder o jogo por 2x0, tendo ou não o segundo gol sido irregular (a vitória canina foi incontestável).

O cenário do jogo de domingo não é favorável ao Flamengo. A atuação da noite de anteontem foi excelente no campo tático, embora longe de ter sido brilhante, no aspecto técnico. O desgaste é que preocupa. O elenco tem vários jogadores que, nas palavras do meu experiente amigo Marquinhos, "podem a qualquer momento levar a mão à coxa". E aí já viu...

Então, começando pela linha defensiva, a dúvida é se Alex Sandro poderá jogar. Dúvida relevante, primeiro porque, desde que Danilo voltou da contusão, só foi escalado uma vez junto com o seu grande amigo e experiente lateral esquerdo, e ainda assim na zaga central e com Léo Pereira na quarta-zaga. Nas outras, Alex Sandro foi escalado ao lado de Ayrton Lucas, o que demonstra que SuperFili não tem confiança em um setor esquerdo "geriátrico" no sistema defensivo.

Dúvida relevante também porque será naquele setor que cairá o pontinha arisco Arthur, camisa 7 alvinegro e que sempre joga bem contra o Flamengo. Uma outra opção para a esquerda seria o Varela "invertido", mas como Wesley parece andar com sua cabeça (enorme) voltada para os lados de Manchester (City), o raçudo Charrua talvez seja mais útil em sua posição original. O que acham?

No meio, a dificuldade para escalar é evidente. Para além das limitações individuais do "Número 52", Gérson cumprirá suspensão automática e Arrascaeta, contra a LDU, claramente jogou uma rotação abaixo, apresentando dificuldades para acompanhar as jogadas. Será que vale a pena escalá-lo amanhã, se estiver nas mesmas condições físicas? 

Seja qual for a resposta, o compatriota Pigmeu do nosso Camisa 10 terá que se superar e talvez até carregar o meio nas costas. A outra opção seria Matheus Gonçalves na função do 10, porém nada indica que SuperFili acredite e confie no (outro) Cabeção para essa função.

No ataque, espero ver Luiz Araújo, que voltou a jogar bem na quinta-feira, e Pedro, que já descansou na quinta-feira e é peça-chave para minimizar os desfalques e o desgaste da equipe nesta simbólica edição do clássico. Sim, simbólica porque o rival com certeza quer revanche (Supercopa e Estadual) e virá motivado.

Resta então a terceira vaga do ataque. Bruno Henrique, Michael, Cebolinha... Que tal jogar a moeda para o alto e sortear?

A rapadura é doce, mas é dura, SuperFili. A bola está contigo. A margem de erro é bem curta para a amanhã, hein?

Mandem aí as suas escalações.

O Ficha Técnica subirá ao raiar do sol e a palavra, como sempre, está com vocês.

Bom FDS e SRN a tod@s.