Salve, Buteco! Hoje é dia do Mais Querido do Brasil (e do Mundo) entrar em campo e estrear na Copa do Brasil/2025, na Terceira Fase. Apesar do adversário ser de João Pessoa/PB, o jogo (de ida) será disputado em outro estado do Nordestão do Mengão, mais precisamente em São Luís do Maranhão, no Estádio Governador João Castelo ou Castelão.
O Botafogo Futebol Clube, o mandante, pretendia execer o direito ao mando de jogo no Almeidão, na capital paraibana, porém cedeu à polpuda proposta do empresariado de São Luís, mesmo isso significando jogar a cerca de 1.569Km de distância (segundo o Rotas do Google Maps) de sua fogosa torcida.
Também conhecido pelos apelidos de "Belo", "Alvinegro da Estrela Vermelha" e "Xerifão do Nordeste", o Botafogo da Paraíba é o maior campeão do Estado, com 30 títulos contra 22 do Campinense e 17 do Treze, seus dois arquirrivais da cidade de Campina Grande. O rival rubro-negro, porém, é o único do trio com um título regional - Copa do Nordeste/2013.
Nos confrontos diretos, o Belo tem desvantagem de vitórias razoável para o Treze (103x124) e vantagem muito apertada sobre o Campinense (115x113).
Os números no quesito tamanho de torcida local seguem a mesma lógica (26.8%x29,4%x23,4%) dos confrontos diretos, com o Treze em primeiro lugar, o Belo em segundo e o Campinense em terceiro.
A mesma pesquisa do link também não deixa dúvida quanto à maior torcida de fato do Estado da Paraíba: o Clube de Regatas do Flamengo. No Maranhão não é diferente. A Nação Rubro-Negra, portanto, estará em casa e fará a festa nas arquibancadas.
É o Nordestão do Mengão.
***
O Xerifão do Nordeste já apareceu no caminho do Mais Querido por competições nacionais em três ocasiões. Na primeira vez, protagonizou o que talvez tenha sido a maior zebra do Campeonato Brasileiro de 1980, aquele mesmo conquistado pelo Flamengo de Cláudio Coutinho, Zico, Júnior, Carpegiani, Nunes e companhia limitada. 2x1 no Maracanã, numa distante noite de quinta-feira.
Foi a única derrota do Flamengo no confronto, contando jogos amistosos e oficiais. Depois disso, pelo Campeonato Brasileiro de 1986 e pelas edições de 1999 e 2003 da Copa do Brasil, foram 3 vitórias e 1 empate, este último no Almeidão, em 1999 (3x3).
O histórico de confrontos ainda registra uma vitória rubro-negra em 1985. Flamengo 2x0 em amistoso disputado no Almeidão.
Foto: Ricardo Beliel |
Tem que manter isso aí. Afinal de contas, a Paraíba é tão rubro-negra que adotou o vermelho e preto como cores de sua histórica e significativa bandeira, e até mesmo o Botafogo local tem um escudo com as mesmas matizes, a despeito da inegável inspiração no opaco e descolorido Faísca carioca.
***
A expectativa da Nação Rubro-Negra é um time misto, talvez até um misto frio, para o confronto de hoje a noite. Uma oportunidade que parece perfeita para o controle de minutagem e rodagem de elenco.
Todavia, não se pode esquecer que a obrigação de vencer é do Flamengo, já que o adversário, apesar de brioso, disputa apenas a Série C do Campeonato Brasileiro.
Olho no Belo, SuperFili! Não queremos surpresas desagradáveis!
***
A bola rolará no Castelão do Maranhão as 20:00h e o Ficha Técnica subirá as 19:00h, se possível já com as escalações.
A palavra está com vocês.
Bom dia e SRN a tod@s.